Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Macron inicia uma "volta à França" com as presidenciais como meta

O Presidente francês, Emmanuel Macron, iniciou hoje uma volta de dois meses a França para contactar a população, mas também para preparar o terreno para as presidenciais de 2022, nas quais nem todas as sondagens lhe são favoráveis.

Macron inicia uma "volta à França" com as presidenciais como meta
Notícias ao Minuto

19:12 - 02/06/21 por Lusa

Mundo França

O local escolhido pelo Presidente francês para lançar a iniciativa foi nas aldeias de Saint-Cirq-Lapopie e Martel, na região do Lot, no sudoeste da França. 

Saint-Cirq-Lapopie é mesmo considerada como uma das aldeias mais bonitas de França e já recebeu várias vezes a presença do Presidente, mesmo antes de ter sido eleito.

A escolha para o pontapé de saída deste 'tour' é assim considerada como segura, já que mesmo com a covid-19, estas localidades acabaram por beneficiar de turismo interno e não terão sido tão afetadas como certos meios urbanos.

Nesta visita, Emmanuel Macron falou nas oportunidades do turismo para o interior do país e as ajudas a este setor, havendo ainda 15 mil milhões de euros para reforçar a retoma dos hotéis e dos restaurantes, mas também para investir num turismo natural que respeite o meio ambiente.

Entre junho e julho, Macron vai fazer pelo menos 10 viagens pelo interior do país, com períodos mais curtos ou mais prolongados, em que não haverá temas tabu e onde o Presidente vai entrar em contacto direto com a população, algo que não acontece de forma continuada desde o início da pandemia no país.

Será também a ocasião do líder francês medir o pulso à sua popularidade e perceber a imagem que os eleitores fazem dele, a cerca de um ano das eleições presidenciais que estão marcadas para maio de 2022.

Numa sondagem revelada hoje pelo jornal Le Parisien, Emmanuel Macron aparece em segundo lugar nas preferências de voto face a Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita Rassemblement Nationale, na primeira volta.

Le Pen reúne 28% da preferência dos eleitores inquiridos, face a um intervalo entre 25 a 27% para o atual Presidente.

Numa segunda volta, Emmanuel Macron ganharia à líder da extrema-direita segundo 54% dos inquiridos.

Leia Também: Macron e Dbeibah defendem a partida de mercenários estrangeiros da Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório