Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Assistentes de bordo italianas despem-se contra despedimentos e cortes

A nova companhia aérea nacional da Itália, a ITA Airways, iniciou as suas subidas aos céus recentemente, mas nem tudo está bem em terra firme.

Assistentes de bordo italianas despem-se contra despedimentos e cortes
Notícias ao Minuto

16:03 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Alitalia

Um grupo de assistentes de bordo italianas decidiu despir-se como forma de protesto contra os despedimentos e cortes salariais.

No Campidoglio - o centro de poder em Roma - cerca de 50 mulheres apareceram vestidas com os seus uniformes da Alitalia e a gritar “Nós somos a Alitalia”, enquanto iam removendo peças de roupa.

A Alitalia encerrou as operações, tendo a ITA Airways assumido o seu lugar como companhia aérea nacional italiana. No entanto, dos 10.500 trabalhadores da Alitalia, apenas 2.800 ficaram empregados na ITA Airways.

O protesto teve não só em conta a perda de empregos, mas também os contratos celebrados para quem foi contratado pela ITA Airways. Uma assistente de bordo da ITA Airways disse à CNN que, além de receber um corte de salário, perderam a antiguidade e já não são informados com antecedência sobre onde e quando estarão a trabalhar. 

O presidente do ITA, Alfredo Altavilla, classificou as ameaças de greve como "uma vergonha nacional". "A negociação de contratos está mais do que concluída. Estavam todos de acordo e assinaram o contrato que lhes enviamos", disse Altavilla ao Il Fatto Quotidiano no início deste mês.

Pode ver abaixo algumas imagens do momento: 

Leia Também: Alitalia comprada pela ITA durante negociações com sindicatos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório