Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Festejos? Risco de descontrolo de casos "é baixo"; Rt subiu

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Festejos? Risco de descontrolo de casos "é baixo"; Rt subiu
Notícias ao Minuto

08:15 - 12/05/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou esta terça-feira mais 268 casos de Covid-19 e uma morte relacionada com a doença.

No mesmo dia, o Sporting sagrou-se campeão nacional de futebol e aquilo que se temia veio a acontecer. Milhares de pessoas reuniram-se na rua para festejar a conquista. O aglomerado de pessoas, que se juntou em Lisboa (e não só), deixa agora especialistas e governantes receosos sobre as consequências que pode ter na situação epidemiológica.

"A pandemia ainda não acabou", recordou o primeiro-ministro António Costa, na mensagem de parabéns que remeteu a todos os adeptos verdes e brancos. Também o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deu os parabéns ao Sporting, mas pediu sensatez nos festejos.

Entretanto lá fora, sabe-se que a variante indiana, responsável pelo surto que assola a Índia atualmente, já está presente em 44 países. Uma informação avançada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que classifica esta variante do novo coronavírus como "de preocupação ou de interesse global" por estudos indicarem ser mais contagiosa do que o vírus original.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h23 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link

15h20 - Costa reitera que quer "70% da população vacinada até final do verão". O primeiro-ministro está hoje no parlamento para participar no debate sobre política geral e onde primeiro-ministro salientou que o plano de vacinação "tem vindo a ser executado como planeado" e reiterou que "entre o meio do verão e o final do verão 70% da população estará vacinada".

15h05 - EMA confia em eficácia de vacinas para variante da Índia. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje estar confiante de que as vacinas atualmente utilizadas na União Europeia protejam contra a variante descoberta na Índia do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19.

14h59 - Vacina portuguesa pronta para ensaios clínicos mas aguarda apoio público. A vacina portuguesa contra o novo coronavírus que está a ser desenvolvida na Immunethep, em Cantanhede, está pronta para entrar na fase de ensaios clínicos, aguardando só pelo investimento público necessário, afirmou hoje a farmacêutica.

14h48 - Trump "falhou redondamente" na proteção do povo. O jornalista e editor associado do Washington Post, Bob Woorward, autor do livro 'Rage', sobre Donald Trump, defendeu hoje que o ex-Presidente norte-americano "falhou redondamente" na proteção do povo contra a pandemia e que sabia que o vírus era grave.

14h42 - Acompanhe o Conselho de Minsitros em direto:

14h19 - Portugal não pode perder turistas ou final da Champions. O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) apelou hoje a "decisões rápidas" por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à covid-19, para Portugal não perder "nenhum turista" ou a final da Liga dos Campeões.

14h12 - Marrocos proíbe comemoração do fim do Ramadão. Marrocos anunciou que será proibida a oração coletiva da festa de Eid el Fitr, que marca o fim do mês de jejum do Ramadão, e que estava marcada para esta quinta e sexta-feira. A medida, tomada pelo segundo ano consecutivo, visa prevenir a propagação da Covid-19. 

14h05 - McDonald's e Uber vão incentivar americanos a receber a vacina. Cadeia de comida rápida vai estampar informações sobre a vacinação nos copos de café, enquanto a Uber vai oferecer viagens até aos postos de vacinação.

14h03 - Portugal regista mais quatro mortes e 485 casos de Covid-19. De acordo com o relatório de hoje a incidência desceu. A nível nacional temos agora 51 casos de infeção por 100 mil habitantes. A nível do Continente 48,7 casos por 100 mil habitantes. Já o R(t) subiu ligeiramente para 0,93 a nível Nacional e do Continente 0,92.

14h00 - Boris Johnson anuncia inquérito em 2022 sobre gestão da pandemia. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje que um inquérito público "completo e independente" sobre como o Governo geriu as questões relacionadas com a pandemia da covid-19 vai começar no próximo ano.

13h20 - Risco de descontrolo epidemiológico com festejos do Sporting "é baixo". Quem o diz é o investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Carlos Antunes, mas ainda assim aconselha que se façam autotestes

"Do ponto de vista matemático, sabendo a natureza do contágio desta doença, o risco é baixo. Por cada 10 mil que lá estiveram sairão de lá quatro pessoas infetadas ", explicou.

12h58 - Peritos querem prazo de 3 meses para farmacêuticas cederem vacinas. Peritos independentes sugeriram hoje que deve ser dado às farmacêuticas um prazo de três meses para concederem autorizações de produção das suas vacinas contra a Covid-19 a outros fabricantes e caso recusem devem ser suspensos os seus direitos de propriedade intelectual.

12h50 - Pandemia fez 3,31 milhões de mortos desde 2019. A pandemia do novo coronavírus fez 3.319.512 mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço elaborado pela AFP com base em números oficiais.

12h40 - Marcelo Rebelo de Sousa afirmou hoje, em visita à Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, que os "enfermeiros foram decisivos" e "estiveram em toda a parte no SNS, nos estabelecimentos fora do SNS, nas misericórdias, IPSS, lares, a apoiar escolas. Estiveram por toda a parte"  durante a luta contra a pandemia. Por esse motivo, defendeu que estes profissionais "merecem não só uma palavra de agradecimento, mas condições".

12h32 - Autarca de Odemira quer compensação por "prejuízos" pela cerca sanitária. O presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, alertou hoje para os "prejuízos" causados pela cerca sanitária, devido à covid-19, e defendeu a necessidade de uma "compensação", embora se tenha congratulado pelo fim desta medida.

12h21 - Número de casos de variantes indianas está a aumentar na UE. As variantes indianas do novo coronavírus têm sido cada vez mais identificadas em outros países e há indicações de que na União Europeia está a aumentar a deteção de duas dessas estirpes, segundo um relatório.

12h19 - Austríaco condenado por infetar deliberadamente a ex-mulher com Covid-19. Um homem de 63 anos foi condenado por infetar propositadamente a ex-mulher com Covid-19, ao tossir-lhe para cima. O caso aconteceu em novembro do ano passado, na Áustria, quando o casal ainda morava na mesma casa, enquanto aguardava a conclusão do processo de divórcio.

11h58 - Quinze países já submeteram planos de recuperação à Comissão Europeia. Um total de 15 Estados-membros da União Europeia (UE) já entregaram os seus Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) para aceder às verbas pós-crise da covid-19, faltando agora 12 países, anunciou hoje a Comissão Europeia.

11h48 - Enfermeiros consideram insuficiente regularização de 600 contratos. A Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (FENSE) considerou hoje insuficiente a regularização de 600 contratos de enfermeiros hoje anunciada pelo Ministério da Saúde.

11h36 - Cruz Vermelha alerta para explosão de casos na Ásia. A Federação Internacional da Cruz Vermelha alertou hoje que os casos de SARS-CoV-2 explodiram na Ásia nas últimas duas semanas, com mais de 5,9 milhões de novas infeções.

11h29 - Pedro Sánchez, presidente do governo espanhol, homenageou os profissionais de Saúde naquele que é o Dia Mundial do Enfermeiro. "O seu trabalho é fundamental. Eles trabalharam duro durante esta pandemia e estão agora a trabalhar 24 horas por dia para avançar com a vacinação de forma rápida e eficaz. Obrigado aos enfermeiros pelo seu empenho e dedicação", escreveu no Twitter.

11h26 - A Noruega não vai administrar mais a vacina da AstraZeneca. O país vai eliminar esta opção do seu plano de vacinação, após os casos (embora raros) de coágulos sanguíneos.

11h20 - Marcelo e os festejos dos adeptos verdes e brancos. O Presidente da República admitiu, esta quarta-feira, que os festejos do Sporting, em Lisboa, "não correram bem em termos de saúde pública" e espera que o desrespeito pelas medidas sanitárias, por parte dos adeptos, não tenha consequências para o país com mais casos, internamentos e mortes relacionadas com a Covid-19. "Aquilo que aconteceu ontem não deve ser padrão para as próximas semanas", realçou.

11h02 - Não se deve promover vacinação fora dos limites de idade, diz Task Force. O coordenador da 'task-force' para o plano de vacinação contra a covid-19 defendeu hoje que a vacinação fora do limite de idade determinada para algumas vacinas, admitida em normas, não deve ser promovida pelas autoridades.

"Há essa possibilidade e está a ser estudada. A única preocupação que deve ser tomada em conta é o facto de não devermos promover isso. A promoção desse tipo de atitude pode mais tarde reverter para o Estado uma responsabilidade", afirmou.

10h40 - Dados atualizados de África: África registou mais 314 mortos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, que totaliza 125.103 óbitos desde o início da pandemia, e 4.651.555 casos.

10h35 - Ritmo de vacinação permite projeções económicas mais risonhas. O comissário europeu da Economia disse hoje que o ritmo de vacinação na União Europeia (UE) contra a covid-19 permite uma "perspetiva mais risonha" do crescimento económico, numa altura de alívio das restrições e de implementação de estímulos.

10h26 - António Costa deixou, na rede social Twitter, a sua homenagem aos enfermeiros e ao papel preponderante que tiveram durante a pandemia.

10h23 - Arranca campanha de vacinação contra Covid-19 em Madagáscar. Arrancou esta quarta-feira a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Madagáscar, depois de o país ter recebido, no fim de semana, as primeiras vacinas, que chegaram através do programa das Nações Unidas Covax.

10h05 - Bruxelas mais otimista vê desemprego português nos 6,8% este ano. A Comissão Europeia melhorou hoje, nas previsões económicas de primavera, a sua perspetiva quanto à taxa de desemprego em Portugal este ano, apontando agora para os 6,8%, quando em novembro do ano passado esperava 7,7%.

10h04 - Dados atualizados de Timor: As autoridades timorenses anunciaram hoje novos 133 novos casos de infeção com a covid-19, com quase o mesmo número de casos recuperados nas últimas horas, com a maioria das infeções a serem detetadas em Díli.

09h55 - Bruxelas melhora projeção de saída da economia da "sombra da Covid". A Comissão Europeia reviu hoje em alta o ritmo da recuperação da economia europeia, estimando para este ano um crescimento de 4,3% na zona euro e de 4,2% na União, e de 4,4% em ambas em 2022. 

09h41 - Deputados franceses acabam por aprovar passe sanitário de madrugada. França vai mesmo ter um passe sanitário para atestar que o seu portador está imune ou livre de covid-19, decidiu hoje de madrugada a Assembleia Nacional, após uma primeira rejeição na terça-feira.

09h28 - Celebra-se hoje o Dia Mundial do Enfermeiro, profissionais que estiveram sempre na linha da frente no combate à Covid-19. No seu dia, a Organização Mundial de Saúde envia-lhes uma mensagem especial.

09h26 - Profissionais de saúde contratados para a Covid-19 reforçam SNS. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai integrar 2.474 profissionais de saúde com contratos de trabalho sem termo ou por tempo indeterminado em funções públicas. Esta medida abrange, na sua maioria, profissionais que foram contratados no âmbito da Covid-19, anunciou, esta quarta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o gabinete do ministro de Estado e das Finanças.

08h30 - Dados atualizados do Peru: O Peru registou 318 mortes causadas pela covid-19 e 2.851 casos de infeção pelo novo coronavírus, num novo aumento dos óbitos diários, anunciaram na terça-feira as autoridades.

08h20 - Coronavírus pode provocar danos no pénis e disfunção erétil. Uma nova pesquisa detetou vestígios do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, no tecido do pénis de doenças que padeceram da doença. E, posteriormente, experienciaram problemas em manter uma ereção.

07h55 - Malásia decreta restrições para travar nova vaga da pandemia. As autoridades malaias decretaram hoje restrições à circulação no país e limitaram as atividades sociais, medidas que deverão estar em vigor até 07 de junho, para tentar travar uma nova vaga da pandemia da covid-19.

07h40 - Dados atualizados da Alemanha. O Instituto Robert Koch anunciou esta quarta-feira que foram diagnosticados 14.909 novos casos de Covid-19, uma subida face ao dia anterior quando foram divulgadas 6.125 infeções. Morreram mais 268 pessoas nas últimas 24 horas. 

07h35 - Os alimentos que deve comer antes e depois de ser vacinado. O nutricionista desportivo e das celebridades Ryan Fernando divulgou no jornal Times of India aqueles que são os cinco alimentos, ricos em vitaminas, nutrientes e propriedades anti-inflamatórias, que deve ingerir pré e pós receber o imunizante.

07h32 - O Sporting sagrou-se campeão nacional de futebol esta terça-feira. Os festejos levaram à rua milhares de pessoas, muitas delas ignorando as regras de segurança contra a Covid-19. O aglomerado leva especialistas e médicos a mostrar preocupação sobre as possíveis consequências da festa verde e branca. Em declarações À SIC Notícias, o perito Gustavo Tato Borges disse temer um "aumento de casos" de Covid-19 na sequência da festa.

07h30 - Variante da Covid-19 detetada na Índia presente em 44 países, diz OMS. A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje ter detetado a variante, responsável pelo surto de casos da covid-19 na Índia, em dezenas de outros países de todo o mundo.

07h25 - Governo e parceiros sociais voltam à discussão do Livro Verde. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, participa na reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), que decorre por videoconferência devido aos constrangimentos pandémicos e que irá discutir o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho e algumas matérias relacionadas com a pandemia da covid-19.

07h20 - Índia ultrapassa 250 mil mortos após novo máximo diário. A Índia registou 4.205 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde o início da pandemia, ultrapassando os 250 mil óbitos, anunciou hoje do Ministério da Saúde indiano.

07h17 - Bruxelas divulga previsões económicas da primavera ainda em pandemia. A Comissão Europeia divulga hoje as previsões macroeconómicas da primavera, ainda num contexto de crise provocada pela pandemia da covid-19, e quando a União Europeia ainda ultima a entrada em vigor do pacote de recuperação. As previsões da primavera são divulgadas depois de um primeiro trimestre em que a economia europeia continuou a ser fortemente condicionada pela pandemia.

07h15 - Governo timorense mantém confinamento. O confinamento obrigatório em Díli, devido à covid-19, vai continuar mais 14 dias, até ao final de maio, anunciou hoje o Governo timorense.

07h10  -Enquanto dormia:

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante o dia de ontem, sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Leia Também: AO MINUTO: Fim de cerca é um "alívio"; 29% dos portugueses com 1.ª dose

Recomendados para si

;
Campo obrigatório