Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sondagem mostra que 62% dos finlandeses apoiam adesão do país à NATO

Apenas 16% dos inquiridos diz-se contra a proposta, revela um estudo realizado pelo Instituto Finlandês de Investigação Económica.

Sondagem mostra que 62% dos finlandeses apoiam adesão do país à NATO
Notícias ao Minuto

17:36 - 14/03/22 por Ema Gil Pires

Mundo Finlândia

A invasão russa da Ucrânia revolucionou a forma como os finlandeses pensam sobre a política de segurança do país, mostra um estudo recente conduzido pelo Instituto Finlandês de Investigação Económica.

Em causa está uma sondagem que veio mostrar que, atualmente, 62% dos finlandeses são a favor da adesão do país à NATO. Apenas 16% dos inquiridos diz-se contra a proposta, ao passo que 21% dos mesmos mostra-se indeciso, mostram os dados recolhidos entre 9 e 11 de março.

Em causa está uma questão que foi colocada, pela terceira vez, aos cidadãos da Finlândia. Da primeira vez, ainda em fevereiro (antes da invasão russa à Ucrânia, a 24 de fevereiro), 41% das mulheres eram a favor da adesão do país à NATO e 31% contra a mesma. Contrariamente, a maioria dos homens era já a favor dessa adesão, mas agora apenas 14% dos mesmos veem negativamente essa proposta.

Na segunda das sondagens realizadas pelo Instituto Finlandês de Investigação Económica, entre 23 e 25 de fevereiro, 53% dos inquiridos eram a favor da adesão da Finlândia à NATO e 28% contra. 

Um resultado considerado "histórico" pelos investigadores, pois pela primeira vez mais de metade dos inquiridos dizia apoiar essa adesão. Uma mudança de opinião que surgiu, precisamente, numa altura em que os ucranianos começavam a sentir as primeiras consequências da invasão russa, que dura já há 19 dias.

Leia Também: Finlândia retém comboios de mercadorias devido a sanções à Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório