Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Um polícia morto em protestos na República Democrática do Congo

Pelo menos um polícia foi hoje morto a tiro no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) em confrontos com manifestantes em protesto contra a criminalidade, disse fonte hospitalar.

Um polícia morto em protestos na República Democrática do Congo
Notícias ao Minuto

10:46 - 20/12/21 por Lusa

Mundo RDCongo

Os manifestantes invadiram hoje às 05:00 (03:00 em Lisboa) as principais artérias da cidade, capital da província de Kivu Norte, incendiando pneus e levantando barreiras com pedras, constatou um jornalista da agência France-Presse.

A polícia disparou balas reais e usou gás lacrimogéneo para dispersar a multidão.

No centro da cidade, bancos, lojas e o mercado central estão fechados e as escolas enviaram para casa os poucos alunos que foram às aulas.

Movimentos de jovens em Goma convocaram para hoje um dia de protesto contra a "criminalidade crescente".

Pedem que sejam avaliados "sem complacência" os efeitos do estado de sítio em vigor desde meados de maio nas províncias de Kivu Norte e Ituri.

Decretado por Kinshasa para tentar pôr fim à violência de grupos armados que há 25 anos aterrorizam o leste do país, o estado de sítio foi inicialmente saudado por alguns habitantes de Goma, que notaram uma quebra dos delitos de direito comum.

No entanto, vários incidentes violentos que ocorreram nas últimas semanas, nomeadamente a morte de um cambista em 14 de dezembro e um assalto no dia 16 fez dois mortos e vários feridos.

Os manifestantes opõem-se "categoricamente à entrada da polícia do Ruanda em Goma", citando um memorando de entendimento assinado no início da semana passada em Kigali pelas polícias ruandesa e congolesa para uma melhor cooperação transfronteiriça para lutar contra vários tráficos.

O comissário nacional da polícia da RDCongo, Dieudonné Amuli Bahigwa, negou, no entanto, qualquer plano para a polícia ruandesa colaborar na manutenção da ordem em Goma: "É uma mentira a toda a linha".

Leia Também: Presidente congolês diz que presença do exército ugandês será limitada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório