Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Antigos guerrilheiros que assinaram acordo celebram autonomia de regiões

Os antigos guerrilheiros que assinaram, no ano passado, um acordo de paz com o Governo do Sudão celebraram hoje a declaração de autonomia de dois estados do sul, Kordofan do Sul e Nilo Azul, um ponto incluído no pacto.

Antigos guerrilheiros que assinaram acordo celebram autonomia de regiões
Notícias ao Minuto

15:21 - 21/06/21 por Lusa

Mundo Sudão

O Movimento Popular-Setor Norte, liderado pelo atual membro do Conselho de Ministros Malek Aqar, que representou os grupos rebeldes das duas regiões durante as negociações, disse numa declaração, que o decreto emitido na noite de domingo concedendo a autonomia, representa "um passo positivo para estabelecer a paz" nessas zonas.

O decreto constitucional foi emitido pelo presidente do Conselho Soberano, Abdelfatah al Burhan, segundo um comunicado governamental no qual o responsável explica que aquela autonomia está estipulada no Acordo de Paz de Juba, assinado pelos principais grupos rebeldes armados do país.

O acordo estabelece uma margem de autonomia, "sem prejuízo da unidade do Sudão", pela qual Kordodan do Sul e Nilo Azul, dois dos estados mais afetados por conflitos internos no Sudão, teriam o direito de aprovar leis e teriam garantida a gestão de 40% dos seus recursos durante um período de 10 anos.

"Os cidadãos das Duas Áreas [como são conhecidos estes dois estados no Sudão] receberam a decisão com grande alívio, porque foi um pedido deles e isso dar-lhes-á o direito ao autogoverno e à exploração dos seus recursos naturais subterrâneos e acima do solo", disse o Movimento Popular-Setor Norte.

Também o Movimento Popular de Libertação do Sudão-Setor Norte, que não assinou o Acordo de Juba, e que tem vindo a negociar o seu próprio acordo com o Governo há algumas semanas, inclui entre as suas exigências um "direito à autodeterminação" destes dois estados.

Leia Também: Liga Árabe pede que Etiópia se abstenha de unilateralidade sobre barragem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório