Meteorologia

  • 16 JANEIRO 2022
Tempo
10º
MIN 7º MÁX 16º

Edição

EUA processam Texas por diluir voto latino no seu novo mapa eleitoral

O Governo dos Estados Unidos interpôs hoje uma ação judicial contra o Estado do Texas por ter definido um novo mapa eleitoral que dilui e retira força ao voto dos cidadãos hispânicos.

EUA processam Texas por diluir voto latino no seu novo mapa eleitoral
Notícias ao Minuto

21:01 - 06/12/21 por Lusa

Mundo Hispânicos

Numa queixa apresentada no tribunal do distrito ocidental da divisão de El Paso, o Governo federal norte-americano argumentou que, na última década, o Texas ganhou quatro milhões de habitantes, na maioria hispânicos e de outras minorias, mas que os distritos eleitorais não refletem essa diversidade.

"O poder legislativo do Texas recusou-se a reconhecer um eleitorado que cada vez mais é formado por minorias. O Texas definiu dois novos distritos que têm maiorias anglo-saxónicas e eliminou intencionalmente um distrito latino", indicou o Departamento de Justiça na queixa.

Com a ação judicial, o Departamento de Justiça, dirigido pelo procurador-geral Merrick Garland, quer demonstrar que o Texas violou uma secção essencial da Lei Eleitoral que obriga a que todos os eleitores disponham de igualdade de oportunidades para participar nos atos eleitorais.

O Texas é um dos Estados norte-americanos que mais crescimento tiveram nos últimos anos e foi o único a aumentar em dois congressistas a sua representação na Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso), após serem conhecidos os resultados dos censos de 2020.

Tanto o governador do Texas, Greg Abbott, como as maiorias na Assembleia e no Senado estaduais pertencem ao Partido Republicano.

Já em outubro passado, o Fundo Educativo e de Defesa Legal México-Norte-Americano (MALDEF) interpôs uma primeira ação judicial contra o Estado do Texas pelo mesmo motivo e pediu ao tribunal federal para descartar os novos mapas eleitorais.

Leia Também: Mais de 200 famílias separadas nos EUA podem voltar a reunir-se

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório