Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Partygate'. Polícia britânica investiga festas em Downing Street

O anúncio surge numa altura em que são denunciadas várias festas que incluem o primeiro-ministro, Boris Johnson.

'Partygate'. Polícia britânica investiga festas em Downing Street

A Polícia Metropolitana de Londres vai investigar as festas realizadas no n.º 10 de Downing Street durante o confinamento em vigor no Reino Unido para combater a pandemia de Covid-19, anunciou esta terça-feira a comissária Cressida Dick. 

“Fazemos o trabalho policial sem medo ou favorecimentos. Compreendo perfeitamente que há uma profunda preocupação do público. Confirmo que a Met está a investigar vários eventos que decorreram em Downing Street”, disse, citada pelo Independent.

O anúncio surge numa altura em que são denunciadas várias festas que incluem o primeiro-ministro, Boris Johnson. Ainda ontem foi revelado que o governante teve duas festas de aniversário no dia 19 de junho de 2020: uma organizada pelos seus funcionários, na qual também esteve presente um coro para cantar os parabéns, e outra no seu apartamento, organizada em secreto pela mulher Carrie Johnson.

Sobre a primeira festa desse dia, um porta-voz do primeiro-ministro confirmou a presença mas sublinha que Boris Johnson esteve lá “menos de dez minutos”. Já sobre a festa organizada em casa, que a ITV revela ter tido cerca de 30 convidados no interior da residência oficial, o porta-voz diz que é “totalmente falso” e que “de acordo com as regras da época, o primeiro-ministro acolheu um pequeno número de familiares no exterior [no jardim] naquela noite”.

Em causa está ainda uma festa, realizada em maio de 2020, onde um e-mail pedia aos cerca de 100 convidados para trazerem a sua “própria bebida”. Presente na Câmara dos Comuns, no passado dia 12, Boris Johnson admitiu pela primeira vez que esteve no evento, mas apesar de ter afirmado várias vezes que “assume todas as responsabilidades”, explicou que acreditava que se tratava de “um evento de trabalho”

A 16 de abril de 2021, um dia antes do funeral do príncipe Philip, realizou-se outra festa em Downing Street. Contudo, segundo indica o The Telegraph, o primeiro-ministro encontrava-se na sua casa de campo, em Chequers, e referiu ser “lamentável que tal tenha acontecido durante um período de luto nacional", endereçando ainda um pedido de desculpas formal à rainha Isabel II. 

Leia Também: Reino Unido: Inquérito sobre 'Partygate' deixa Boris Johnson em suspenso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório