Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Eslovénia desiste de Jansa e vira para candidato ecologista

Robert Golob, um empresário recentemente convertido à política, venceu as eleições parlamentares eslovenas de hoje, de acordo com resultados parciais, à frente do primeiro-ministro e populista, Janez Jansa, acusado de maus serviços à democracia.

Eslovénia desiste de Jansa e vira para candidato ecologista
Notícias ao Minuto

22:06 - 24/04/22 por Lusa

Mundo Eslovénia

O Movimento pela Liberdade (Gibanje Svoboda, GS) do candidato liberal Robert Golob, 55 anos, arrecadou 35,8% dos votos, segundo resultados preliminares, contra 22,5% do Partido Democrático Esloveno (Slovenska Demokratska Stranka, SDS) do conservador Janez Jansa, 63 anos, de acordo com números publicados no encerramento das mesas de voto pelo canal privado Pop TV.

Esta vantagem tem vindo a ser confirmada pelos primeiros resultados oficiais, embora a diferença seja menor, depois de quase metade dos votos terem sido contados.

"O povo quer mudar e confiou em nós", disse Robert Golob, a partir de sua casa, onde está isolado devido ao contágio com Covid-19.

Na sede do GS na capital eslovena, Ljubljana, o discurso foi saudado por aplausos e gritos de alegria. "Isto é um pouco surpreendente", reagiu Urska Klakocar Zupancic, vice-presidente do partido, considerando os resultados como um "sucesso para a democracia".

No campo adversário, o ministro esloveno do Interior, Ales Hojs, preferiu esperar pela "contagem oficial dos resultados" antes de tomar qualquer posição pública.

Os eslovenos deslocaram-se às urnas durante todo o dia para escolher os seus deputados, num contexto de forte contestação da sociedade civil contra a ação do governo, alvo de protestos nas ruas desde há meses.

Às 16:00 locais (14:00 GMT), a afluência era de 49,3%, quase 15 pontos acima da registada em 2018 (34,4%), de acordo com a Comissão Eleitoral eslovena.

O governo "tem-se envolvido em repetidos ataques ao Estado de direito e às instituições democráticas", segundo a Freedom House, uma organização não-governamental norte-americana, no seu relatório anual, publicado esta semana, citando "ataques" ao poder judicial e aos meios de comunicação social.

Admirador declarado do ex-presidente norte-americano Donald Trump e aliado do líder húngaro ultraconservador Viktor Orban, Janez Jansa privou durante meses a agência noticiosa nacional, STA, que considerava demasiado crítica da sua governação, de fundos públicos.

Após dois anos caóticos, Richard Golob, antigo diretor de uma grande empresa de eletricidade especializada em energia solar, prometeu aos eleitores fazer regressar o país à "normalidade".

Para além dos cerca de 40 lugares no Parlamento esloveno de que parece estar seguro, deverá conseguir unir forças com uma ou duas formações de centro-esquerda para formar uma maioria no parlamento de 90 membros.

Leia Também: Eslovénia escolhe hoje entre modelo húngaro ou regresso a Europa liberal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório