Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro-ministro iraquiano visitou local de ataque de mísseis do Irão

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, reuniu-se hoje com autoridades curdas e inspecionou o local de um ataque com mísseis iranianos perto do consulado norte-americano na cidade de Irbil, no norte do Iraque.

Primeiro-ministro iraquiano visitou local de ataque de mísseis do Irão
Notícias ao Minuto

14:07 - 14/03/22 por Lusa

Mundo Iraque

Mustafa al-Kadhimi foi recebido por Masrour Barzani, líder do governo da região semi-autónoma controlada pelos curdos.

O primeiro-ministro iraquiano também inspecionou os danos causados pelo disparo de cerca de 12 mísseis balísticos que caíram perto do consulado dos EUA e que provocaram danos num canal de televisão local.

O Irão já assumiu a responsabilidade pelo disparo dos mísseis de domingo, justificando-o como retaliação por um ataque israelita na Síria que matou dois membros da sua Guarda Revolucionária, no início da semana passada.

Não houve feridos no ataque à cidade de Irbil, mas o episódio marca a escalada de tensão entre os EUA e o Irão e provocou embaraço nas autoridades iraquianas, que consideraram o ataque uma "violação da lei e das normas internacionais", tendo mesmo convocado o embaixador iraniano em Bagdade, em sinal de protesto.

Um funcionário governamental iraquiano disse que a visita de al-Kadhimi a Irbil, hoje, ilustra o espírito de solidariedade para com a região do Curdistão.

Os Estados Unidos já condenaram o ataque de domingo, com o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan a referir, em comunicado, que o ataque teve como alvo uma residência civil em Irbil "sem qualquer justificação".

"Apoiaremos o Governo do Iraque na responsabilização do Irã e apoiaremos os nossos parceiros em todo o Médio Oriente no confronto com ameaças semelhantes vindas do Irão", conclui Sullivan.

Leia Também: Nuclear: MNE iraniano vai a Moscovo negociar acordo de 2015

Recomendados para si

;
Campo obrigatório