Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mulher de Boris acredita estar a ser vítima dos inimigos do marido

A polémica surge após a publicação de uma biografia elaborada pelo deputado da câmara alta (Câmara dos Lordes) Lord Ashcroft.

Mulher de Boris acredita estar a ser vítima dos inimigos do marido
Notícias ao Minuto

10:58 - 07/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Partygate

Carrie Johnson, a esposa do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, julga estar a ser vítima de uma campanha provocada pelos inimigos do marido.

A polémica surge após a publicação da biografia 'First Lady: Intrigue at the Court of Carrie and Boris Johnson' ('A primeira-dama: Intriga na Corte de Carrie e Boris Johnson'), elaborada pelo deputado conservador da câmara alta (Câmara dos Lordes) Lord Ashcroft. Nesta obra, são feitas insinuações de que a mulher do primeiro-ministro o influencia na tomada de decisões.

Segundo o que o próprio autor escreveu no Daily Mail, a sua pesquisa sugere que o comportamento da esposa do primeiro-ministro está a impedir Boris de "liderar a Grã-Bretanha da forma eficaz que os eleitores merecem".

No passado, Carrie Johnson já esteve envolvida em diferentes escândalos que também comprometeram o primeiro-ministro, nomeadamente a redecoração de luxo em Downing Street, onde ambos vivem, e a decisão sobre a evacuação de animais de Cabul, no Afeganistão.

Apesar destas acusações, um representante da mulher do governante, citado pela Sky News esta segunda-feira, diz: "Mais uma vez, a senhora Johnson foi alvo de uma brutal campanha contra ela por inimigos do seu marido". 

Acrescentam ainda que "esta é apenas a última tentativa de ex-funcionários amargurados de desacreditá-la".

Salientam ainda que Carrie Johnson é "uma pessoa privada que não desempenha nenhum papel no governo."

Recorda-se que, neste momento, o futuro de Boris Johnson como primeiro-ministro é incerto, já que vários deputados conservadores pediram publicamente que ele renuncie tendo em conta o escândalo "Partygate", no qual o executivo está a ser investigado por festas realizadas durante o confinamento imposto para combater a pandemia de Covid-19.

Sabe-se que a esposa do primeiro-ministro terá alegadamente organizado e participado na reunião surpresa de aniversário do primeiro-ministro em junho de 2020, que está a ser investigada pela polícia por violar as regras do confinamento.

Além disto, a esposa do governante também terá participado numa festa no apartamento do casal no dia em que Dominic Cummings deixou Downing Street, em novembro de 2020.

Lembra-se que Dominic Cummings é um ex-assessor principal do primeiro-ministro que tem sido um dos seus críticos mais veementes, tendo afirmado que Carrie Johnson se queria "livrar" dele e tentou "nomear amigos para cargos específicos".

Leia Também: "Da próxima vez, cumpra as regras": Menina escreve carta a Boris Johnson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório