Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estados Unidos preparam-se para vender caças F-15 ao Egito

Os Estados Unidos vão vender aviões de combate F-15 ao Egito, apesar das preocupações em Washington com questões de direitos humanos naquele país, revelou na terça-feira um general norte-americano ao Congresso.

Estados Unidos preparam-se para vender caças F-15 ao Egito
Notícias ao Minuto

06:22 - 16/03/22 por Lusa

Mundo Exército

"No caso do Egito, acho que temos boas notícias, no sentido que vamos fornecer os F-15, na sequência de um trabalho longo e difícil", explicou o chefe do Comando Central dos EUA, o general Frank McKenzie, perante uma comissão no Senado norte-americano.

A mesma fonte não forneceu detalhes sobre esta venda, que terá de ser aprovada pelo Departamento de Estado, que deve ainda notificar oficialmente o Congresso do negócio, como é obrigação.

"Não discutimos possíveis transferências ou vendas de armas até que sejam notificados ao Congresso", referiu o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.

Em janeiro, os Estados Unidos tinham anunciado a aprovação de duas grandes vendas de equipamentos militares para o Egito, incluindo transporte aéreo e sistemas de radar.

A venda de 12 aeronaves de transporte militar de quatro motores C-130J Super Hercules e equipamentos associados está estimada em 2.200 milhões de dólares (cerca de 2.000 milhões de euros).

No entanto, no ano passado, o Departamento de Estado suspendeu 130 milhões de dólares (cerca de 118 milhões de euros) em ajuda militar ao Egito, por causa da situação dos direitos humanos naquele país.

Vários membros influentes do Congresso pediram ao Presidente norte-americano, Joe Biden, para suspender as vendas e a ajuda militar até que o Egito melhore o seu histórico no que concerne aos direitos humanos.

Leia Também: Escolha de Biden para vice da Fed desiste perante oposição de democrata

Recomendados para si

;
Campo obrigatório