Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ex-Presidente Saakashvili detido após regressar à Geórgia

O ex-Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, foi hoje detido após entrar no país proveniente da Ucrânia e um dia antes das eleições municipais, indicaram as autoridades locais.

Ex-Presidente Saakashvili detido após regressar à Geórgia
Notícias ao Minuto

18:22 - 01/10/21 por Lusa

Mundo Geórgia

"O ex-Presidente, um delinquente e um criminoso, foi detido e transportado para um centro penitenciário", anunciou o primeiro-ministro georgiano, Irakli Garibashvili, numa conferência de imprensa extraordinária.

Saakashvili, condenado a duas penas de três e seis anos de prisão por corrupção e abuso de poder, escreveu previamente na sua conta pessoal no Facebook que tinha chegado à cidade georgiana de Batumi, nas margens do mar Negro.

As autoridades negaram inicialmente essa informação e asseguraram que o ex-chefe de Estado, privado da cidadania georgiana em 2015 e que permanecia em fuga à justiça do país, não tinha cruzado a fronteira.

A Geórgia organiza este sábado eleições municipais que fazem temer uma repetição da crise política registada após as legislativas de 2020, assinaladas por denúncias de fraude e fortes protestos da oposição.

O principal catalisador desta nova espiral de confrontação foi Saakashivili, que abandonou o país há oito anos e vivia atualmente na Ucrânia, país que lhe concedeu a nacionalidade.

Fundador do Movimento nacional unido (MNU, oposição), apelou aos seus apoiantes para saírem à rua e protestarem no dia seguinte às eleições.

Segundo a cadeia televisiva local Imedi, o ex-dirigente encontra-se numa prisão dos arredores de Tbilissi, onde se começaram a concentrar os seus seguidores.

Leia Também: Ex-presidente da Geórgia diz estar no país apesar das ameaças de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório