Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alemanha recomenda vacinar menores de 30 exclusivamente com a Pfizer

Depois de França, também o comité consultivo de vacinas da Alemanha desaconselha a vacina da Moderna contra a Covid-19 a pessoas com menos de 30 anos.

Alemanha recomenda vacinar menores de 30 exclusivamente com a Pfizer
Notícias ao Minuto

11:02 - 10/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O comité consultivo de vacinas da Alemanha recomenda apenas a vacina da BioNTech/Pfizer para pessoas com menos de 30 anos, já que é aquela que apresenta uma taxa menor de inflamações cardíacas em pessoas mais jovens, foi anunciado na manhã desta quarta-feira.

A Alta Autoridade Francesa para a Saúde (HAS) já tinha feito uma recomendação semelhante no início desta semana.

O comité alemão aconselha também que as mulheres grávidas, independentemente da idade, sejam inoculadas apenas com a vacina da Pfizer.

Em comunicado, o comité explica que os casos muito raros de miocardite e pericardite detetados em menores de 30 depois da administração das duas vacinas baseadas na tecnologia mRNA são mais frequentes depois de se receber a Moderna do que a BioNTech/Pfizer.

A recomendação refere-se tanto à vacinação com as duas primeiras doses como às possíveis doses de reforço.

A entidade sublinha que, para pessoas a partir dos 30 anos de idade, não existe um maior risco de miocardite e pericardite depois da administração da vacina da Moderna.

Ainda assim, mesmo abaixo dessa faixa etária, o número de casos reportados é mínimo.

A recomendação, que já foi enviada aos estados federados da Alemanha, baseia-se nos novos dados do Instituto Paul Ehrlich (PEI), competente ao nível federal em matéria de vacinas e medicamentos.

Leia Também: Alemanha regista maior número de casos desde o início da pandemia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório