Meteorologia

  • 22 JUNHO 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Coronavírus pode provocar danos no pénis e disfunção erétil

Uma nova pesquisa detetou vestígios do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, no tecido do pénis de doentes que padeceram da patologia. E, futuramente, experienciaram problemas em manter uma ereção.

Coronavírus pode provocar danos no pénis e disfunção erétil

O estudo realizado por investigadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, divulgado no World Journal of Men's Health, revela que partículas do novo coronavírus podem permanecer no tecido do peniano mesmo após a recuperação do doente, contribuindo assim para o possível desenvolvimento de disfunção erétil, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

De acordo com o professor Ranjith Ramasamy, o principal autor da pesquisa: "a Covid-19 pode causar disfunção endotelial em outros órgãos além dos pulmões e dos rins".

A condição faz com que as células que revestem o interior de vasos sanguíneos se tornem incapazes de levar a cabo as suas funções regularmente, afetando consequentemente os tecidos alimentados por estes.

"No nosso estudo piloto, descobrimos que homens que anteriormente não se queixavam de disfunção erétil desenvolveram problemas de ereção severos depois de contraírem Covid-19", explicou Ramasamy.

Para efeitos daquela pesquisa, os médicos examinaram o tecido peniano de dois homens que haviam sofrido de Covid-19 e de dois que não haviam sido infetados pelo novo coronavírus. Sendo que os quatro foram submetidos à mesma cirurgia de implante de prótese destinada ao tratamento de casos severos de disfunção erétil.

Segundo os investigadores, explica a Galileu, os tecidos dos dois pacientes que padeceram de Covid-19 possuíam traços da proteína spike do SARS-CoV-2 e evidências de disfunção endotelial, contrariamente aos outros dois homens.

"Tal sugere que as pessoas infetadas pelo coronavírus precisam de estar cientes de que a disfunção erétil pode ser um efeito adverso e devem ir ao médico se desenvolverem sintomas relativos a problemas de ereção", concluiu Ramasamy.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório