Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Príncipe do Liechtenstein acusado de matar o maior urso da Roménia

Organizações ambientalistas afirmam que o urso foi abatido numa zona protegida das montanhas dos Cárpatos.

Príncipe do Liechtenstein acusado de matar o maior urso da Roménia
Notícias ao Minuto

23:55 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Roménia

Duas organizações não-governamentais ambientalistas acusam o príncipe do Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia – possivelmente da União Europeia – durante uma caçada em março, um ato que desrespeitou a proibição de caçar grandes carnívoros naquele país, de acordo com o The Guardian.

Num comunicado, a ONG romena Agent Green e a ONG austríaca VGT referem que o urso, chamado Arthur, foi abatido pelo príncipe Emanuel von und zu Liechtenstein.

As organizações frisam que o príncipe recebeu uma autorização especial do Ministério do Ambiente romeno para caçar um urso fêmea que estava a provocar estragos nas quintas de Ojdula.

“Mas na realidade, o príncipe não matou o urso problemático, mas um macho que vivia nas profundezas da floresta e que nunca se tinha aproximado de localidades. O urso chamado Arthur foi observado durante muitos anos por um membro da Agent Green naquela área, e era conhecido por ser um espécime selvagem que não estava habituado à presença do homem e às fontes de alimento que oferecia”, argumentam as ONGs.

A Associated Press teve acesso aos documentos oficiais da caçada que confirmam que foi concedida uma licença de quatro dias ao príncipe Emanuel para caçar em Covasna, em março. Os documentos indicam que no dia 13 de março o príncipe matou um urso pardo com 17 anos, pelo qual terá alegadamente pagado sete mil euros.

“Pergunto-me como é que o príncipe poderia confundir um urso fêmea que se aproximava de aldeias com o maior urso macho que vivia nas profundezas da floresta”, assinalou Gabriel Paun, o presidente da Agent Green. Para Paun ficou “claro que o príncipe não veio para resolver o problema dos habitantes locais, mas sim para matar o urso e levar para casa o maior troféu para pendurar na sua parede”.

Leia Também: Dono de pizaria pinta rua para evitar que clientes apanhem multa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório