Os condores da Califórnia, uma espécie em vias de extinção, podem reproduzir-se sem acasalar. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas da San Diego Zoo Wildlife Alliance, uma associação sem fins lucrativos.
Durante uma análise de amostras biológicas de condores da Califórnia, os investigadores descobriram que duas crias chocaram a partir de ovos não fertilizados.
“Foi uma grande surpresa. Não esperávamos encontrar nada disto”, disse Cynthia Steiner, diretora adjunta da instituição e coautora do estudo entretanto publicado na revista científica Journal of Heredity, em declarações à Reuters.
“Esta é uma descoberta muito rara porque não é conhecida na generalidade dos pássaros, particularmente em espécies selvagens”, acrescentou.
BREAKING NEWS
— San Diego Boo Wildlife Alliance (@sandiegozoo) October 28, 2021
Scientists at SDZWA discovered two California condor chicks have hatched from unfertilized eggs. This sort of asexual reproduction, known as parthenogenesis, is a first for the species and provides new hope for their recovery. Read more: https://t.co/m5MZhqt21l pic.twitter.com/vRxGbKZy2S
A descoberta foi, assim, surpreendente para os cientistas, já que ambas as aves do sexo feminino estiveram continuamente com parceiros férteis masculinos e já tinham reproduzido. A reprodução assexual nunca tinha sido identificada em espécies de aves com acesso a parceiros do sexo oposto.
As duas crias estavam abaixo de peso à nascença. Uma delas foi libertada e morreu em 2003, com dois anos, ao passo que a outra sobreviveu durante oito anos em cativeiro, acabando por morrer em 2017.
Os condores da Califórnia são uma das espécies mais raras, mas a sua população está a aumentar - Cynthia Steiner refere que existem cerca de 500 condores, 200 em cativeiro e 300 na natureza. A esperança é, agora, continuar a estudar a reprodução assexual, num altura em que mais pássaros estão na natureza.
Leia Também: Bando de condores gigantes provoca estragos em casa na Califórnia