Os condores gigantes da Califórnia são raros, mas recentemente um bando destas aves decidiu convergir para a casa de Cinda Mickols na cidade de Tehachapi, e causar alguns estragos, segundo o San Francisco Chronicle.
Seana Quintero, a filha de Cinda Mickols, contou ao jornal que entre 15 a 20 condores gigantes apareceram e na casa da sua mãe no fim de semana e por lá têm ficado.
As aves têm causado danos no terraço, tendo estragado bandeiras decorativas e ornamentos para o relvado e derrubado vasos. Além disso, têm defecado em todo o lado.
“Ela está definitivamente frustrada, mas também sente reverência e sabe quão rara é esta experiência”, disse Seana Quintero da sua mãe.
Over the weekend ~15 California condors descended on my moms house and absolutely trashed her deck. They still haven’t left. It sucks but also this is unheard of, there’s only 160 of these birds flying free in the state and a flock of them decided to start a war with my mom pic.twitter.com/bZyHsN58Bk
— Seana Lyn (@SeanaLyn) May 5, 2021
O U.S. Fish and Wildlife Service, que gere um programa para salvar esta espécie da extinção, reagiu no Twitter. A agência explicou que a casa está localizada num habitat histórico dos condores, e sugeriu a Cinda Mickols que tente abordagens inofensivas como gritar, bater palmas ou borrifar água para espantar os pássaros.
Os condores da Califórnia quase foram extintos na década de 80. As aves que se mantiveram vivas foram capturadas e colocadas em jardins zoológicos para se reproduzirem em cativeiro. Atualmente, umas centenas de condores gigantes da Califórnia vivem em estado selvagem.
Leia Também: Príncipe do Liechtenstein acusado de matar o maior urso da Roménia