Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Governo do Quénia recorre de decisão que bloqueou reforma constitucional

O Governo do Quénia recorreu de uma decisão judicial que bloqueou uma reforma constitucional promovida pelo Presidente do país, Uhuru Kenyatta, segundo documentos hoje citados pela agência France-Presse (AFP).

Governo do Quénia recorre de decisão que bloqueou reforma constitucional
Notícias ao Minuto

17:50 - 02/06/21 por Lusa

Mundo Quénia

De acordo com a AFP, um tribunal queniano decidiu, em meados de maio, que a reforma proposta por Kenyatta, conhecida por Iniciativa para a Construção de Pontes (BBI, em inglês), que visa alterar a Constituição através de um referendo, é ilegal, quando falta um ano para as eleições presidenciais de 2022.

Num recurso apresentado hoje formalmente num tribunal da relação, o advogado-geral do Quénia, que representa o Estado em tribunal, Kennedy Ogeto, afirmou que, na primeira instância, a justiça queniana "errou" ao decidir que o Presidente não poderia iniciar a revisão.

A audiência de recurso está agora agendada para 29 de junho.

O projeto BBI pretende alterar a Constituição de 2010, que tinha estabelecido um sistema presidencial, incluindo a criação de um cargo de primeiro-ministro, dois cargos de vice-primeiro-ministro e um cargo para o lídera da oposição.

A emenda proposta mitigaria o atual sistema, que Kenyatta considera serem responsáveis pelos conflitos pós-eleitorais no país.

A alteração resulta da aliança entre Kenyatta e o seu principal adversário nas urnas, Raila Odinga, firmada no rescaldo das eleições presidenciais de 2017, marcadas pela violência.

Aprovado pelo parlamento, o projeto BBI tem dominado a política queniana, ocupando as primeiras páginas dos jornais locais e colocado na agenda devido às viagens regulares de Kenyatta e Odinga pelo país para a sua promoção.

Ainda assim, a proposta de alteração é também vista como controversa no país, uma vez que os críticos a consideram como um estratagema de Kenyatta, que não está autorizado a concorrer a um terceiro mandato em 2022, para permanecer no poder como primeiro-ministro.

O vice-presidente William Ruto, que muitos viam como o principal sucessor de Kenyatta em 2022, tem sido um opositor da reforma e, gradualmente, marginalizado do poder.

Na terça-feira, Kenyatta atacou publicamente o poder judicial, apelidando a decisão dos tribunais quenianos sobre o projeto BBI de "uma tentativa de bloquear a vontade do povo".

Leia Também: Com 2% da população vacinada, Quénia prestes a ficar sem stock de vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório