Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Maratona de tatuagens angaria dinheiro para o exército ucraniano

Todos os sábados, durante as últimas sete semanas, uma maratona de tatuagens tem vindo a angariar fundos.

Notícias ao Minuto

08:41 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Numa antiga fábrica, no centro de Kyiv, tatuadores exercem a sua atividade para angariar fundos para as forças armadas ucranianas que lutam em batalhas no leste do país.

Segundo a Reuters, todos os sábados, durante as últimas sete semanas, uma maratona de tatuagens tem vindo a angariar clientes, sendo os fundos conseguidos doados às forças ucranianas que lutam contra as tropas russas desde que Moscovo invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

A iniciativa angariou cerca de 9 mil euros, disse o homem que a iniciou, Sasha Filipchenko, de 34 anos, natural da península da Crimeia - que a Rússia tem ocupado desde 2014.

"Vamos continuar a fazer isto até ao fim da guerra", disse Filipchenko, que vive em Kyiv há cinco anos.

Num sábado típico, 50 a 70 pessoas fazem tatuagens. "Fizemo-lo durante uma ou duas semanas e já é a sétima... Desde que possamos tirar algum capital e dá-lo ao exército, penso que é o melhor que se pode fazer", disse Zhylson Buakela, 37 anos, tatuador.

Após os combates se terem afastado da região de Kyiv - no início de abril-  a vida cultural começou a regressar à capital da Ucrânia. Restaurantes e bares reabriram à medida que grupos de jovens voltaram a encher os espaços públicos de Kyiv.

Leia Também: Exército colombiano vai formar soldados ucranianos em desminagem militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório