Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comboio da ONU para salvar civis de Azovstal deverá chegar sexta-feira

Uma nova caravana humanitária está a caminho de Mariupol.

Comboio da ONU para salvar civis de Azovstal deverá chegar sexta-feira

Um novo comboio humanitário das Nações Unidas está a caminho da fábrica de Azovstal, em Mariupol, para resgatar civis.

Segundo revelou, esta quinta-feira, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, numa conferência de imprensa, em Varsóvia, este comboio deverá chegar amanhã a Mariupol.

“Um comboio está a caminho para chegar a Azovstal amanhã de manhã com a esperança de resgatar os restantes civis deste inferno escuro em que vivem há tantas semanas e meses e trazê-los de volta à segurança", disse. 

Uma primeira operação deste tipo já tinha permitido a retirada de 101 pessoas da fábrica, no fim de semana, e a caravana chegou na terça-feira a Zaporizhzhia.

Sublinhe-se que, de acordo com as forças ucranianas, o exército russo estava "a tentar destruir" os últimos defensores da fábrica siderúrgica de Azovstal, apesar de a Rússia ter anunciado um cessar-fogo a partir da manhã de hoje. Contudo, a Rússia já veio negar estas acusações.

É de realçar que Moscovo anunciou, na quarta-feira, um cessar-fogo de três dias consecutivos para permitir a retirada dos cerca de 200 civis ainda presentes em Azovstal, o último reduto da resistência ucraniana em Mariupol.

Entretanto, esta quinta-feira, apesar de garantir que o exército russo "ainda está pronto" para dar passagem segura aos civis que se encontram na fábrica, o presidente Vladimir Putin disse, num telefonema com o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, que os soldados ucranianos que se encontram na siderúrgica devem render-se. 

Leia Também: AO MINUTO: Comboio da ONU a caminho de Azovstal; Guerra a "arrastar-se"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório