Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Adesão à UE? "Acredito que o povo de Portugal vai apoiar o nosso Estado"

"Vocês na extremidade ocidental da Europa e nós na extremidade oriental da Europa temos os mesmos valores, a mesma visão de como deveria ser a vida no nosso continente”, frisou o presidente ucraniano.

Adesão à UE? "Acredito que o povo de Portugal vai apoiar o nosso Estado"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta quinta-feira acreditar que Portugal irá “apoiar” a Ucrânia “na sua vontade fundamental” de pertencer à União Europeia (UE). As afirmações de Zelensky surgem horas após ter discursado na Assembleia da República, onde pediu armamento e mais sanções contra a Rússia.

“Acredito que o povo de Portugal - e com ele os políticos portugueses - vai apoiar o nosso Estado na sua vontade fundamental de estar convosco na União Europeia”, começou por afirmar Zelensky, numa publicação na rede social Facebook. “O livre deve apoiar o livre. O decente deve apoiar o decente. O consciente deve apoiar o consciente”, frisou.

Considerando que Portugal não irá “trair” a Ucrânia “ou a si próprio”, o presidente ucraniano afirma que o país “já está num processo acelerado a caminho da União Europeia” e espera que, “num futuro próximo”, possa “obter o estatuto de candidato à adesão à União Europeia”.

“Quando a decisão for considerada, peço que apoiem a adesão plena à Ucrânia. Porque vocês na extremidade ocidental da Europa e nós na extremidade oriental da Europa temos os mesmos valores, a mesma visão de como deveria ser a vida no nosso continente”, frisou.

Na segunda-feira, o presidente ucraniano entregou o formulário preenchido de adesão à UE, num encontro com o embaixador europeu na Ucrânia, Matti Maasikas. "Quero agradecer por esta importante reunião. Hoje é uma das etapas para o nosso país aderir à União Europeia, aspiração pela qual o nosso povo luta e luta", afirmou na altura.

Ao 57.º dia, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. 

Leia Também: AO MINUTO: Vala comum com "9 mil corpos"; Rússia recusa cessar-fogo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório