Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Rússia diz ter recebido dos EUA garantias sobre acordo nuclear iraniano

Lavrov rejeitou as alegações de que a exigência da Rússia estava a apresentar um "obstáculo" às negociações sobre o acordo nuclear iraniano.

Rússia diz ter recebido dos EUA garantias sobre acordo nuclear iraniano
Notícias ao Minuto

22:53 - 15/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Acordo nuclear

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, diz que Moscovo recebeu garantias escritas de Washington de que as sanções ocidentais aplicadas à Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia, não afetarão a cooperação com o Irão no âmbito do acordo nuclear de 2015.

As observações feitas por Lavrov esta terça-feira podem, de acordo com a Reuters, indicar que a exigência imposta pela Rússia - de que as sanções não impediriam as suas futuras negociações com o Irão - foi cumprida.

O pedido foi feito pela Rússia na semana passada, depois de mais de 11 meses de negociações destinadas a reavivar o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), nome pelo qual o acordo nuclear é formalmente conhecido. De acordo com a informação apurada, todas as partes envolvidas estavam, nesse momento, prestes a chegar a um acordo.

No seguimento deste incidente, os Estados Unidos chamaram à exigência de última hora da Rússia de "irrelevante". Porém, França, Alemanha e Reino Unido avisaram que a mesma poderia levar ao colapso das conversações.

Numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo iraniano, Hossein Amirabdollahian, Lavrov rejeitou as alegações de que a exigência da Rússia estava a apresentar um "obstáculo" às negociações. Ambas as partes defenderam, também, um regresso rápido ao acordo que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente em 2018.

Leia Também: Republicanos reafirmam oposição sobre novo acordo nuclear com o Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório