Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Vala comum com "9 mil corpos"; Rússia recusa cessar-fogo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Vala comum com "9 mil corpos"; Rússia recusa cessar-fogo

Ao 57.º dia da invasão da Ucrânia, o ministro da Defesa da Rússia anunciou o controlo da cidade portuária de Mariupol, que se encontrava sitiada por tropas russas há várias semanas. Segundo a imprensa internacional, o presidente russo, Vladimir Putin, terá ordenado ainda o bloqueio de Azovstal em vez de invadir a siderúrgica onde se encontra o último reduto da resistência ucraniana.

Face à situação humanitária na cidade, o chefe da delegação de negociadores ucranianos, David Arakhamia, anunciou que está pronto para viajar até Mariupol para iniciar uma nova ronda de negociações. A proposta já tinha sido anunciada ontem pelo conselheiro presidencial e negociador Mykhailo Podolyak, que se mostrou disponível para um “ronda especial de negociações”.

Por cá, a Assembleia da República recebe o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, numa sessão solene com altas entidades do Estado e representantes da comunidade ucraniana nas galerias, e o primeiro-ministro, António Costa, já referiu que, “se for convidado” a visitar a Ucrânia, irá com “muito gosto”.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite! Terminamos por agora a cobertura AO MINUTO da invasão russa na Ucrânia. Poderá voltar a acompanhar os acontecimentos na Ucrânia na manhã de sexta-feira.

00h00 - Zelensky explica por que razão discursa nos parlamentos de outros países

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, explicou esta quinta-feira por que razão discursa nos parlamentos de países aliados e a importância dos seus discursos na ajuda à Ucrânia, sob invasão da Rússia há 57 dias.

00h00 - Isabel Moreira afirma que Zelensky "fez bem em recordar-nos de Abril"
 
Deputada pelo PS deixou uma consideração sobre a sessão solene que esta quinta-feira teve lugar na Assembleia da República e que contou com a participação do presidente da Ucrânia. A parlamentar deixou ainda um agradecimento a Augusto Santos Silva.

23h59 - Militares ucranianos estão no Reino Unido a receber treino militar

Mais de 20 soldados ucranianos estão, atualmente, no Reino Unido a receber treino para serem capazes de utilizar os veículos blindados que a Grã-Bretanha já forneceu às tropas de Kyiv, com o intuito de as ajudar a combater a investida militar russa.

23h58 - Ucrânia precisa de 6,5 mil milhões de euros por mês para compensar perdas
 
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse hoje que a Ucrânia precisa de sete mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros) por mês para compensar as perdas económicas causadas pela guerra da Rússia.

23h31 - Adesão à UE? "Acredito que o povo de Portugal vai apoiar o nosso Estado"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta quinta-feira acreditar que Portugal irá “apoiar” a Ucrânia “na sua vontade fundamental” de pertencer à União Europeia (UE). As afirmações de Zelensky surgem horas após ter discursado na Assembleia da República, onde pediu armamento e mais sanções contra a Rússia.

23h31 - Russos continuam a bombardear metalúrgica em Mariupol, avança autarquia
 
As tropas russas continuaram hoje com o bombardeamento contra a fábrica metalúrgica de Azovstal, de acordo com o assessor do presidente da Câmara Municipal de Mariupol, Petro Andryushchenko, numa mensagem no Telegram.

23h28 - Organização dos Estados Americanos aprova suspensão da Rússia
 
O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou hoje a suspensão da Rússia como observador permanente da organização, como uma punição pela invasão da Ucrânia.

23h27 - Mogadouro vai acolher 60 deslocados de guerra devido à invasão da Rússia
 
O município de Mogadouro, no distrito de Bragança, vai acolher 60 ucranianos que vão ficar alojados na residência para estudantes desta vila, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

23h17 - Reino Unido proíbe importação de prata e caviar russo em novas sanções
 
O Reino Unido aplicou novas proibições de importação em produtos como a prata ou o caviar russo, numa nova vaga de sanções divulgada hoje e que atinge também líderes militares da Rússia "que têm sangue ucraniano nas mãos".

22h55 - Rússia recusa cessar-fogo temporário durante a Páscoa ortodoxa

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou esta quinta-feira que a Rússia se recusou a estabelecer um cessar-fogo temporário durante a Páscoa ortodoxa, que começou a ser assinalada hoje. O apelo a uma trégua de quatro dias nos combates devido à data religiosa foi feito pelo Papa Francisco e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

22h50 - Danos da guerra na Ucrânia superam os 55 mil milhões, diz Banco Mundial

O Banco Mundial revelou, esta quinta-feira, que vai ser necessário um investimento de cerca de 60 mil milhões de dólares (55,36 mil milhões de euros) para restaurar todos os edifícios e infraestruturas que ficaram danificados na sequência da invasão russa sobre a Ucrânia, noticia a Sky News.

22h48 - RIR "triste" por não ter estado hoje na AR 'atira' a CDS e PCP

O Reagir Incluir Reciclar (RIR) demonstrou, esta quinta-feira, a sua "tristeza" por não ter participado na sessão solene em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se dirigiu, por videoconferência, à Assembleia da República. Numa nota, assinada por Márcia Henriques, vice-presidente do partido, é ainda salientado que o CDS - apesar de também não ter representação parlamentar - esteve presente. 

22h23 - "Até nove mil corpos" em vala comum em Manhush, revela autarquia

A autarquia de Mariupol revelou esta quinta-feira que até 9.000 corpos de cidadãos locais podem estar enterrados, numa vala comum, nas proximidades de Manhush. Em causa está uma aldeia que se encontra a cerca de 20 quilómetros da cidade portuária sitiada, atualmente cercada pelas forças russas e que já é, na sua maioria, controlada pelas mesmas.

22h22 - Costa: Palavras que ouvimos hoje do Presidente Zelensky "abalam-nos"
 
O primeiro-ministro considera que as palavras proferidas pelo Presidente ucraniano, hoje, perante o parlamento português, abalam quem as ouve e realçam que Portugal tem apoiado a Ucrânia nos quadros bilateral da União Europeia e NATO.

22h22 - Tropas russas tomaram controlo de 42 aldeias em Donetsk, revela Ucrânia

As tropas russas capturaram, esta quinta-feira, 42 aldeias localizadas na região separatista do Donetsk, no leste da Ucrânia. A informação foi avançada por Olena Symonenko, assessora do presidente Volodymyr Zelensky, que afirma ser possível “reconquistar” as referidas aldeias.

20h38 - ONU despende mais 46 milhões de euros para operações de socorro
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje o desembolso de mais 50 milhões de dólares (46 milhões de euros) para apoiar operações de socorro urgentes na Ucrânia, após mais uma escalada da guerra no país.

20h23 - Da "crueza" ao "insulto". As reações dos partidos ao discurso de Zelensky
 
Enquanto a maioria dos partidos apoiou o discurso do presidente ucraniano e agradeceu a presença de Zelensky na Assembleia, por videoconferência, o PCP foi em sentido contrário: "A revolução de Abril foi feita para pôr fim ao fascismo e à guerra. É um insulto esta declaração [de Volodymyr Zelensky] que faz referência ao 25 de Abril."

20h18 - Cooperação europeia na Defesa é "prioridade estratégica", diz Governo
 
O Governo destacou hoje a importância da cooperação europeia na Defesa, assumindo-a como uma "prioridade estratégica" no contexto de guerra na Ucrânia, defendendo que uma resposta "financeiramente sustentável" aos desafios atuais "requer investimentos conjuntos em novos meios".

20h12 - Zelensky "sabe da clareza da posição portuguesa" face à guerra
 
O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou hoje que o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, "sabe da clareza da posição portuguesa", sem "nenhuma espécie de ambiguidade" em relação à Ucrânia.

20h10 - "Visitaria qualquer lugar do planeta, mas certamente não Moscovo"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, descartou esta quinta-feira a possibilidade de viajar até à capital da Rússia, Moscovo, para negociações diretas de um acordo de paz com líderes russos. 

20h06 - Ucrânia tem "vontade muito grande de integrar a família europeia"

Marcelo Rebelo de Sousa reiterou, esta tarde, no Palácio de Belém, após a intervenção de Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, na Assembleia da República, por videoconferência, que "aquilo que Portugal possa dar, tem dado e vai dar" à Ucrânia. 

20h03 - Putin ainda está "em posição de ganhar" a guerra na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda pode vir a conseguir ganhar a guerra na Ucrânia, apesar de ter falhado nos objetivos inicialmente definidos para a mesma, informaram funcionários ocidentais contactados pela Reuters.

20h02 - Discurso de Zelensky na AR foi "momento histórico", diz Nuno Melo
 
O presidente do CDS-PP afirmou hoje que, mesmo o partido já não estando no parlamento, quis marcar presença na sessão solene de boas-vindas ao Presidente da Ucrânia, considerando ser um "momento histórico", e deixou críticas ao PCP.

19h55 - Conselheiro da ONU para os refugiados pede diálogo nos conflitos atuais
 
O conselheiro do Alto Comissariado para os Refugiados da Organização das Nações Unidas (ACNUR), Athar Sultan-Khan, apelou hoje, num evento promovido em Mafra, ao diálogo entre as partes envolvidas nos conflitos existentes no mundo.

19h54 - Espanha anuncia envio de 200 toneladas de material militar
 
A Espanha vai entregar 200 toneladas de equipamento militar à Ucrânia, o dobro da ajuda enviada até agora por Madrid a Kyiv, anunciou hoje o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, na capital ucraniana.

19h53 - Ucrânia pode precisar de 4,6 mil milhões por mês nos próximos meses
 
A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, alertou hoje que a Ucrânia deverá precisar de cerca de cinco mil milhões de dólares por mês (cerca de 4,6 mil milhões de euros) durante os próximos dois a três meses.

19h34 - Livre diz que discurso de Zelensky foi "uma honra" e "responsabilidade"
 
O fundador do Livre afirmou que "foi uma honra e um privilégio", mas também "uma responsabilidade", ouvir hoje o discurso do Presidente da Ucrânia parlamento português, considerando que os valores que defende na Europa são os de Abril.

19h33 - Bloco de Esquerda "aplaude resistência do povo ucraniano"
 
A coordenadora do BE, Catarina Martins, aplaudiu hoje a "resistência do povo ucraniano" face à invasão da Rússia e considerou que o país tem de ser apoiado, pedindo "posições fortes contra o regime de Putin".

19h22 - Depois do G20 Finanças, ministros saem de reunião do FMI devido à Rússia

Os ministros das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, e do Canadá, Chrystia Freeland, abandonaram esta quinta-feira uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, durante uma intervenção da Rússia como forma de protesto contra a invasão da Ucrânia. A notícia é avançada pela agência de notícias Reuters, que cita fonte do ministério britânico.

19h18 - Zelensky pediu apoio e evocou o 25 de Abril. As imagens da sessão na AR

Dia 21 de abril, 17 horas em ponto. Foi este o momento em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, começou a falar aos portugueses na Assembleia da República, por videoconferência. Na sua intervenção, pediu a Portugal armamento pesado e reforço de sanções à Rússia. Contou episódios macabros ocorridos no seu país devido à invasão russa e evocou o 25 de Abril: "Vocês sabem o que traz a morte e a ditadura trazem".

19h17 - Amarelo e azul na lapela e uma longa ovação quando Zelensky falou

O amarelo e o azul, as cores da Ucrânia, na lapela dos deputados, a longa ovação de pé após o discurso do Presidente Volodymyr Zelensky e o hino ucraniano cantado que irrompeu das galerias marcaram hoje a sessão no parlamento.

19h11 - Nove países vão pedir ajuda financeira a Bruxelas para refugiados
 
Nove países da Europa central e oriental vão pedir até ao final de abril a ajuda financeira da União Europeia (UE) para o apoio aos refugiados da Ucrânia, segundo um comunicado divulgado hoje em Praga.

19h10 - PAN saúda aprovação da sua proposta e pede ação contra oligarcas russos
 
A porta-voz do PAN saudou hoje que o parlamento tenha aprovado a sua proposta de uma sessão solene com o Presidente da Ucrânia, mas defendeu que "o Estado português ainda não fez tudo o que estava ao seu alcance".

18h53 - Embaixadora pede "resposta concreta" para combater invasão russa
 
A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, apelou hoje a uma "resposta concreta" para ajudar a combater a invasão da Rússia e disse esperar que o Governo português "apoie firmemente" a adesão do seu país à União Europeia.

18h40 - Macron insta Putin a mostrar-se "responsável"
 
O Presidente francês, Emmanuel Macron, instou hoje, numa ação de campanha perto de Paris, o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a mostrar-se "responsável".

18h31 - "O poder da Ucrânia está a agredir o seu próprio povo", acusa o PCP

A líder parlamentar do PCP, Paula Santos, criticou esta quinta-feira o facto do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter evocada a data histórica do 25 de abril durante o seu discurso, por videoconferência, no Parlamento português. "É um insulto esta declaração que faz referência ao 25 de abril", disse a deputada. 

18h30 - PSD defende que "é preciso passar das palavras aos atos"
 
O PSD pediu hoje ao Governo português que responda positivamente ao apelo do Presidente Zelensky de mais apoio diplomático e militar, dizendo que "é preciso passar das palavras aos atos".

18h23 - Três autocarros com civis de Mariupol chegam a Zaporijia
 
Três autocarros com civis, utilizados na evacuação da cidade portuária de Mariupol, quase totalmente sob controlo russo, chegaram hoje a Zaporijia, uma grande cidade do sudeste da Ucrânia, indicou a agência noticiosa AFP.

18h23 - Varsóvia pede apoio internacional para "coordenação" de refugiados

O autarca da capital polaca Varsóvia, Rafal Trzaskowski, considerou esta quinta-feira que o governo da Polónia, a União Europeia (UE) e a Organização das Nações Unidas (ONU) devem “interferir” na “coordenação” de refugiados ucranianos que chegam à cidade.

18h14 - IL pede mais apoio militar e reforço de sanções à Rússia
 
O presidente da Iniciativa Liberal defendeu hoje o reforço do apoio militar à Ucrânia e mais sanções à Rússia, e agradeceu o "testemunho vivo e direto" do Presidente Zelensky.

18h10 - "Nesta hora, em que só há lugar para Humanidade, somos todos Ucranianos"

Após a intervenção de Volodymyr Zelensky, por videoconferência, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa publicou uma nota na página da Presidência onde agradeceu "a intervenção de hoje na Assembleia da República, dirigida a todos os Portugueses", assim como deixou um 'obrigado' ao "martirizado Povo Ucraniano" pelo "exemplo que tem dado ao mundo, há quase dois meses de guerra."

17h33 - Invasão russa é a "mais grave situação de segurança desde a II Guerra"

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, disse esta quinta-feira que a invasão russa sobre a Ucrânia se trata da "mais grave situação de segurança desde o fim da II Guerra Mundial". Em declarações proferidas na Assembleia da República, disse ainda que "representa uma ameaça ao conjunto dos países da Europa e do Atlântico Norte".

17h32 - Guerra "faz parte de movimento de autocratização", diz investigador
 
O especialista em relações internacionais Álvaro Vasconcelos considera que na Ucrânia se trava "uma guerra contra a democracia que faz parte de um movimento de autocratização" e defende uma União Europeia mais democrática como alternativa.

17h30 - Zelensky agradece a Biden pelo “apoio ao povo da Ucrânia na luta contra a agressão russa”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, o “apoio ao povo da Ucrânia” anunciado esta tarde.

“Estou grato ao presidente dos Estados Unidos da América e às pessoas norte-americanos pela liderança no apoio ao povo da Ucrânia na luta contra a agressão russa. Esta ajuda é necessária hoje mais do que nunca! Salva a vida dos nossos defensores da democracia e da liberdade e aproxima-nos da restauração da paz na Ucrânia”, escreveu na rede social Twitter.

17h17 - Siderúrgica de Azovstal continua a ser bombardeada por tropas russas

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia revelou esta quinta-feira que o “exército ucruaniano continua a lutar” na cidade sitiada de Mariupol e que a siderúrgica de Azovstal está “constantemente a ser bombardeada pela Rússia”.

17h11 - Kamala Harris e Mark Zuckerberg proibidos de entrar na Rússia

A Rússia alargou, esta quinta-feira, a lista de indivíduos que estão proibidos de entrar no país, como forma de responder às sanções impostas pelo Ocidente. Kamala Harris, a vice-presidente dos Estados Unidos, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e CEO do Meta, passam a estar incluídos na mesma.

17h05 - "Os russos mataram para se divertir. Estamos a lutar pela sobrevivência"

Estou grato pela oportunidade" para intervir na sessão "neste tempo complicado". Foi a primeira frase que Volodymyr Zelensky proferiu na sua declaração no Parlamento português. O presidente ucraniano seguiu a intervenção relatando os massacres bárbaros que as tropas russas deixaram nas cidades ucranianas por onde passaram, afirmando que "as pessoas foram violadas e torturadas". 

17h05 - Biografia de Zelensky publicada em Portugal a 17 de maio
 
A biografia do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, figura com notoriedade global desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, será publicada em Portugal a 17 de maio, disse hoje à Lusa a Casa das Letras, chancela do grupo LeYa.

16h50 - Kyiv garante que Rússia é incapaz de tomar complexo Azovstal em Mariupol
 
O Governo ucraniano disse hoje que as forças russas são "fisicamente incapazes" de tomar o complexo siderúrgico Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol, onde soldados ucranianos resistem e algumas centenas de civis estarão refugiados.

16h45 - Invasão russa sobre a Ucrânia foi "fracasso estratégico", dizem EUA

A secretária de Estado adjunta dos Estados Unidos, Wendy Sherman, explicou esta quinta-feira que a Rússia não está a conseguir atingir os objetivos definidos para a sua invasão sobre território ucraniano e que as sanções aplicadas pelo Ocidente explicam, em grande parte, essa realidade.

16h37 - Ofensiva "mais limitada em termos geográficos, mas não em brutalidade"

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, alertou esta quinta-feira que o facto de o seu homólogo russo, Vladimir Putin, ter mudado a estratégia da invasão da Ucrânia e concentrado a atividade militar no leste do país, não significa que o conflito irá desescalar.

16h13 - Cerca de 120 mil civis ainda presos em Mariupol, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quinta-feira que cerca de 120.000 civis foram impedidos de abandonar a cidade sitiada de Mariupol durante o dia de hoje, reporta a Reuters.

16h10 - Dez soldados e nove civis libertados em troca de prisioneiros com Rússia
 
Dez militares e nove civis foram libertados numa nova troca de prisioneiros com a Rússia, anunciou hoje o governo da Ucrânia, sem revelar o número de russos que foram entregues a Moscovo.

16h05 - Bandeira da Ucrânia hasteada na Assembleia da República

A bandeira da Ucrânia foi hasteada, na tarde desta quinta-feira, no exterior da Assembleia da República. O momento solene ocorreu cerca de uma hora antes de o presidente Volodymyr Zelensky falar no Parlamento nacional por videoconferência - está marcado para as 17 horas.

16h00 - EUA vão anunciar hoje mais 500 milhões de dólares de ajuda urgente
 
Os Estados Unidos vão disponibilizar mais 500 milhões de dólares em ajuda económica à Ucrânia, a juntar a um montante semelhante anunciado em março pelo Presidente Joe Biden, informou hoje um funcionário do Tesouro norte-americano.

15h59 - Mais de 7,7 milhões de deslocados desde o início da guerra
 
Mais de 600 mil ucranianos deslocaram-se internamente na Ucrânia nas primeiras duas semanas de abril devido ao conflito com a Rússia, elevando o número total de deslocados para mais de 7,7 milhões, anunciou hoje a ONU.

15h44 - Alemanha admite enviar armamento pesado para a Ucrânia

A Alemanha está a analisar qual a melhor forma de fornecer armamento pesado à Ucrânia, através de acordos com outros países aliados, disse esta quinta-feira a ministra dos Negócios Estrangeiros Annalena Baerbock, citada pela Reuters.

15h41 - EUA vão acolher 100 mil refugiados no programa 'União pela Ucrânia'

Os Estados Unidos vão receber até 100 mil ucranianos e outros refugiados que fogem do conflito na Ucrânia, segundo informações dadas por um alto funcionário do governo americano aos repórteres que viajavam com o presidente Biden, esta quinta-feira.

15h40 - Se fosse Putin na AR? "Manteríamos a mesma posição", diz PCP

Um dia depois de o PCP ter revelado que não vai estar presente na sessão solene onde Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, vai discursar por vídeoconferência no Parlamento nacional, Paula Santos, líder parlamentar do partido, assinalou que, se fosse Vladimir Putin a intervir, a posição comunista seria a mesma: "Manteríamos a mesma posição". 

15h23 - Reino Unido aplica sanções a líderes militares russos
 
O governo britânico anunciou hoje novas sanções contra líderes do exército russo que, segundo Londres, são responsáveis por "cometerem atrocidades na linha da frente" da guerra contra a Ucrânia.

15h23 - Papa conversa com Orbán sobre refugiados da Ucrânia na Hungria
 
O Papa Francisco discutiu com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, o trabalho da Hungria no acolhimento de refugiados ucranianos, durante um encontro hoje no Vaticano.

15h22 - Ministro do Interior da Sérvia questiona objetivo de adesão à UE
 
O ministro do Interior da Sérvia considerou hoje que o país balcânico deveria reconsiderar a adesão à União Europeia (UE) devido à pressão ocidental para se juntar às sanções internacionais contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia.

15h21 - Itália vai receber mais gás natural de Angola e da República do Congo
 
Itália vai receber mais gás de Angola e da República do Congo após assinar dois novos acordos para diversificar as suas importações de gás e reduzir a dependência energética da Rússia.

15h19 - Zelensky agradece visita de Pedro Sánchez
 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu hoje a visita do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, à capital ucraniana, onde este prometeu manter o apoio e condenou as "atrocidades" atribuídas às forças russas em Borodianka, perto de Kyiv.

15h16 - Rússia diz ser possível restaurar a "vida pacífica" em Mariupol
 
A Rússia disse hoje que há possibilidades de começar a restaurar a "vida pacífica" na cidade portuária ucraniana de Mariupol, que neste momento, segundo o Kremlin, se encontra sob "controlo total" das forças russas.

15h15 - Rússia ainda sem resposta a pedido de Guterres de reunião em Moscovo
 
A Rússia não tem ainda uma resposta ao pedido do secretário-geral da ONU, António Guterres, para se reunir em Moscovo com as autoridades do país sobre a situação na Ucrânia, informou hoje a presidência russa. "Esses pedidos chegam através do Ministério dos Negócios Estrangeiros. De momento, não há resposta", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

15h05 - Para recordar:

15h00 - Boa tarde! Retomamos o acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar o registo anterior neste link.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório