Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dois deputados ao murro no parlamento da Bolívia

Um deputado da oposição boliviana envolveu-se em confrontos com um deputado do partido de governo durante um discurso onde se falava na detenção da ex-presidente de direita Jeanine Áñez e sobre a saída do poder de Evo Morales.

Notícias ao Minuto

08:10 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Vídeo

O deputado da oposição (Creemos) Henry Romero e o deputado socialista (MAS) Antonio Gabriel Colque envolveram-se em confrontos físicos enquanto decorria o discurso do ministro do governo Eduardo del Castillo, no parlamento da Bolívia, esta terça-feira.

A sessão foi interrompida durante alguns minutos e depois continuaram os trabalhos, com ambos os intervenientes a dar declarações à imprensa.

Colque, nas imagens com casaco azul, ficou ferido durante a escaramuça. "Todos eles me agarraram, puxaram-me para trás. Não podemos permitir isto. Repudiamos totalmente este tipo de violência física, verbal e psicológica", indicou, com a cara ensanguentada, à imprensa.

"Peço mil desculpas ao povo boliviano pelo que aconteceu, mas tudo o que pedimos é que nos respeitem e parem de nos chamar criminosos e assassinos", disse, por seu turno, o deputado de direita Henry Romero, justificando a reação.

A escaramuça começou quando o ministro do governo Eduardo del Castillo respondia no Parlamento pela detenção da ex-presidente de direita Jeanine Áñez, presa em março sob acusações de conspiração, sedição e terrorismo durante o período em que esteve no cargo.

A tensão na Bolívia tem crescido desde 2019, quando o presidente socialista Evo Morales renunciou ao cargo depois de acusações de fraude eleitoral, para um quarto mandato inconstitucional, que gerou protestos violentos em todo o país. Pelo menos 33 pessoas morreram em Senkata durante os protestos.

Em outubro, depois de 11 meses de um governo de transição, Luis Arce, antigo ministro da Economia de Morales, ganhou as eleições com maioria absoluta.

Leia Também: Cidade boliviana luta contra escassez de oxigénio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório