Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Homem faz pelo menos quatro reféns numa sinagoga do Texas

Suspeito terá sido ouvido a falar com raiva numa transmissão ao vivo, antes desta ser cortada.

Homem faz pelo menos quatro reféns numa sinagoga do Texas
Notícias ao Minuto

22:35 - 15/01/22 por Marta Ferreira com Lusa

Mundo EUA

Um homem mantém pelo menos quatro pessoas reféns na Congregação Beth Israel, a nordeste de Fort Worth, no estado norte-americano do Texas. De acordo com a AFP, o suspeito foi ouvido a falar com raiva numa transmissão ao vivo, antes desta ser cortada.

A situação aconteceu durante o culto na sinagoga levando o Departamento de Polícia de Colleyville a mobilizar a SWAT, a unidade de polícia altamente especializada. 

A operação ainda decorre e, de acordo com a Associated Press, que falou com dois polícias em anonimato, o rabino da sinagoga estará entre os reféns.

De acordo com a CNN, que falou com dois polícias, a motivação do suspeito terá sido querer libertar Aafia Siddiqui, que uma pena de 86 anos numa prisão no Texas. Esta mulher foi condenada em 2010 por sete acusações, incluindo tentativa de homicídio e agressão armada contra oficiais dos EUA no Afeganistão. Esta suspeita de possível motivo será pelo que o homem disse durante a transmissão ao vivo.

Siddiqui encontra-se numa prisão federal no Texas.

O sequestrador não foi ainda identificado, segundo as mesmas fontes, que advertiram que a informação que prestaram se baseiam numa investigação preliminar e que a situação está a evoluir rapidamente.

A porta-voz do FBI de Dallas, Katie Chaumont, informou que uma equipa de operações especiais 'SWAT' do FBI está no local e que os negociadores estão a comunicar com alguém dentro da sinagoga.

Chaumont não pôde precisar se o sequestrador está armado e recusou-se a descrever o que pediu ao FBI, alegando ser matéria sensível do ponto de vista operacional.

A polícia foi chamada à sinagoga por volta das 11h00 (17h00 em Lisboa) e os residentes do bairro circundante foram retirados pouco depois, segundo Chaumont.

Não há relatos de quaisquer feridos, segundo a responsável. "É uma situação em evolução, e temos muito pessoal no local", disse Chaumont.

A polícia fechou o acesso às estradas que circundam a sinagoga no sábado à tarde.

Colleyville é uma comunidade com cerca de 26.000 pessoas, a cerca de 23 quilómetros a nordeste de Fort Worth, no Texas.

A assessora de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, divulgou através da plataforma social Twitter que o Presidente Joe Biden foi informado da situação e está a receber atualizações de altos funcionários.

Também o primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, anunciou na mesma rede social que está a acompanhar de perto a situação. "Rezamos pela segurança dos reféns e dos socorristas", escreveu no Twitter.

O cônsul-geral de Israel em Houston está a caminho do local do incidente, segundo o ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Yair Lapid, numa declaração em que acrescenta que os funcionários israelitas "estão em estreito contacto com as agências norte-americanas de aplicação da lei".

O Departamento de Polícia de Dallas já enviou patrulhas para as sinagogas de Dallas e outros locais numa ação de precaução, segundo avançou o presidente da câmara de Dallas, Eric Johnson, no Twitter. 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já foi informado da situação e os principais membros do departamento de segurança nacional estão em contacto com os líderes federais. 

[Notícia atualizada às 00h02]

Leia Também: EUA processam Texas por diluir voto latino no seu novo mapa eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório