Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Bulgária falha novamente formação do novo Governo

A segunda tentativa para a formação de Governo na Bulgária fracassou hoje, perspetivando-se a realização de novas eleições, pela terceira vez desde o princípio do ano. 

Bulgária falha novamente formação do novo Governo
Notícias ao Minuto

10:47 - 20/08/21 por Lusa

Mundo Bulgária

Daniel Mitov, atual líder do partido conservador GERB, a segunda formação mais votada nas últimas eleições de julho, devolveu ao chefe de Estado, Rumen Radev, a tarefa de formar um novo executivo.

"Não vemos possibilidade de formar um Governo" disse Mitov ao chefe de Estado, durante um encontro formal cujo resultado já era esperado.

O GERB, partido que, sob a liderança do populista Boiko Borisov, dominou politicamente o país entre 2009 e o passado mês de abril, já tinha comunicado que não via possibilidade de obter o apoio parlamentar necessário para formar um novo executivo. 

Já no passado dia 10 de agosto tinha falhado, por falta de apoios, a formação de um executivo pelo partido "antissistema" O Povo Existe (ITN), a formação mais votada em 11 de julho, liderado pelo cantor Slavi Trifonov. 

O chefe de Estado tem agora um prazo de sete dias para voltar a tentar, pela terceira e última vez, a formação de um Governo apesar de ser praticamente impossível reunir consensos parlamentares. 

Assim, o mais provável é a realização de novas eleições, pela terceira vez desde abril, sem que seja possível prever a intenção de voto dos eleitores búlgaros.

Das eleições de abril surgiu um Parlamento muito fragmentado que impediu a formação de um executivo e obrigou à realização de eleições em julho, com o mesmo resultado. 

Em julho, o ITN venceu com 24% dos votos, seguido de perto pelo GERB, com 23,5% dos votos, que pela primeira vez desde 2009, perdeu umas eleições gerais.

Além do Partido Socialista (13,4%) e do Movimento pelos Direitos e Liberdades (10,7%) também conseguiram lugares no Parlamento as formações Bulgária Democrática (12,6%) e Levanta-te Bulgária (05%).

Leia Também: Primeiro partido da Bulgária renuncia a formar Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório