Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Número de mortos em incêndio de Nova Iorque revisto para 17

O fumo que viajou rapidamente pelas escadas do prédio velho foi a principal causa de morte.

Notícias ao Minuto

08:40 - 11/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Nova Iorque

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, reviram o número de vítimas mortais no incêndio num prédio no bairro do Bronx, de 19 para 17. Segundo o mayor Eric Adams, dessas 17 vítimas, oito são crianças.

Na segunda-feira, o comissário dos bombeiros da cidade, Daniel Nigro, disse que a confusão com o número de mortos ocorreu porque "os pacientes foram levados para sete hospitais diferentes", criando alguma confusão. "Acho que é uma boa notícia razoável, que o número seja 17 e não 19", disse Nigro, em conferência de imprensa.

Mas o comissário alertou ainda que "não nos podemos esquecer que ainda há pessoas a lutar pelas suas vidas no hospital". "Este número pode, infelizmente, subir novamente", acrescentou.

As chamas afetaram praticamente apenas o terceiro andar, mas o fumo viajou rapidamente pelas escadas do prédio velho de 19 andares que, segundo o New York Times, não tinha detetores de fumo.

Uma porta aberta no 15.º andar provocou um efeito de acumulação de fumo nas escadas do edifício, que funcionavam como a única saída de emergência na ausência de um sistema mais moderno.

Assim, os investigadores consideram que a asfixia terá sido a principal causa de morte da maioria das vítimas. Já o incêndio terá começado com um aquecedor avariado no terceiro andar.

Leia Também: EUA. A (forte) imagem de um salvamento em incêndio que matou 9 crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório