Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Ucrânia rejeita acusações russas de terem disparado míssil em Donetsk

Os separatistas pró-russos responsabilizaram as forças ucranianas pela morte de 20 pessoas na cidade de Donetsk.

Ucrânia rejeita acusações russas de terem disparado míssil em Donetsk
Notícias ao Minuto

15:14 - 14/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Os separatistas pró-russos responsabilizaram, esta segunda-feira, as forças ucranianas pela morte de 20 pessoas na cidade de Donetsk, no leste da Ucrânia, que dizem ter sido atingidas por fragmentos de um míssil intercetado pela sua defesa aérea.

O Ministério da Defesa da Rússia não forneceu, no entanto, evidências que provassem as alegações e a Ucrânia negou ter lançado um ataque.

"É inconfundivelmente um 'rocket' russo ou outra munição, não faz sentido falar sobre isso", disse o porta-voz militar ucraniano Leonid Matyukhin num briefing citado pela Sky News.

Os separatistas, que controlam parte da região de Donetsk, referiram inclusivamente que estava uma criança entre os atingidos no suposto ataque e acusaram Kiev de cometer um crime de guerra.

A Ucrânia negou ainda ter tentado recapturar as cidades de Donetsk e Luhansk, sob controlo de forças apoiadas pela Rússia desde 2014, pela força.

Os combates na Ucrânia, que entraram hoje no 19.º dia, provocaram milhares de mortos e feridos, mas o número preciso está ainda por determinar. As informações sobre baixas militares e civis indicadas por cada uma das partes carecem de verificação independente.

A ONU contabilizou cerca de 600 civis mortos e mais de mil feridos até ao fim de semana, mas alertou que o número deverá ser substancialmente superior.

Leia Também: Separatistas acusam forças ucranianas da morte de 20 pessoas em Donetsk

Recomendados para si

;
Campo obrigatório