Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Fim de cerca é um "alívio"; 29% dos portugueses com 1.ª dose

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Fim de cerca é um "alívio"; 29% dos portugueses com 1.ª dose
Notícias ao Minuto

15:54 - 11/05/21 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Com o acelerar do ritmo de vacinação a situação epidemiológica em Portugal tem vindo a melhorar progressivamente nos últimos dias. Esta terça-feira, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais uma morte e 268 casos de Covid-19. 

Os internamentos também continuam a descer, sendo que hoje há 257 pessoas internadas (menos 20 do que na véspera), 71 das quais em Cuidados Intensivos (ou seja, menos duas do que ontem). 

Ainda sobre o processo de vacinação, as boas notícias continuam com Portugal Continental a atingir, esta terça-feira, a meta das quatro milhões de vacinas administradas contra a Covid-19

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo: 

00h00 - Termina aqui o registo desta terça-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h55 - Autarca de Longueira-Almograve espera "nova etapa" com fim da cerca. A presidente da Junta de Freguesia de Longueira-Almograve considerou hoje que o levantamento da cerca sanitária devido à Covid-19 "não resolve o problema de Odemira", mas disse esperar que comece "uma nova etapa" no concelho.

23h47 - Pfizer pede permissão para usar vacina em adolescentes no Reino Unido. A Pfizer submeteu um pedido formal ao regulador do medicamento britânico, para obter permissão para administrar a sua vacina contra a Covid-19 em pessoas com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. A informação foi confirmada, esta terça-feira, por um porta-voz da Pfizer ao The Telegraph. 

23h32 - Fim da cerca é "alívio", mas não compensa. O presidente da junta de São Teotónio, Dário Guerreiro, manifestou-se hoje aliviado pelo levantamento da cerca sanitária devido à Covid-19 na sua freguesia, no concelho de Odemira (Beja), mas lamentou a implementação da medida.

"Sinto um sentimento de alívio, como é óbvio, mas este sentimento de alívio acaba por não compensar todos estes dias que estivemos aqui, dentro desta cerca sanitária", afirmou, em declarações à agência Lusa.

23h11 - OMS apela à implementação de estratégia global para a saúde de mulheres e crianças. O Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), sublinhou, esta noite, que a pandemia da Covid-19 "colocou em risco "as grandes vitórias" que o Movimento 'Every Woman Every Child' (EWEC) conquistou no âmbito da saúde. Por isso, defendeu o responsável, "nunca foi tão urgente" a implementação da estratégia global da EWEC por parte de todos os países. 

23h00 - Lezíria concluiu primeira fase da vacinação e vacinou 66% da segunda. O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria concluiu a vacinação contra a covid-19 da fase 1 junto de 89% dos utentes referenciados e em 66% dos inseridos na fase 2, disse à Lusa o administrador-executivo deste ACES.

22h42 - Brasil com mais de 72 mil novos casos e 2 mil vítimas mortais. O Ministério da Saúde brasileiro revelou, esta terça-feira, que, nas últimas 24 horas, foram reportados 72.715 casos de Covid-19 e 2.311 mortes associadas à doença

22h26 - Conselho da Europa avisa que pandemia diminuiu direitos cívicos. O principal organismo de direitos humanos da Europa disse hoje que as liberdades pessoais ficaram mais frágeis durante a pandemia de Covid-19, com governos a usar mecanismos de proteção sanitária para promover agendas não-democráticas.

22h17 - 11% da população residente em Portugal com a vacinação completa. O relatório semanal da vacinação contra a Covid-19, divulgado esta terça-feira, indica que 2.948.708 pessoas em Portugal já foram inoculadas, o correspondente a 29% da população, e que, destas 1.119.826 já se encontram com a vacinação completa, ou seja, 11% da população residente. 

21h49 -  Governo dos Açores alivia medidas restritivas em lares de idosos. O Governo dos Açores anunciou hoje que vai possibilitar a saída de utentes de lares de idosos para atividades lúdicas e dispensar de isolamento profilático, devido à Covid-19, os utentes que se ausentem por razões médicas.

21h38 - Produtores de Odemira congratulam-se com levantamento da cerca sanitária. A associação de produtores do setor hortofrutícola de Odemira (Beja) congratulou-se hoje com o levantamento das cercas sanitárias e considerou que os acordos para melhorar a habitação dos trabalhadores sazonais vão ao encontro das propostas feitas anteriormente pelos empresários.

21h23 - Primeiro-ministro francês garante que vai haver passe sanitário. Após uma primeira rejeição na Assembleia Nacional, o primeiro-ministro francês, Jean Castex, assegurou hoje que o país vai mesmo ter um passaporte sanitário garantindo que haverá uma reapreciação da medida a partir desta noite.

21h11 - Marcelo diz que é "muito bom vacinar mais" para "abreviar" a pandemia. O Presidente da República disse ser "muito bom" Portugal ter atingido hoje a marca de quatro milhões de vacinas contra a Covid-19 administradas à população para "encurtar e abreviar" a pandemia.

"Vacinar mais é muito bom para encurtar e abreviar a pandemia", disse Marcelo Revelo de Sousa à margem de uma visita ao lar da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

21h02 - Bolsa de Turismo de Lisboa adiada para março de 2022. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), agendada para entre quarta-feira e domingo, foi adiada para março de 2022, face às restrições impostas pela pandemia, disse hoje a organização, que vai avançar com um evento dedicado ao mercado nacional.

20h45 - Marcelo apela à sensatez em festejos de "toda a natureza". O Presidente da República apelou à "sensatez" da população nos festejos de "toda a natureza", incluído os desportivos, caso o Sporting se sagre hoje campeão nacional de futebol.

"Não posso pronunciar-me sobre o desfecho dos desafios de futebol, o que posso dizer em geral é que tem sido possível viver estas semanas, este ultimo mês um clima de desconfinamento com as pessoas obviamente satisfeitas com isso, podendo celebrar mesmo a nível de festas familiares. Têm-no feito com alegria, com intensidade, mas com sensatez. É isso que se aplica a todos os festejos de toda a natureza, sejam os desportivos, políticos, comunitários, sejam religiosos", disse Marcelo Rebelo de Sousa em Melgaço, Viana do Castelo.

20h31 - França regista mais de 19 mil casos e 251 óbitos. As autoridades de saúde francesas revelaram esta terça-feira que foram identificados 19.791 novos casos de infeção e morreram mais 251 pessoas devido à Covid-19.

20h24 - Moçambique regista mais uma morte, 29 casos e 85 recuperações. Moçambique registou mais uma morte por Covid-19, 29 casos de infeção e 85 recuperados da doença nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde (Misau) no boletim diário sobre a pandemia.

20h16 - Espanha aprova uso da vacina da Janssen entre os 50 e 59 anos. Espanha aprovou, esta terça-feira, o uso da vacina de dose única contra a Covid-19 Janssen em pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 59 anos e em cidadãos pertencentes a grupos vulneráveis com mais de 18 anos.

20h02 - Cabo Verde anuncia mais uma morte e 131 novos infetados. Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela Covid-19, chegando aos 236 óbitos associados à doença no país, que nas últimas 24 horas registou 131 novos infetados e 290 recuperações, informaram as autoridades sanitárias.

19h51 - Mais três mortes e 271 casos em Angola. Angola registou mais três óbitos e 271 casos de Covid-19, assim como 373 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.

19h48 - Brasil vacinará delegação olímpica e paralímpica para Tóquio2020. O Governo brasileiro anunciou hoje que vacinará contra a Covid-19 toda a sua delegação olímpica e paralímpica para os Jogos Tóquio2020, que começarão em 23 de julho, após terem sido adiados um ano devido à pandemia.

19h39 - Madeira regista 18 novos casos e um total de 227 infeções ativas. A Madeira registou hoje 18 novos casos de Covid-19, 21 recuperações e 55 situações suspeitas, indicou a Direção Regional da Saúde, referindo que o total de infeções ativas é de 227, com 11 doentes hospitalizados.

19h25 - Governo aprovou por via eletrónica o levantamento da cerca sanitária. O Conselho de Ministros informa, em comunicado enviado às redações, que aprovou esta terça-feira, "por via eletrónica", a resolução que "procede ao levantamento da cerca sanitária atualmente aplicável nas freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve, município de Odemira".

19h11 - Deputados franceses rejeitam passe sanitário. A Assembleia Nacional francesa rejeitou hoje o passe sanitário, que permitiria atestar que uma pessoa tinha sido recentemente testada e era negativa à Covid-19 ou então que tinha tido o vírus há menos de dois meses.

19h01 - Grécia quer toda a população das ilhas vacinada até junho. O governo grego informou, esta terça-feira, que tenciona vacinar contra a Covid-19 toda a população residente nas mais de 100 ilhas no país, até ao final de junho, informa o The Guardian. 

"Esta iniciativa tem como objetivo apoiar as comunidades locais, bem como as suas economias. A mensagem é clara: Nós estamos a abrir outra vez. (...) No final desta semana, a Grécia começará a reabrir o sector do turismo. Estamos a tomar todas as medidas preventivas para garantir a segurança dos turistas e residentes", garante o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.

18h52 - Costa confirma levantamento da cerca sanitária. O primeiro-ministro confirmou esta tarde que será levantada a cerca sanitária nas duas freguesias de Odemira - São Teotónio e Almograve/Longueira - a partir da 00h00 de quarta-feira

Em conferência de imprensa em Odemira, momentos após o Presidente da República ter anunciado o alívio da restrição, António Costa garantiu que, neste momento, não há transmissão comunitária. Segundo o Chefe do Governo, as cadeias de transmissão estão identificadas e há agora uma tendência decrescente de casos de Covid-19 em ambas as freguesias em causa. 

18h44 - A pandemia "evidenciou problemas sociais conhecidos". Em conferência de imprensa a partir de Odemira, o primeiro-ministro começou por admitir, esta tarde, que a pandemia trouxe ao decima problemas sociais existentes no país. 

"Esta realidade da Covid-19 evidenciou outros problemas sociais conhecidos ou revelou problemas sociais que não eram até conhecidos. Mas, a primeira prioridade tem sido e tem de ser, a salvaguarda da saúde pública".

18h41 - Eslováquia suspende vacinação com 1.ª dose da AstraZeneca após trombose. A Eslováquia suspendeu hoje a vacinação na primeira dose da vacina da AstraZeneca, depois de anunciar que estava a examinar o primeiro caso de uma paciente que morreu devido a um coágulo sanguíneo após inoculação.

18h34 - Surto em Torres Vedras aumenta para 37 casos ativos. Um surto de Covid-19 detetado na semana passada entre trabalhadores agrícolas, na sua maioria estrangeiros, aumentou de 29 para 37 casos ativos no concelho de Torres Vedras, segundo o boletim epidemiológico hoje divulgado.

18h20 - Há questões "mais úteis" a discutir do que levantamento das patentes. O ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu hoje na Assembleia da República que há questões "mais úteis" a debater do que o levantamento das patentes das vacinas contra a Covid-19, como a capacidade produtiva e a exportação de vacinas.

"Neste momento, há outras coisas que estão nas nossas mãos e que são mais úteis, designadamente o alargamento da nossa capacidade produtiva e a nossa capacidade de exportação (...) face a países que não são produtores de vacinas", afirmou Augusto Santos Silva na Comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

18h18 - Mapa anotado do genoma de coronavírus dá pistas sobre mutações. Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, elaboraram um mapa anotado do genoma do coronavírus SARS-CoV-2 que permite identificar mutações genéticas com potencialidade de tornar o vírus mais infeccioso, foi hoje divulgado.

18h16 - Reino Unido regista mais 20 óbitos e 2.474 novos casos. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta terça-feira mais 20 mortes associadas à Covid-19 (na segunda-feira foram notificadas quatro), e mais 2.474 novos casos de contágio (no dia anterior foram notificados 2.357).

A descida significativa do número de casos no Reino Unido levou à decisão de descer o grau de alerta do nível 4 para o 3 ontem, segunda-feira.

18h13 - Pandemia já matou mais de 3.3 milhões de pessoas no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.306.037 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

18h07 - PSD propõe 15 medidas para "salvar a época turística de verão". O PSD propôs hoje 15 medidas para "salvar a época turística de verão" em Portugal, entre elas a vacinação dos profissionais do turismo com contacto direto com clientes e prioridade às regiões "com relevância turística".

18h04 - Cerca sanitária nas freguesias de Odemira vai ser levantada. O Presidente da República anunciou esta tarde que serão levantadas as cercas sanitárias no concelho de Odemira.

17h58 - Espanha regista 4.941 novos casos e 205 mortes. A Espanha registou 4.941 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.586.333 o total de infetados até agora, mantendo o índice de contágios a sua tendência para baixar, segundo o Ministério da Saúde espanhol. Os serviços sanitários também notificaram mais 205 mortes atribuídas à pandemia desde sexta-feira, passando o total de óbitos para 79.100.

17h52 - Pandemia afetou negativamente mais de metade dos migrantes no país. Mais de metade dos migrantes inquiridos num estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) considera que a pandemia afetou negativamente os seus rendimentos mensais e a sua situação laboral e quase um terço disse estar desempregado.

17h46 - Bélgica anuncia alívio de restrições para junho. A Bélgica irá levantar a maior parte das restrições impostas pela pandemia a partir de 9 de junho. O anuncio foi feito esta tarde pelo Governo belga, noticia o The Guardian.

Contudo, para que este alívio das medidas ocorra é necessário que a vacinação da população contra a Covid-19 continue ao presente ritmo e que o número de internados em Unidades de Cuidados Intensivos baixe para menos de 500. 

17h45 - Zmar: Advogado de moradores vai reagir hoje à "resolução fundamentada". O advogado que representa os moradores do empreendimento Zmar, em Odemira (Beja), disse à Lusa que ainda hoje vai reagir à "resolução fundamentada" apresentada pelo Governo na sequência da providência cautelar contra a requisição civil do empreendimento turístico.

17h34 - Itália soma mais 6.946 contágios e 251 mortes. Itália reportou, no último dia, mais 6.946 casos de infeção pelo novo coronavírus e 251 mortes relacionadas com a doença.

Trata-se de uma subida do número de contágios em relação aos dados disponibilizados na segunda-feira, dia em que foram notificados 5.080 casos. Já no que toca aos óbitos, os números de hoje traduzem um aumento também, já que na véspera foram reportados 198. 

17h22 - Desconhecida causa de morte dos 71 corpos encontrados no Ganges. As autoridades indianas informaram hoje que ainda não determinaram a causa de morte das várias dezenas de corpos encontrados nas margens do rio Ganges, após informações que indicavam que os cadáveres eram de vítimas de Covid-19.

17h10 - 15 casos de trombose pós-vacina da AstraZeneca em holandeses. As autoridades holandesas registaram 15 casos de trombose após administração da vacina anti-Covid-19 da AstraZeneca, na maioria mulheres e seis em pessoas com mais de 60 anos, foi hoje anunciado.

17h03 - Ministro destaca papel da renovação sustentável na recuperação económica. O ministro do Ambiente defendeu hoje que a renovação sustentável de edifícios, melhorando a sua eficiência energética e desempenho ambiental, será uma das medidas mais importantes para recuperar a economia na fase pós-Covid-19.

16h57 - Campeonato? "Temos o dever acrescido de não tornar a festa num pesadelo". Das janelas ou varandas, de carro, com distanciamento, máscara e sem álcool na via pública. São estes os apelos da PSP para que a festa do título se faça em segurança esta noite e madrugada, caso o Sporting vença o Boavista. Os autocarros com os jogadores não farão qualquer paragem no Marquês de Pombal.

A PSP, os promotores e a Câmara de Lisboa estão "empenhados que seja uma festa" e, portanto, referiu o superintendente Luís Antunes durante uma conferência de imprensa esta tarde, "temos este dever acrescido de não tornar a festa num pesadelo".

16h42 - Empresas agrícolas de Odemira com falta de mão de obra. Duas empresas agrícolas na freguesia de Longueira-Almograve, no concelho de Odemira (Beja), que tem uma cerca sanitária devido à pandemia de Covid-19, têm parte da produção comprometida, por falta de mão de obra para as colheitas.

16h37 - MAI destaca cuidados sanitários dados aos imigrantes em Portugal. O ministro da Administração Interna disse hoje que Portugal tem dado atenção aos cuidados sanitários dos imigrantes durante o último ano no âmbito da resposta à pandemia de Covid-19. 

"Portugal também assume enquanto presidência e assume no quadro da União Europeia estes princípios de que as migrações são essenciais, são positivas para a sociedade portuguesa e, nesse quadro, é fundamental que os migrantes estejam na primeira linha da atenção relativamente aos cuidados sanitários, e é isso que, num quadro de igualdade, tem sido feito na resposta à pandemia", afirmou Eduardo Cabrita, em declarações esta tarde aos jornalistas.

16h31 - Doente internado há um ano voltou a piorar. O doente que está há mais tempo internado devido à Covid-19, no Reino Unido, voltou a piorar depois de ter feitos “grandes avanços” na sua recuperação nos últimos meses. A mulher de Jason Kelk disse à Sky News que teme que o marido, de 49 anos, tenha “desistido” de lutar e revelou que este sofre agora de desmaios constantes e perdas de consciência.

16h23 - British Airways avisa clientes que ainda não podem viajar para Portugal. A British Airways gerou o pânico, esta terça-feira, a dezenas de britânicos que teriam já marcado viagens para Portugal a partir do dia 17 de maio. Isto porque, alega a companhia, as viagens para este destino ainda não são permitidas.

16h15 - Primeiro-ministro indiano não vai estar presente na próxima reunião do G7. O primeiro-ministro indiano Narendra Modi não vai viajar até ao Reino Unido no próximo mês para a reunião do G7 devido à presente situação epidemiológica no país, adiantou hoje a Reuters. Governo indiano ainda agradeceu o convite de Boris Johnson, mas sublinhou que a urgência em travar a pandemia no país é o principal foco do primeiro-ministro, neste momento. 

16h04 - Abelhas treinadas nos Países Baixos para detetar infeções. Investigadores holandeses têm treinado abelhas, com um olfato apurado fora do comum, para identificar amostras infetadas com Covid-19, encurtando dessa forma o tempo para conhecer o resultado para meros segundos. Pode demorar horas ou dias a receber um teste ao novo coronavírus, mas a resposta das abelhas é imediata. Saiba tudo aqui

15h56 - Empresas algarvias "não aguentam" outro verão igual ao de 2020. Os empresários algarvios "não aguentam" outro verão igual ao de 2020, com a pandemia a afetar "gravemente" 8,8 em cada 10 empresas, revela um inquérito da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) hoje divulgado.

15h44 - DGS deixa recomendações para "festejar em segurança" o campeonato. A Direção-Geral da Saúde (DGS) lembra os cuidados a ter, caso a festa do campeonato se faça já hoje. As principais são o cumprimento do distanciamento físico, a utilização de máscara e o uso de desinfetante.

15h33 - António Costa visita hoje Odemira. O primeiro-ministro alterou a agenda para esta terça-feira para se deslocar esta tarde a Odemira, que tem sido notícia devido à falta de condições para os trabalhadores migrantes e pela cerca de sanitária em duas freguesias por causa da pandemia.

Numa nota divulgada pelo gabinete de António Costa é destacado que a visita tem como objetivo "dar resposta às necessidades habitacionais verificadas no concelho". 

15h25 - Primeiro-ministro falou com CEO da Pfizer. O primeiro-ministro informou, esta tarde, que teve uma conversa com o CEO da Pfizer. De acordo com o Chefe do Governo o responsável transmitiu-lhe "boas notícias sobre a evolução da capacidade de produção e distribuição de vacinas e sobre a política de preços para países em desenvolvimento". 

"Só estaremos protegidos quando todos estivermos protegidos", acrescentou António Costa, numa mensagem divulgada no Twitter. 

15h21 - Fraco estado das contas públicas em África dificulta recuperação. A agência de 'rating' Fitch considerou hoje que o fraco estado das finanças públicas dos países africanos está a atrasar a recuperação da África subsaariana, vincando que o lento processo de vacinação mantém os riscos elevados.

15h15 - Associação Casas Brancas "perplexa" com renovação da cerca em Odemira. A associação Casas Brancas mostrou-se "perplexa" com a renovação da cerca sanitária decretada em duas freguesias do concelho de Odemira (Beja) e questionou as razões de uma medida "que afeta o turismo e outros setores" do litoral alentejano.

15h04 - Madeira já administrou mais de 104 mil vacinas desde dezembro de 2020. A Madeira já administrou 104.185 vacinas contra a Covid-19 desde o dia 31 de dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que 76.501 correspondem à primeira dose e 27.684 à segunda dose.

15h00 - África com mais 355 mortos e 8.426 infetados. África registou mais 355 óbitos associados à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 124.789 desde o início da pandemia, e mais 8.426 novas infeções, novamente superadas pelo número de recuperados, segundo os dados oficiais.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante a manhã e o início da tarde desta terça-feira, sobre a pandemia em Portugal e no Mundo. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório