Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: EUA recomendam a vacinados uso de máscara em espaços fechados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO:  EUA recomendam a vacinados uso de máscara em espaços fechados
Notícias ao Minuto

15:48 - 27/07/21 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reportou 2.316 novos casos de Covid-19 e mais seis óbitos nas últimas 24 horas. No total, Portugal soma 956.985 contágios, 17.307 mortes e 888.423 recuperados. Os internamentos seguem a tendência recente de subida, e nesta altura já há 200 pacientes nas unidades de cuidados intensivos. 

No final da reunião com os peritos no Infarmed, a ministra da Saúde disse que é possível preparar o próximo Conselho de Ministros "com alguma esperança".

"O regresso às nossas vidas com normalidade torna-se cada vez mais próximo", afirmou Marta Temido. 

A governante destacou ainda que a vacinação dos jovens abaixo dos 18 anos "está já clarificada" e que será abordada no Conselho de Ministros, apesar de ainda não ser conhecida a posição final da DGS.

"Todos queremos ter essa informação o quanto antes e estamos preparados para vacinar estas faixas etárias em termos logísticos, dependemos agora desta avaliação técnica e há também uma decisão que pode ser tomada para além dessa decisão técnica", referiu Marta Temido. 

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h05 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h59 - Esta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai anunciar que todos os funcionários federais devem ser vacinados contra a Covid-19 ou devem ser submetidos a testes regulares se não tiverem sido vacinados, refere a CNN. 

23h48 - Os guardas dos postos fronteiriços do Canadá votaram esta terça-feira para entrarem em greve a poucos dias da reabertura da fronteira a cidadãos norte-americanos vacinados contra a Covid-19, avança a Reuters.

23h14 - A Guiné-Bissau registou mais 69 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

22h39 - Os norte-americanos vacinados vão ter de usar máscaras em espaços fechados em zonas de alto risco, devido ao aumento de infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, recomendaram hoje as autoridades de saúde dos Estados Unidos

"Em áreas onde a transmissão é alta, o CDC [Centro de Prevenção e Controlo de Doenças] recomenda que as pessoas totalmente vacinadas usem máscaras em locais públicos fechados", disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, adiantando que a variante Delta fez com que a medida fosse necessária.

De acordo com os dados do CDC, o número de infeções está a aumentar drasticamente em grande parte do Sul dos EUA, mas menos no Nordeste, que é a área do país com mais vacinados.

22h36 - O Bloco de Esquerda defendeu hoje a contratação de equipas de saúde pública que libertem os profissionais dos cuidados de saúde primários ocupados com a Covid-19 e, quanto à negociação do Orçamento, reiterou as prioridades assumidas no ano passado.

22h34 - A Covid-19 voltou a provocar mais de mil óbitos diários no Brasil. Os dados divulgados esta terça-feira pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) dão conta de mais 1.333 mortes e 41.411 infetados. Em termos globais, o Brasil soma 19.749.073 casos confirmados e 551.835 vítimas mortais. 

A incidência de óbitos tem subido diariamente e fixa-se em 262,6 óbitos por 100 mil habitantes. 

21h47 - A Turquia registou 19.761 testes positivos à Covid-19 no último dia, informou o Ministério da Saúde turco. Este é o número mais elevado de casos diários desde o início de maio no país. Os dados divulgados hoje mostram que morreram mais 51 pessoas devido à Covid-19, adianta a Reuters. 

20h30 - O governo moçambicano aprovou hoje um regime excecional para a contratação direta de fabricantes de equipamentos e aquisição de produtos de saúde, uma medida que visa facilitar o processo face ao aumento de casos de Covid-19 no país.

20h17 - Cabo Verde anunciou mais 34 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 33.626 casos positivos acumulados desde o início da pandemia, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

20h12 - As autoridades madeirenses diagnosticaram 30 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo metade de transmissão local, contabilizando 249 situações ativas, revelou hoje a Direção Regional de Saúde.

19h53 - Os peritos consultados pelo Governo propõem a manutenção do teletrabalho sempre que possível até que se ultrapasse os 85% de população com vacinação Covid-19 completa, altura em que admitem o fim da lotação reduzida no interior dos restaurantes.

Sugerem ainda que, assim que mais de 60% da população tiver o esquema vacinal completo, pode dispensar-se o uso de máscara no exterior, desde que a distância entre pessoas seja mantida.

19h34 - Mais de metade dos residentes em Portugal já está totalmente vacinada (52%) contra a Covid-19, de acordo com o relatório da vacinação divulgado pela Direção-Geral de Saúde esta terça-feira. 

De acordo com os dados divulgados, 67% da população já está imunizada com pelo menos uma dose da vacina, o correspondente a 6.865.047 de pessoas.

19h28 - Moçambique registou mais 34 mortos associados à Covid-19 e 1.703 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h13 - França reportou 26.871 novos contágios e mais 28 mortes em 24 horas, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelas autoridades de saúde francesas. 

Com este número de casos, França ultrapassou a marca dos seis milhões de infetados desde o início da pandemia - mais precisamente 6.026.115. O número acumulado de óbitos é de 111.716.

Metade da população francesa concluiu o processo de vacinação contra a Covid-19.

18h28 - O Ministério da Saúde espanhol informou esta terça-feira que foram detetados 26.399 novos casos e morreram mais 55 pessoas nas últimas 24 horas. Espanha acumula 4.368.453 casos confirmados e 81.323 óbitos.

A incidência acumulada subiu de forma ligeira para 702 casos por 100 mil habitantes. 

18h17 - A Ordem dos Enfermeiros (OE) defendeu hoje ser "prudente aguardar" por mais informação científica quanto aos benefícios e efeitos a médio e longo prazo sobre a vacinação das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos.

17h36 - A Alemanha, segundo país que mais turistas envia para Espanha, exige a partir de hoje uma quarentena a quem chegue do país ibérico se não estiver vacinado ou recuperado de Covid-19.

17h34 - O Bloco de Esquerda defendeu hoje que este "já não é o tempo de discutir restrições às liberdades individuais" mas sim o regresso gradual à normalidade, insistindo no reforço da vacinação e do Serviço Nacional de Saúde.

17h33 - O PCP defendeu hoje após a reunião com especialistas que se "liberte a vida das famílias de restrições injustificadas" face à pandemia de Covid-19 e sejam tomadas medidas de "dinamização da atividade económica, social, cultural e desportiva".

17h31 - Os diferentes ritmos de vacinação contra a Covid-19 entre os países levantam dificuldades no controlo de fronteiras para vigilância da situação epidemiológica, reconheceu hoje a ministra da Saúde, que acredita, porém, na retoma da normalidade.

As variantes do vírus SARS-CoV-2, sustentou Marta Temido, "têm entrado pela circulação de nacionais de outros países", razão pela qual defendeu a necessidade de uma atenção particular ao trabalho de monitorização de fronteiras.

17h21 - Na sequência da reunião com os especialistas no Infarmed, António Costa elogiou no Twitter o "sucesso" do processo de vacinação e frisou que os portugueses "continuam a ser exemplares no cumprimento das medidas". 

O primeiro-ministro referiu ainda que os próximos passos estão a ser preparados "procurando o máximo de informação possível para o processo de tomada de decisão". 

17h10 - A proteção civil italiana revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 4.522 novos casos de contaminação e mais 24 mortes no espaço de 24 horas. Itália totaliza 4.325.046 casos confirmados e 127.995 vítimas mortais. 

16h47 - Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à Covid-19.

16h31 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil anunciou hoje que suspendeu cautelarmente a autorização excecional para importação e distribuição de doses vacina indiana contra a covid-19 Covaxin, pedida pelo Ministério da Saúde.

A agência reguladora frisou que "a medida prevalece até que haja novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica da manutenção da deliberação que autorizou a importação".

A decisão foi tomada após a Anvisa ter sido informada pela empresa indiana Bharat Biotech de que a empresa brasileira Precisa Medicamentos, que intermediou a compra de 20 milhões de doses desta vacina pelo governo brasileiro, já não tinha autorização para representar a fabricante da Covaxin no país.

16h29 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta segunda-feira que foram identificadas 23.511 novas infeções e morrera mais 131 pessoas devido à Covid-19. Os casos diários estão numa fase descendente no Reino Unido. 

Em termos globais, o Reino Unido soma 5.745.526 casos de contágio e 129.303 vítimas mortais.

16h09 - A meta para atingir a imunidade de grupo nos Açores foi prolongada até ao final de agosto, mas o coordenador regional da vacinação contra a Covid-19 destacou hoje que há agora "um grau de previsibilidade muito elevado".

A chegada de 15 mil vacinas da Janssen à região, que "têm uma particularidade interessante, porque vão permitir um aumento substancial do ciclo vacinal aqui, na ilha de São Miguel", resolveu "uma das grandes dificuldades" que se fazia sentir nos Açores, "que tem a ver com o grau de previsibilidade da chegada das vacinas", afirmou Pedro Monjardino.

16h07 - Milhares de estrangeiros abandonaram a Indonésia nas últimas semanas, indicam os registos do aeroporto hoje divulgados, aparentemente impulsionados por uma violenta vaga da pandemia de Covid-19 e uma escassez generalizada de vacinas, que foram primeiro administradas aos grupos prioritários.

A Indonésia tem agora o maior número de casos diários na Ásia, depois de as infeções e as mortes terem aumentado drasticamente no mês passado e o surto gigantesco na Índia ter abrandado.

15h31 - Greta Thunberg criticou a distribuição de vacinas "extremamente desigual" no mundo, mas apelou a que todas as pessoas se imunizem assim que tiverem oportunidade, no mesmo dia em que recebeu a sua primeira dose.

"Ninguém está seguro até que todos estejam seguros. Se vos for oferecida uma vacina, não hesitem. Salva vidas", indicou a ativista através de uma publicação feita no Twitter.

15h28 - O PAN apontou hoje a necessidade de antecipar o regresso às aulas, defendendo que é fundamental garantir que existem condições de segurança sanitária nas escolas, face às reservas que continuam a existir quanto à vacinação de crianças e jovens.

15h26 - O PSD defendeu hoje que o Governo deve "rapidamente" acolher as recomendações dos especialistas e alterar a matriz de risco, apelando também a uma campanha de esclarecimento antes de se avançar para a eventual vacinação dos mais jovens.

Leia Também: AO MINUTO: Mortes descem em Portugal, internamentos continuam a subir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório