Violentos combates armados eclodiram, esta madrugada, no leste da República Democrática do Congo, noticia a Reuters, que cita um oficial local e uma testemunha. Os incidentes foram atribuídos ao grupo rebelde M23, que terão atacado posições militares localizadas perto da fronteira com o Uganda e com o Ruanda.
"Confirmo o ataque às nossas posições, que decorre desde ontem à noite", disse Muhindo Luanzo, assistente do administrador militar da cidade oriental de Rutshuru, citado pela Reuters.
"(A aldeia de) Runyoni também está sitiada pelo inimigo, mas as nossas tropas já estão destacadas para responder e perseguir o inimigo", informou a mesma fonte.
Como noticia a Reuters, os confrontos começaram por volta da uma da manhã (hora local), perto das aldeias de Tshanzu e Runyoni, que ficam a cerca de 50 quilómetros da capital provincial de Goma, informou uma testemunha.
"Não sabemos quem controla a área, mas parece ser um ataque grave", disse a mesma testemunha à Reuters, que classifica este ataque como tendo sido "mais intenso" do que quaisquer outras "ocasiões anteriores".
Os combates acontecem precisamente três dias após o grupo rebelde M23, que tomou grandes extensões de território durante uma insurreição em 2012 e 2013, ter acusado o exército do país de ter entrado em guerra contra a organização armada.
Leia Também: Lei marcial em províncias da RDCongo facilitou repressão e detenções