Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Condores, aves em vias de extinção, podem reproduzir-se sem acasalar

Os investigadores descobriram que duas crias chocaram a partir de ovos não fertilizados.

Condores, aves em vias de extinção, podem reproduzir-se sem acasalar
Notícias ao Minuto

11:24 - 03/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espécies ameaçadas

Os condores da Califórnia, uma espécie em vias de extinção, podem reproduzir-se sem acasalar. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da San Diego Zoo Wildlife Alliance, uma associação sem fins lucrativos.

Durante uma análise de amostras biológicas de condores da Califórnia, os investigadores descobriram que duas crias chocaram a partir de ovos não fertilizados.

“Foi uma grande surpresa. Não esperávamos encontrar nada disto”, disse Cynthia Steiner, diretora adjunta da instituição e coautora do estudo entretanto publicado na revista científica Journal of Heredity, em declarações à Reuters.

“Esta é uma descoberta muito rara porque não é conhecida na generalidade dos pássaros, particularmente em espécies selvagens”, acrescentou.

A descoberta foi, assim, surpreendente para os cientistas, já que ambas as aves do sexo feminino estiveram continuamente com parceiros férteis masculinos e já tinham reproduzido. A reprodução assexual nunca tinha sido identificada em espécies de aves com acesso a parceiros do sexo oposto.

As duas crias estavam abaixo de peso à nascença. Uma delas foi libertada e morreu em 2003, com dois anos, ao passo que a outra sobreviveu durante oito anos em cativeiro, acabando por morrer em 2017.

Os condores da Califórnia são uma das espécies mais raras, mas a sua população está a aumentar - Cynthia Steiner refere que existem cerca de 500 condores, 200 em cativeiro e 300 na natureza. A esperança é, agora, continuar a estudar a reprodução assexual, num altura em que mais pássaros estão na natureza.

Leia Também: Bando de condores gigantes provoca estragos em casa na Califórnia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório