Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Talibãs celebraram a saída dos americanos com salva de tiros

Os vídeos que foram surgindo da cidade de Cabul mostram o céu noturno iluminado por salvas de tiros, após saída do último avião militar norte-americano.

Notícias ao Minuto

10:52 - 31/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Na segunda-feira à noite, quando o último avião militar dos Estados Unidos levantou voo do aeroporto de Cabul, que marcou o final de duas décadas de presença norte-americana no Afeganistão, foram ouvidos vários tiros de celebração em toda a capital afegã.

A saída dos últimos militares norte-americanos foi feita sem qualquer transição oficial, de forma célere e discreta, mas depressa foi tornada oficial pelos talibãs.

Os vídeos que foram surgindo da cidade mostram o céu noturno iluminado por salvas de tiros.

"O último soldado americano saiu do aeroporto de Cabul e o nosso país país ganhou independência total", indicou Qari Yusuf, um porta-voz dos talibãs, em comunicado.

"O último avião saiu, acabou! Não consigo expressar a minha felicidade em palavras... Os nossos 20 anos de sacrifícios funcionaram", disse Hemad Sherzad, um dos militantes talibãs, nas redes sociais.

Recorde-se que os talibãs asseguraram hoje o controlo total do aeroporto internacional de Cabul e falaram de uma "lição" para o mundo, após o último avião norte-americano ter descolado, marcando o fim da guerra mais longa dos Estados Unidos.

Leia Também: Falta de financiamento deixa sistema de saúde afegão à beira do colapso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório