Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

EUA. A (forte) imagem de um salvamento em incêndio que matou 9 crianças

Fogo em prédio matou 19 pessoas, nove das quais eram crianças. Foi o incêndio mais mortal de Nova Iorque nos últimos 30 anos.

EUA. A (forte) imagem de um salvamento em incêndio que matou 9 crianças
Notícias ao Minuto

08:23 - 10/01/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Estados Unidos

Um incêndio num edifício em Nova Iorque, nos Estados Unidos, provocou, este domingo, dezanove mortos, dos quais nove eram crianças. Este balanço fez já deste fogo um dos um dos piores desastres do género de que há memória recente, segundo o comissário dos bombeiros da cidade norte-americana. Mais de 50 pessoas ficaram feridas.

Entre a tragédia, surgiu uma (forte) imagem de um salvamento de um bebé das chamas que deflagraram no prédio situado no bairro do Bronx. Zach Haberman, do The New York Post, partilhou a fotografia - pertencente à publicação - em que é possível ver um bombeiro no momento em que retira de perigo a criança.

O incêndio, recorde-se, provocou dezenas de feridos. Segundo a agência Associated Press foram hospitalizadas pelo menos 32 pessoas, tendo acorrido ao local, um edifício de 19 andares, cerca de 200 bombeiros.

Os feridos foram transportados para cinco hospitais, a maior parte deles por inalação grave de fumo, disse o comissário dos bombeiros Daniel Nigro, segundo o qual os bombeiros "encontraram vítimas em todos os andares". O responsável comparou a gravidade do incêndio ao que ocorreu em 1990 num clube e que provocou a morte de 87 pessoas.

Como tudo ocorreu? 

Segundo Daniel Nigro, o incêndio começou num apartamento duplex que abrangia o segundo e terceiro andares. Os bombeiros encontraram a porta do apartamento aberta, o que pode ter levado a uma mais rápida propagação das chamas e do fumo.

O responsável atualizou a informação posteriormente para indicar que o incêndio teve origem num aquecedor avariado, uma conclusão com base em provas físicas e no testemunho inicial dos residentes.

Numa conferencia de imprensa, Daniel Nigro disse que este foi o incêndio mais mortal de Nova Iorque nos últimos 30 anos e acrescentou que 13 pessoas continuam hospitalizadas, em estado crítico.

Leia Também: Incêndio em prédio de Nova Iorque faz 19 mortos e vários feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório