Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Rt segue a descer; Maiores de 18 já podem agendar vacina

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt segue a descer; Maiores de 18 já podem agendar vacina
Notícias ao Minuto

08:08 - 28/07/21 por Tomásia Sousa

Mundo Covid-19

Mais de metade dos portugueses já tem a vacinação contra a Covid-19 completa. De acordo com o relatório da vacinação divulgado ontem pela Direção-Geral da Saúde, 5.389.935 pessoas já completaram o esquema vacinal, o que corresponde a 52% da população. 

Ontem, o primeiro-ministro assegurou que o Governo está a preparar os próximos passos no processo de abertura do país, procurando obter o máximo possível de informação científica sobre a evolução da pandemia antes de decidir.

Uma garantia dada depois de ouvir especialistas, investigadores e técnicos, na reunião de terça-feira no Infarmed, e antes do Conselho de Ministros de quinta-feira.

Os especialistas propuseram alterações à matriz de risco que passam por novo limiar da incidência e internamentos e "inclusão de indicadores de gravidade clínica", e ainda um plano com quatro novos níveis de desconfinamento.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h55 - Terminamos aqui este registo. Continue a acompanhar todas as atualizações da pandemia de Covid-19 aqui.

15h10 - Inglaterra vai eliminar quarentena a vacinados da UE e EUA, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico. A medida, reclamada pelo setor do turismo e por expatriados, entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, às 04h00 locais (mesma hora em Lisboa).

14h48 - Madeira teve 1.631 casos positivos entre os zero e os 17 anos desde o início da pandemia, revelou hoje o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

14h30 - Açores com 60 novos infetados em sete ilhas: 37 em São Miguel, 10 na Terceira, cinco em Santa Maria, quatro São Jorge, dois no Pico, um nas Flores e um no Faial.

No boletim diário, a Autoridade de Saúde indica existirem 18 doentes internados e 535 casos ativos.

14h05 - Portugal soma mais 13 mortos e 3.452 casos Covid-19, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Esta atualização faz com que o país registe, desde o início da pandemia, 17.320 óbitos e 960.437 contágios. 

O indicador de transmissibilidade (Rt) sofre hoje uma descida, de 1,04 (registado na segunda-feira) para 1,01, quer a nível nacional quer no Continente

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS

13h52 - O  autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos já está disponível.

Para efetuar o processo, deve aceder ao portal do SNS, deve selecionar o local e a data para a vacinação mais conveniente e, depois, será contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação.

13h50 - Pfizer prevê vender 33,5 mil milhões em vacinas anticovid-19 este ano. O laboratório norte-americano Pfizer prevê vender este ano 33,5 mil milhões de dólares em vacinas anticovid-19 desenvolvidas em parceria com a alemã BioNTech, graças a encomendas de 2,1 mil milhões de doses a nível mundial.

13h20 - Madeira vai antecipar a segunda dose da vacina, à semelhança do que já aconteceu no território continental, de modo a recuperar o atraso na vacinação contra a Covid-19.

O Governo regional recorda também, como já tinha sido noticiado ontem, que no sábado inicia a vacinação dos jovens entre os 12 e os 17 anos.

12h45 - A presidente da Tânzania, um dos últimos países do mundo a adotar as vacinas contra a Covid-19, já recebeu a primeira dose e instou a população a fazer o mesmo. Samia Suluhu Hassan, que sucedeu a John Magufuli, recebeu a vacina Janssen e expressou confiança na segurança do fármaco.

"Vamos garantir que o nosso país tem vacinas suficientes para aqueles que desejam ser vacinados", afirmou, antes de ser vacinada publicamente, juntamente com o primeiro-ministro. "Eu não arriscaria minha vida... Quero dar um bom exemplo ao público."

12h38 - Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce. A Comissão Europeia anunciou hoje um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da Covid-19, cuja utilização está a ser analisada pelo regulador europeu.

11h55 - Washington Post força trabalhadores a vacinarem-se. Funcionários terão de comprovar que estão vacinados quando regressarem à redação, informou o editor do jornal na terça-feira. A partir de 13 de setembro, os funcionários do jornal terão que voltar ao escritório três dias por semana.

11h15 - "Precisamos de um horizonte previsível para a normalização da atividade". O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse, esta quarta-feira, que a utilização do certificado digital deverá continuar durante as próximas semanas e é uma forma de evitar o encerramento dos estabelecimentos. Siza diz que "temos agora condições para abrir" não só porque o país conseguiu "reduzir a velocidade de transmissão", mas também devido à evolução da vacinação.

Questionado sobre a abertura das discotecas, o ministro Pedro Siza Vieira disse não querer antecipar nenhuma decisão, mas sublinhou que "estamos numa fase diferente do combate à pandemia, já mais de 50% da população tem a vacinação completa". 

11h00 - África com 6.543.882 infetados e 166.234 mortos desde início da pandemia. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), a África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.147.190 infetados e 86,293 mortes associadas à covid-19.

10h53 - Moçambique recebeu, desde março, cerca de 1,7 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

10h50 - Ser vacinado em Hong Kong vale um apartamento de 1,4 milhões de dólares. Para acelerar o plano de vacinação da Covid-19, Hong Kong está a dar incentivos em troca de ser vacinado. Aqui pode ganhar um Tesla ou até mesmo um apartamento naquele que é considerado o mercado residencial mais caro do mundo.

10h32 - O regulador de medicamentos da Itália aprovou o uso da vacina Covid-19 da Moderna para crianças de 12 a 17 anos, após a aprovação da Pfizer para adolescentes.

10h05 - Cidade de Tóquio regista novo máximo de infeções. A cidade japonesa de Tóquio contabilizou hoje um novo máximo de infeções de Covid-19, com 3.177 novos casos, ultrapassando as três mil infeções pela primeira vez desde o começo dos Jogos Olímpicos.

9h40 - A Rússia registou 22.420 novos casos de Covid-19, numa altura em que o país atravesse uma nova vaga atribuída à variante Delta. A task force do governo russo adianta ainda que 798 mortes nas últimas 24 horas estiveram relacionadas com a doença.

8h45 - Quatro países de África receberam 76% das vacinas providas pela China. A distribuição de vacinas chinesas para a Covid-19 em África favoreceu sobretudo quatro países, que receberam 76% do total das inoculações fornecidas pela China ao continente, segundo uma consultora com sede em Pequim.

8h28 - Intervalo ideal de doses da vacina da Pfizer é de oito semanas, diz estudo. Espaço temporal proposto por investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acarreta uma resposta imunitária mais eficiente.

8h21 - Erros nos certificados digitais. A leitura dos códigos dos certificados digitais está a sofrer de problemas técnicos e a deixar à porta dos restaurantes clientes que já foram vacinados há mais de 14 dias, avança a TSF. Muitos restaurantes queixam-se de erros na leitura dos certificados de vacinação, que, apesar de válidos, são dados como expirados.

8h16 - Um dia antes de ser vacinado, Gary ficou infetado e quase morreu. Gary Stevens tem 68 anos. Deu entrada no hospital no dia 22 de janeiro, infetado com o novo coronavírus. Tinha agendado ser vacinado no dia seguinte, mas nunca chegou a comparecer. O homem esteve internado 141 dias, três meses na Unidade dos Cuidados Intensivos.

8h05 - Tailândia vai adaptar 15 carruagens de comboio para receberem cerca de 240 pacientes com sintomas ligeiros de Covid-19, numa medida para libertar camas hospitalares em Banguecoque.

7h47 - Médicos sabem pelos seus olhos se está a sofrer de Covid persistente. Um novo estudo indica que é possível discernir se pacientes sofrem de Covid persistente ou Covid longa através de um simples exame ocular.

7h45 - Exigido teste negativo para sair da província chinesa de Jiangsu, realizado nas últimas 48 horas, devido a um surto local, foi hoje anunciado.

7h40 - Alemanha com mais 2.768 casos. Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 2.768 casos de Covid-19 e 21 mortes associadas à doença. A incidência semanal continua a subir mas o Índice de transmissibilidade diminuiu no país.

7h30 - China deteta 55 novos casos locais. A China anunciou hoje a deteção de 86 novos casos de Covid-19, dos quais 55 ocorreram por contágio local, 48 dos quais na província de Jiangsu, no leste do país.

7h26 -  Biden admite vacinação obrigatória de funcionários federais. O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) admitiu hoje que tornar a vacina contra a Covid-19 obrigatória para todos os funcionários federais do país é uma possibilidade que "está a ser considerada".

7h20 - Sydney prolonga confinamento até final de agosto.  As autoridades de Sydney anunciaram hoje que o confinamento foi alargado até 28 de agosto, devido ao aumento das taxas de infeção com Covid-19 e as baixas taxas de vacinação.

7h15 - Bom dia! Inciamos aqui um novo registo para acompanhar todas as atualizações relacionadas com a pandemia de Covid-19. Pode consultar o registo anterior aqui.

Leia Também: "A vacina é ainda mais eficaz do que os ensaios clínicos mostravam"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório