Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Embaixador dos EUA regressa a Moscovo "esta semana"

O embaixador dos Estados Unidos na Rússia, John Sullivan, regressado a Washington na primavera devido a um arrefecimento das relações entre os dois países, voltará a Moscovo "esta semana", anunciou hoje o Departamento de Estado norte-americano.

Embaixador dos EUA regressa a Moscovo "esta semana"
Notícias ao Minuto

20:35 - 21/06/21 por Lusa

Mundo Diplomacia

O regresso dos embaixadores foi decidido pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, e pelo seu homólogo russo, Vladimir Putin, na cimeira realizada na semana passada em Genebra.

O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoli Antonov, regressou a Washington no domingo.

O porta-voz da diplomacia norte-americana, Ned Price, disse hoje à imprensa que esta decisão resultava da vontade de manter "canais de comunicação abertos com o Governo russo para promover os interesses norte-americanos, mas também para reduzir os riscos de mal-entendidos entre os dois países".

As relações diplomáticas EUA-Rússia degradaram-se rapidamente depois da entrada em funções, em janeiro deste ano, de Joe Biden, que criticou à Rússia os ciberataques em série e a sua ingerência eleitoral nos Estados Unidos.

Como consequência, em março, Moscovo tomou a decisão de chamar Anatoli Antonov, após declarações do Presidente norte-americano em que comparou Vladimir Putin a um "assassino".

John Sullivan anunciou um mês depois que regressaria a Washington para consultas que tinham sido "recomendadas" pelo Kremlin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório