Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: França vendeu material militar à Rússia; Novas sanções?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: França vendeu material militar à Rússia; Novas sanções?

Realizou-se, esta segunda-feira, uma nova ronda de negociações entre as delegações russa e ucraniana. Segundo Mykhailo Polodiak, que integra a delegação ucraniana, a quarta ronda de negociações com Moscovo foi “difícil” e encontra-se “em pausa técnica” até amanhã. Em causa está a necessidade de “clarificação de definições individuais”.

O 19.º dia da invasão russa da Ucrânia começou com um ataque a um prédio residencial de oito andares no bairro de Obolon, na capital Kyiv, que causou pelo menos uma vítima mortal. Na região separatista do Donetsk, um míssil lançado por tropas ucranianas terá provocado pelo menos 20 mortos, mas a Ucrânia rejeita a autoria do ataque.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, desde o início da ofensiva militar, já foram registadas pelo menos 1.761 vítimas civis: 636 mortos e 1.125 feridos. Já as autoridades ucranianas revelam que cerca de 90 crianças morreram no conflito e que só em Mariupol - onde não tem sido possível chegar ajuda humanitária - já morreram mais de 2.500 civis.

Ainda hoje, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, revelou que já informou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre o quarto pacote de sanções contra a Rússia e a ajuda que a União Europeia irá fornecer à Ucrânia.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Encerramos aqui este registo AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira.

23h49 - Reino Unido avisa para operação de bandeira falsa com armas químicas

O Ministério da Defesa do Reino Unido voltou a avisar para o potencial uso de armas químicas por parte dos invasores russos na Ucrânia, acreditando que o Kremlin poderá ponderar uma estratégia de bandeira falsa para justificar mais ataques contra o povo ucraniano.

23h48 - Apesar de “insatisfeito” com resultados, Macron promete continuar conversações com Putin

O presidente francês, Emmanuel Macron, assegurou esta segunda-feira que irá continuar as conversações com o homólogo russo, Vladimir Putin, sobre a invasão da Ucrânia, apesar de admitir estar “insatisfeito” com os últimos resultados. 

“Não vou dizer que estou satisfeito [com o resultado das negociações], mas precisamos de prosseguir”, afirmou ao canal francês TF1. “A Europa não pode estar segura e em paz se não falar com a Rússia.”

Só no último mês, revela o jornal Politico, os presidentes já conversaram mais de dez vezes. A última conversa foi no sábado, da qual fez também parte o chanceler alemão Olaf Scholz. 

23h30 - EUA e países europeus discutem novas sanções à Rússia
 
Os Estados Unidos da América, juntamente com a França, Alemanha, Itália e Reino Unido discutiram hoje a implementação de novas medidas para responsabilizar a Rússia pela guerra na Ucrânia, incluindo a imposição de mais sanções económicas.

23h24 - Moscovo isola-se mais do mundo "a cada míssil" que lança durante a guerra
 
O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse hoje que a Rússia se isola mais da comunidade internacional "a cada dia e a cada míssil que lança na Ucrânia", prometendo trabalhar em conjunto com a Turquia por um cessar-fogo imediato.

23h18 - França vendeu à Rússia material de guera depois da ocupação da Crimeia
 
A França vendeu à Federação Russa material militar entre 2015 e 2020, portanto depois da aplicação das sanções europeias decorrentes da ocupação da Crimeia, alegando com o cumprimento de contratos anteriores, revelou o sítio noticioso Disclose.

23h17 - Armas, dinheiro, comida e acolhimento. EUA reiteram apoio à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, reiterou esta segunda-feira o apoio do país à Ucrânia. “Garantiremos que a Ucrânia tem armas para se defender contra a força invasora russa. Enviaremos dinheiro, comida e ajuda para salvar vidas ucranianas. Receberemos os refugiados de braços abertos”, afirmou na rede social Twitter.

23h12 - Zelensky quer prolongar lei marcial até final de abril

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apresentou esta segunda-feira, ao Parlamento do país, um projeto de lei que procura prorrogar a lei marcial por mais 30 dias, de acordo com com a informação divulgada no website do presidente, citada pela Reuters.

23h00 - Cerca de 150 mil pessoas retiradas por corredores humanitários
 
Cerca de 150 mil pessoas conseguiram fugir de regiões bombardeadas desde o início da invasão russa na Ucrânia graças aos corredores humanitários, indicou hoje um alto responsável ucraniano à agência noticiosa Interfax-Ukraine.

22h23 - Tribunal Internacional de Justiça decide caso da Ucrânia na 4.ª feira

O Tribunal Internacional de Justiça irá pronunciar-se sobre o caso que a Ucrânia interpôs contra a Rússia na próxima quarta-feira, dia 16 de março, segundo avança a agência de notícias Reuters.

22h22 - Base perto da Polónia foi atingida por mísseis disparados desde a Rússia
 
O ataque mortal à base militar ucraniana de Yavoriv, perto da Polónia, foi realizado com mísseis disparados desde a Rússia, revelou hoje fonte da Defesa norte-americana, que afastou, como solução, a criação de uma zona de exclusão aérea.

22h16 - Mais de 4.000 civis ucranianos resgatados da linha da frente

A vice-primeira ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, afirmou esta segunda-feira que foram resgatadas da linha da frente mais de quatro mil pessoas através de sete corredores humanitários.

22h14 - "As pessoas são mais do que as armas" a 15 quilómetros dos russos
 
De civis a paramilitares de um dia para o outro, cerca de dez ucranianos vigiam uma estreita passagem nos arredores de Kyiv, com a ofensiva russa a apenas 15 quilómetros, admitindo que a situação é difícil, mas "sob controlo".

21h49 - Polónia pede solidariedade dos países da UE face a aumento dos refugiados
 
A ministra polaca da Família e Política Social, Marlena Malag, pediu hoje a "solidariedade" de todos os países da União Europeia (UE) para o acolhimento de refugiados, que tenderão a aumentar com o progresso dos ataques russos.

21h42 - Centrais. Kyiv receia que acordo de segurança "reconheça presença russa"
 
A Ucrânia receia que o acordo sobre a segurança das centrais nucleares que está a negociar com a Rússia seja usado por Moscovo como "reconhecimento tácito" futuro do controlo das instalações, segundo a Agência da ONU para Energia Atómica.

21h41 - Controlos "aleatórios" na fronteira para prevenir tráfico de pessoas
 
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) iniciou hoje controlos móveis aleatórios na fronteira com Espanha para evitar o tráfico de pessoas em fuga da Ucrânia, após um alerta da Europol.

21h40 - Mudança de regime já não está na "lista" de Putin, diz Finlândia
 
O presidente finlandês, Sauli Niinistö, afirmou hoje numa entrevista à estação televisiva CNN que o Presidente russo, Vladimir Putin, parece ter desistido de uma mudança de regime em Kyiv, como um dos objetivos da sua guerra na Ucrânia.

21h39 - 19º. dia. Negociações com Rússia em pausa; Moscovo nega pedido de ajuda
 
As negociações entre a Ucrânia e a Rússia serão retomadas na terça-feira, após uma "pausa técnica" na ronda de hoje, enquanto Moscovo não responde a uma proposta de mediação do Vaticano e desmente ter pedido ajuda à China.

21h37 - Emissão de televisão estatual russa interrompida por protesto anti-guerra

Marina Ovsyannikova, uma jornalista do canal russo Channel One, insurgiu-se contra a posição do seu órgão como um meio de propaganda russo e protestou durante uma emissão. A jornalista surgiu atrás da pivô com uma mensagem assinada pelos "russos contra a guerra": "Parem a guerra. Não acreditem na propaganda. Estão-vos a mentir aqui".

20h10 - Jornalista hospitalizado após ficar ferido em reportagem em Kyiv

O jornalista britânico Benjamin Hall, correspondente da Fox News, foi hospitalizado após ficar ferido durante uma reportagem em Kyiv. A informação foi avançada pela diretora-executiva do canal de informação norte-americano, Suzanne Scott.

19h35 - Zelensky envia condolências à família de jornalista morto em Irpin

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, enviou uma carta de “sinceras condolências” à família de Brent Renaud, o jornalista norte-americano morto pelas tropas russas em Irpin, nos arredores de Kyiv.

“Estendo as minhas sinceras condolências à família de Brent Renaud, que perdeu a vida enquanto documentava a crueldade e o mal infligido às pessoas ucranianas pela Rússia. Que a vida e o sacrifício de Brent inspirem o mundo a lutar pelas forças da luz contra as forças das trevas”, escreveu no Twitter.

19h30 - "É dramaticamente urgente encurtar a guerra, mas com serenidade"

O Presidente da República fez uma declaração ao país, invulgar após uma reunião desta segunda-feira do Conselho de Estado, para condenar mais uma vez a invasão russa na Ucrânia e a apelar ao fim da guerra, mas "com serenidade".

19h28 - Portugal concedeu 8.250 pedidos de proteção temporária
 
Portugal concedeu até hoje 8.250 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

19h24 - Scholz e Erdogan em consonância durante encontro em Ancara
 
O chanceler alemão e o Presidente turco reafirmaram hoje em Ancara a necessidade de um rápido cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia e a vontade de prosseguirem a sua cooperação militar com Kiev.

19h16 - “O sonho de Putin de criar uma Grande Rússia é o pesadelo do meu país”

O presidente da Câmara de Kyiv, Vitaly Klitschko, recorreu à rede social Twitter para mostrar o que o “sonho” do presidente russo, Vladimir Putin, está a fazer à cidade. “O sonho de Putin de criar uma Grande Rússia é o pesadelo do meu país”, considerou.

Num vídeo, o ex-campeão mundial de boxe mostra “o que a guerra da Rússia contra civis” parece: edifícios e infraestruturas destruídas, autocarros atingidos por ‘rockets’ e vidas perdidas. “Estas imagens são a verdade da guerra russa contra a Ucrânia”, atirou.

19h00 - Governo avança com mecanismo de apoio a famílias mais vulneráveis
 
O Governo vai avançar com um mecanismo de apoio às famílias mais vulneráveis, para fazer face ao aumento do preço dos combustíveis e dos bens alimentares, anunciou hoje o ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

18h57 - Espanha oferece-se para receber refugiados que estão na Moldávia

O ministro da Inclusão, Segurança Social e Migrações de Espanha, José Luis Escrivá, revelou esta segunda-feira à Comissão Europeia que o país está disponível para receber os refugiados ucranianos que estão na Moldávia, país que faz fronteira com a Ucrânia.

18h45 - Espanha pede à China para usar a sua influência para pôr fim à guerra
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, pediu hoje ao seu homólogo chinês, Wang Yi, para usar a sua influência junto da Rússia para conseguir que este país ponha fim à guerra contra a Ucrânia.

18h26 - Polónia propõe fundo de ajuda criado com bens russos confiscados
 
O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, propôs hoje em Varsóvia que os bens do Estado e dos oligarcas russos congelados no Ocidente sejam definitivamente confiscados e destinados a um fundo para a reconstrução da Ucrânia.

18h18 - Zelensky agradece “ajuda financeira significativa” e fala em “progressão” na adesão à UE

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que conversou esta segunda-feira com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, a quem agradeceu a “ajuda financeira significativa” da União Europeia (UE). Numa publicação na rede social Twitter, o presidente considera ainda que o quarto pacote de sanções à Rússia é “importante” e que a Ucrânia “continua a progredir para a adesão” da UE.

“Debati com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o apoio da União Europeia em relação à agressão russa. O aumento da pressão das sanções sobre a Rússia é importante. Também agradecemos a ajuda financeira significativa. A Ucrânia continua a progredir para a adesão à UE”, escreveu. 

18h06 - Pelo menos nove mortos em ataque a torre de televisão na Ucrânia

Pelo menos nove pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na sequência de um ataque aéreo contra uma torre de televisão na região ucraniana de Rivne, no oeste do país. A notícia é avançada pela agência de notícias Reuters, que cita um comunicado do autarca Vitaly Koval.

18h05 - "Abastecimento de bens ao país está assegurado", garante Siza Vieira

Pedro Siza Vieira garantiu, esta segunda-feira, que o "abastecimento de bens ao país está assegurado", apesar das diversas disrupções que a guerra na Ucrânia tem trazido aos mercados e ao fornecimento de várias tipologias de produtos.

17h52 - Avião a caminho de Moscovo regressa a Belgrado após ameaça de bomba
 
Um avião da Air Serbia, a única companhia na Europa que mantém ligações aéreas com a Rússia, interrompeu hoje o voo para Moscovo e regressou a Belgrado após uma ameaça de bomba.

17h49 - Guerra "sairá cara a todos", mas "não apoiar sairia ainda mais caro"
 
O ministro da Defesa Nacional admitiu hoje que a guerra entre a Ucrânia e Rússia "sairá cara a todos" incluindo para a economia portuguesa, ressalvando, no entanto, que "não dar esse apoio sairia mais caro ainda".

17h43 - Sondagem mostra que 62% dos finlandeses apoiam adesão do país à NATO

A invasão russa da Ucrânia revolucionou a forma como os finlandeses pensam sobre a política de segurança do país, mostra um estudo recente conduzido pelo Instituto Finlandês de Investigação Económica.

17h41 - Eurogrupo admite ajustes face a impacto económico
 
Os ministros das Finanças da zona euro admitiram hoje o "momento crítico" na economia da moeda única causado pela guerra da Ucrânia devido à invasão russa, apoiando mais sanções e ajustes à "postura política" face ao impacto económico.

17h22 - Alemanha deixa de informar sobre envio de armamento a Kyiv
 
O Governo alemão vai deixar de prestar informações sobre o fornecimento de armamento a Kyiv, alegando razões de segurança, depois da extensão da ofensiva russa ao oeste da Ucrânia para impedir o abastecimento das Forças Armadas ucranianas.

17h18 - Alemanha compra aviões de caça para criar sinergias com aliados da NATO
 
A Alemanha vai substituir parte da sua frota envelhecida de aviões de caça Tornado por caças furtivos norte-americanos F-35 e Eurofighters, para garantir sinergias com aliados da NATO, de acordo com Berlim.

17h08 - FMI prevê que economia ucraniana caia (no mínimo) 10%

As previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia ucraniana continuam a ser assombrosas, e a morte de civis e a constante destruição dos serviços e infraestruturas só deverá piorar o cenário económico para a Ucrânia.

17h07 - Ministro dos Transportes britânico vai receber refugiados em casa

O ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, revelou hoje que ele e a família decidiram acolher na sua casa refugiados da guerra na Ucrânia.

17h05 - Eslováquia expulsa três funcionários da embaixada da Rússia

A Eslováquia decidiu expulsar três funcionários da embaixada da Rússia no país. Segundo avança a agência de notícias Reuters, que cita o Ministério dos Negócios Estrangeiros, os visados têm 72 horas para abandonar o país e a decisão foi tomada após informações fornecidas pelos serviços secretos.

16h46 - Kuleba e Santos Silva concordam sobre “necessidade de aumentar a pressão sobre a Rússia”

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, concordaram esta segunda-feira na “necessidade de aumentar a pressão sobre a Rússia”.

Na conversa, o ministro ucraniano agradeceu o “apoio” de Portugal e salientou ainda a “necessidade de acelerar a adesão da Ucrânia” à União Europeia.

16h39 - ONU anuncia mais 36,4 milhões para "assistência" aos mais vulneráveis
 
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou hoje a alocação de mais 40 milhões de dólares (36,4 milhões de euros) para a assistência vital aos "mais vulneráveis" e afetados pela guerra na Ucrânia.

16h38 - "O mundo finalmente abriu os olhos" para Putin, diz PM ucraniano

O primeiro-ministro ucraniano disse, esta segunda-feira, que, apesar “das inúmeras violações do direito internacional e de outros valores éticos”, a Europa tem vindo a mostrar um “conhecimento escasso” do perigo que Vladimir Putin representa.

16h37 - ONU confirma 636 civis mortos e 1.125 feridos até domingo
 
A guerra na Ucrânia provocou pelo menos 636 mortos e 1.125 feridos entre a população civil, incluindo mais de uma centena de crianças, até ao final do dia de domingo, anunciou hoje a ONU.

16h06 - Guerra é um "fracasso tático e estratégico" da Rússia, diz Zbigniew Rau
 
A invasão russa da Ucrânia é um "fracasso tático e estratégico", afirmou hoje no Conselho de Segurança da ONU o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, cujo país preside este ano à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

16h05 - Putin assina nova lei sobre aviões para combater sanções
 
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei, publicada hoje no portal oficial, que permite que as companhias aéreas russas registem na Rússia os aviões que alugam no estrangeiro, para que possam voar no país.

16h04 - Mulheres de cidade fronteiriça recusam abandonar Ucrânia

Dezenas de mulheres que se refugiaram num antigo orfanato transformado em abrigo em Solotvyno, uma cidade fronteiriça na Ucrânia, recusam abandonar o país

16h00 - Reunião do Conselho de Estado começou com quatro ausências
 
A reunião de hoje do Conselho de Estado, que tem como único ponto da ordem de trabalhos "a situação na Ucrânia", começou cerca das 15:20, com quatro ausências.

15h57 Roman Abramovich adicionado à lista de sanções da União Europeia

A União Europeia (UE) decidiu, esta segunda-feira, adicionar o bilionário russo Roman Abramovich à lista de oligarcas sancionados após a invasão da Ucrânia. A notícia é avançada pela agência de notícias Reuters, que cita duas fontes diplomáticas.

Antes da UE, também o Reino Unido e a Austrália tomaram decisão semelhante em relação ao dirigente do clube britânico Chelsea.

Sublinhe-se que a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, informou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre o quarto pacote de sanções impostas à Rússia.

15h45 - Custo da guerra para UE é o "preço da liberdade", diz Borrell
 
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, admitiu hoje "grandes prejuízos económicos" para o espaço comunitário com a guerra da Ucrânia, causada pela invasão russa, vincando que "o preço a pagar é o da liberdade".

15h40 - Autoridades russas prendem mulher por exibir cartaz... em branco

A bolha de repressão em que vivem os russos é cada vez mais evidente. As autoridades russas detêm qualquer pessoa por se manifestar, mesmo que nem sequer façam referência à Ucrânia. Duas mulheres foram detidas na Rússia por se manifestarem, ainda que os cartazes exibidos estivessem em branco ou apenas com isto escrito: "duas palavras".

15h36 - Ucrânia rejeita acusações russas de terem disparado míssil em Donetsk

Os separatistas pró-russos responsabilizaram, esta segunda-feira, as forças ucranianas pela morte de 20 pessoas na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, que dizem ter sido atingidas por fragmentos de um míssil intercetado pela sua defesa aérea. O Ministério da Defesa da Rússia não forneceu, no entanto, evidências que provassem as alegações e a Ucrânia negou ter lançado um ataque.

15h33 - Varsóvia "esmagada" com refugiados pede ajuda da ONU e Bruxelas
 
O presidente da câmara de Varsóvia pediu hoje às Nações Unidas e à União Europeia para instalarem no terreno, na Polónia, um sistema coordenado de resposta aos refugiados da Ucrânia, por "a improvisação" atual ser insustentável no longo prazo.

15h30 - Boa tarde. Damos início a um novo registo de acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar aqui o anterior.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia terá mais sanções, diz CE; Zelensky discursa nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório