Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Alemanha. Verdes optam por coligação governamental com SPD e Liberais

Os Verdes alemães anunciaram hoje que querem formar uma coligação de Governo com os sociais-democratas do SPD, que venceram as eleições de 26 de setembro, e os Liberais do FDP.

Alemanha. Verdes optam por coligação governamental com SPD e Liberais
Notícias ao Minuto

09:37 - 06/10/21 por Lusa

Mundo Alemanha/Eleições

"Chegámos à conclusão de que é agora lógico continuar as discussões com o SPD e o FDP, com uma procura mais aprofundada de terreno comum", disse a copresidente dos Verdes Annalena Baerbock numa conferência de imprensa, citada pela agência de notícias France-Presse.

Os Verdes, que ficaram em terceiro lugar nas eleições que viraram a página na Alemanha após 16 anos de Angela Merkel como chanceler, estão, assim, a excluir uma possível coligação com os Democratas-Cristãos da CDU/CSU, que ficaram em segundo.

O SPD, liderado por Olaf Scholz, venceu as eleições com 25,7% dos votos, enquanto a CDU/CSU, liderada por Armin Laschet, registou o pior resultado dos conservadores desde 1949, com 24,1%, seguindo-se os Verdes, com 14,8%, e o FDP, com 11,5%.

"O país não pode permitir-se uma longa paragem" enquanto se espera pela formação de uma coligação, disse Annalena Baerbock, referindo-se aos meses de conversações que paralisaram a Alemanha e a União Europeia após as eleições anteriores em 2017.

"Propomos agora ao FPD continuar as conversações com o SPD e os Verdes", disse Baerbock.

A dirigente dos Verdes acrescentou que o interesse do partido "é fazer avançar as coisas rapidamente".

O outro copresidente dos Verdes, Robert Habeck, disse que "as discussões das últimas semanas mostraram que as maiores intersecções em termos de conteúdo são concebíveis" numa coligação com o SPD e o FDP, "especialmente no campo da política social".

No entanto, acrescentou, "o bolo está longe de ser comido" e o acordo ainda não está completo.

Os líderes do FDP deverão fazer uma declaração sobre as negociações ainda hoje de manhã.

Uma coligação tripartida seria uma estreia na Alemanha desde 1950.

A CDU/CSU não desistiu de tentar formar a chamada coligação "jamaicana", em referência às cores dos partidos, com os Verdes e os Liberais, e evitar a coligação "semáforo", entre estes dois partidos e o SPD.

Os líderes dos conservadores reuniram-se com os Liberais no domingo, e com os Verdes na terça-feira, para tentar convencê-los a construir uma tal coligação, a única que lhes permitiria manter a chefia do Governo após 16 anos da era de Merkel.

As suas conversas com os ecologistas foram divulgadas à imprensa na terça-feira à noite, o que irritou os Verdes.

"Confiança também significa que nem tudo é publicado imediatamente nos jornais", disse Baerbock na conferência de imprensa de hoje.

Leia Também: Covid-19. Alemanha com mais 76 mortes e 11.547 novos casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório