Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Onda de calor histórica em Moscovo atinge recorde com 120 anos

Capital da Rússia tem vivido uma semana de verdadeiro verão. 'Chave' do mistério são as alterações climáticas.

Notícias ao Minuto

21:56 - 22/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Meteorologia

Enquanto Portugal está a viver uns primeiros dias de verão envergonhado, o sol está com todo o vigor... na Rússia. Moscovo, a capital, soma temperaturas altíssimas para o normal nesta altura do ano, com os valores a atingirem um recorde que não ocorria há 120 anos. 

Esta onda de calor história levou a cidade aos 34.7 graus Celsius durante esta segunda-feira, o mesmo valor máximo que se registou num dia de junho em 1901. Marina Makarova, meteorologista, indicou à Agência France-Presse (AFP) que este "aumento de temperatura ocorrido em Moscovo não tem precedentes" durante mais de um século. 

A 'chave' que explica este mistério é apenas uma, conclui a especialista: "Isto ocorre por causa das alterações climáticas a nível global". 

Já São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, bateu um recorde que datava de 1998, ao ter um dia em que as temperaturas foram de 34 graus Celsius. 

De lembrar que, de acordo com a AFP, a temperatura mais alta que se fez sentir em Moscovo desde que há registo foi de 38 graus, em julho de 2010, quando a região foi assolada por uma onda de calor e violentos incêndios. 

Veja, na galeria acima, algumas das imagens da onda de calor. 

Leia Também: Embaixador dos EUA regressa a Moscovo "esta semana"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório