Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dia do Mediterrâneo será celebrado pela primeira vez em 28 de novembro

O Dia do Mediterrâneo será celebrado pela primeira vez em 28 de novembro, e tem como objetivo reconhecer a cultura mediterrânea, a diversidade da região e como apelo para todos os países da zona a trabalharem juntos.

Dia do Mediterrâneo será celebrado pela primeira vez em 28 de novembro
Notícias ao Minuto

13:24 - 29/08/21 por Lusa

Mundo Mar

A celebração deste dia oficial foi acordada pelos 42 Estados membros da União para o Mediterrâneo (UpM), cujo secretariado está sediado em Barcelona, que apelaram a todos que se identificam com o Mediterrâneo a celebrar "o seu legado de diálogo cultural, conhecimento e humanismo".

A região do Mediterrâneo, que abriga mais de 480 milhões de pessoas em três continentes e tem 46.000 quilómetros de costa, "oferece uma riqueza de diversidade humana e natural única no mundo", segundo o secretário-geral da UfM, Nasser Kamel.

"As suas comunidades e culturas passaram séculos a trocar ideias, produtos e aprendizados por meio desse mar comum e este dia busca fortalecer esses laços, promover o diálogo e destacar as suas conquistas, além de expor temas de interesse e mobilizar a vontade política e recursos para enfrentar desafios compartilhados", enfatizaram os responsáveis da organização.

"O Mediterrâneo é a nossa casa e o nosso sustento, a nossa história e o nosso futuro", declarou Nasser Kamel.

"Enfrentamos grandes desafios como região, mas também temos um grande potencial, e o Dia do Mediterrâneo é uma oportunidade fantástica de regozijo em tudo o que temos feito e tudo o que podemos alcançar se trabalharmos juntos, sublinhou ainda.

O Dia do Mediterrâneo visa, de acordo com a UpM, destacar as realizações regionais e iniciativas empreendidas pelos governos, organizações internacionais e governos regionais, instituições financeiras, internacionais, agências de desenvolvimento, sociedade civil e organizações do setor privado.

"O objetivo final deste Dia é celebrar a nossa diversidade, mostrar que as nossas semelhanças superam as nossas diferenças e fomentam um sentimento de unidade e comunidade", acrescentam os responsáveis da União para o Mediterrâneo.

Em 28 de novembro de 1995, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) e dos 12 países do sul e do leste do Mediterrâneo realizaram a primeira Conferência Euro-Mediterrânea em Barcelona, onde assinaram um acordo para o lançamento do Processo de Associação Euro-Mediterrâneo, um novo quadro de diálogo que nasce da vontade de fazer da região mediterrânica um espaço de paz, estabilidade, segurança e prosperidade partilhadas.

A Declaração de Barcelona definiu os principais objetivos da associação, divididos em três temas principais - política e segurança, economia e finanças, assuntos sociais, culturais e humanos.

Agora, o Dia do Mediterrâneo visa promover uma identidade comum do Mediterrâneo.

Leia Também: Mais de 400 migrantes resgatadas em cinco dias ao largo de Marrocos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório