Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cerca de 15 civis mortos em quatro dias no nordeste da RDCongo

Cerca de 15 civis foram mortos desde quinta-feira em ataques de grupos que enfrentam o Exército no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), com 38 mortos no lado rebelde, de acordo com fontes militares e locais.

Cerca de 15 civis mortos em quatro dias no nordeste da RDCongo
Notícias ao Minuto

16:12 - 27/12/21 por Lusa

Mundo RDCongo

"Três civis foram mortos" no sábado num ataque das Forças Democráticas Aliadas [ADF, na sigla em inglês] a Njiapanda ", uma aldeia no território de Mambasa, na província de Ituri, disse o líder comunitário local Janvier Musoki Kinyongo.

"A minha comunidade ficou deserta depois de os rebeldes das ADF atacarem a região (...) Dois dias antes [quinta-feira], sepultámos nove pessoas mortas por eles", acrescentou.

Noutra zona, o porta-voz do Exército, tenente Jules Ngongo, disse que os soldados mataram sete elementos das ADF e capturaram outro numa contraofensiva a cerca de 90 quilómetros a sul de Bunia, capital da província de Ituri.

Além das ADF, as forças de segurança da RDCongo lutam desde o final de 2017 contra a Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo (Codeco), uma milícia conhecida pela ferocidade das suas ações na província de Ituri.

O Exército disse ter realizado "operações com apoio de helicópteros" no reduto da Codeco, na área de Djugu (norte). O balanço é de "31 elementos da milícia Codeco neutralizados [mortos] e vários feridos no campo inimigo", acrescentou Jules Ngongo.

Formados numa base comunitária, a Codeco afirma defender os interesses dos Lendu, uma das comunidades de Ituri, contra membros da comunidade rival Hema.

Além disso, na capital provincial, Bunia, "três pessoas foram mortas num assalto" a uma agência móvel de transferência de dinheiro liderada por "bandidos armados" na sexta-feira, revelou o comandante da polícia, Gérard Abeli ??Mwangu.

Mais a sul, no setor de Rwenzori, na província vizinha de Kivu do Norte, um ataque atribuído às ADF provocou "dois mortos e quatro casas queimadas", segundo o líder comunitário local Joël Lewis.

As províncias de Kivu do Norte e Ituri estão sujeitas a ataques de grupos armados desde maio.

Na véspera de Natal em Beni, um terrorista suicida detonou o engenho explosivo que transportava num restaurante e provocou a morte de sete pessoas.

Desde 30 de novembro que os exércitos da RDCongo e do Uganda realizam operações conjuntas contra as ADF, o mais forte dos cerca de cem grupos armados listados na região.

Leia Também: Um polícia morto em protestos na República Democrática do Congo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório