Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Milhares protestam no Egito contra "políticas repressivas"

Milhares de islamitas, apoiantes do presidente deposto Mohamed Morsi, protestaram hoje em diversas cidades do Egito e contestaram o novo sistema político imposto no país e as suas "políticas repressivas".

Milhares protestam no Egito contra "políticas repressivas"
Notícias ao Minuto

18:04 - 21/03/14 por Lusa

Mundo Islão

De acordo com a Irmandade Muçulmana, um dos organizadores dos protestos no âmbito da Aliança para a Defesa da Legitimidade, pelo menos um jovem foi morto por disparos das forças de segurança na cidade de Alexandria (norte). A rede de informação Rassd, conotada com a Irmandade, precisou que a vítima foi um estudante de 18 anos, abatido a tiro pela polícia de intervenção.

Pelo menos 15 manifestantes foram detidos em Alexandria e no Cairo, onde os protestos foram dispersados pelas forças se segurança, informou a agência oficial Mena.

Apesar de as principais manifestações terem ocorrido em diversos bairros da capital, com a destruição de pelo menos um veículo policial, a agência noticiosa Efe registou protestos, entre outras cidades, em Suez (leste do Cairo), Damieta (norte do país), Beni Suef (sul do cairo), Port Said (norte) e Al Mansura (delta do Nilo).

Os novos protestos inserem-se na designada "nova vaga revolucionária" desencadeada na quarta-feira pela Aliança e que deverá prolongar durante 11 dias, para assinalar o terceiro aniversário do referendo sobre o ato constitucional elaborado pela cúpula militar após a revolta popular de 2011, que derrubou o regime autocrático de Hosni Mubarak.

Na terça-feira as forças de segurança impediram a realização de uma conferência de imprensa da Aliança para a Defesa da Legitimidade, que pretendia responder ao recente relatório oficial sobre a violenta ação policial contra os acampamentos islamitas na capital, em protesto contra a demissão pelos militares de Morsi no início de julho, e que provocaram centenas de mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório