Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Internamentos seguem a descer; Vacinas? Chegámos aos 4 milhões

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos seguem a descer; Vacinas? Chegámos aos 4 milhões
Notícias ao Minuto

08:08 - 11/05/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Portugal prepara-se para chegar, dentro de duas semanas, à primeira grande meta da maior campanha de vacinação alguma fez feita no nosso país, vacinar todas as pessoas com mais de 60 anos, havendo centros que, inclusive, já começaram a vacinar pessoas a partir dos 50 anos.

Apesar do sucesso da vacinação, em Portugal - que hoje chegou aos 4 milhões de inoculações- e na maior parte dos países do hemisfério Norte, há Estados que continuam a preocupar o mundo, como é o caso da Índia.

Não é por isso de estranhar que a discussão em torno da suspensão da propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19 esteja cada vez mais acesa. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h45 - Este registo termina aqui. Pode continuar a acompanhar neste novo link.

15h30 - António Costa notou esta terça-feira no Twitter que falou hoje com o CEO da farmacêutica Pfizer, Albert Bourla, e que este lhe transmitiu "boas notícias sobre a evolução da capacidade de produção e distribuição de vacinas e sobre a política de preços para países em desenvolvimento". 

15h29 - A poucas horas do jogo de todas as emoções em Alvalade,  em que o Sporting tem a oportunidade de conquistar o 19.º título de campeão nacional, se vencer em casa o Boavista, a Direção-Geral da Saúde (DGS) lembra os cuidados a ter, caso a festa do campeonato se faça já hoje. Ora veja aqui

15h16 - O ministro da Saúde britânico admitiu, esta terça-feira, que as regras sobre o uso de máscaras podem mudar em junho.

15h12 - Uma nova variante do coronavírus foi encontrada na Escócia. De acordo com a Sky News, esta estirpe é diferente da que circula atualmente no Reino Unido e foi diagnosticada durante um surto em Grantown-on-Spey, perto de Aviemore.

15h03 - Os manifestantes que barravam a entrada da sede da AstraZeneca, esta terça-feira, em Cambridge, no Reino Unido, entraram em confronto com a polícia.

De acordo com o The Guardian, os ativistas tentavam impedir a detenção de pelo menos dois dos manifestantes, quando se instalou a confusão, como pode ver no vídeo abaixo:

15h00 - Espanha vai permitir que os britânicos entrem no país sem um teste PCR negativo, a partir do dia 20 de maio, disse o ministro do turismo espanhol, esta terça-feira.

"Podem vir a partir de 20 de maio sem PCR, se as taxas de incidência se mantiverem, que é cerca de 50 casos por 100.000 pessoas", acrescentou Reyes Maroto.

14h40 - Agora uma história comovente com final feliz. Um menino britânico de apenas cinco anos voltou, esta segunda-feira, à escola, depois de dois anos e meio a lutar contra um cancro e de ter vencido a Covid-19 enquanto fazia tratamentos. Tanto a criança como os pais e o irmão gémeo estão muito felizes com este regresso. Conheça a história de Archie aqui

13h38 - Na escola, não te esqueças:
- Cumpre as regras de distanciamento;
- Não partilhes objetos nem comida;
- Evita tocar em superfícies;
- Lava as mãos e usa sempre e corretamente máscara.

14h33 - A Madeira já administrou 104.185 vacinas contra a Covid-19 desde o dia 31 de dezembro de 2020, indicou hoje a Direção Regional de Saúde, referindo que 76.501 correspondem à primeira dose e 27.684 à segunda dose.

14h17 - Ordem dos Enfermeiros a favor do levantamento de patentes das vacinas. A bastonária Ana Rita Cavaco afirmou hoje que é a favor do levantamento de patentes, salientando que essa medida será essencial para os fármacos chegarem aos países mais pobres

14h15 - A associação Casas Brancas mostrou-se "perplexa" com a renovação da cerca sanitária decretada em duas freguesias do concelho de Odemira (Beja) e questionou as razões de uma medida "que afeta o turismo e outros setores" do litoral alentejano.

14h10 - Surto em fábrica reduz produção do iPhone 12. A Foxconn, empresa parceira da Apple e encarregue de fabricar unidades do iPhone 12 na Índia, terá cortado a produção depois de vários trabalhadores terem testado positivo

14h06 - Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico da DGS relativo Às últimas 24 horas e que dá conta de apenas uma morte (na região Norte),  268 novos casos, e mais 661 recuperados.

No que diz respeito aos internamentos mantêm a tendência de descida. Há, neste momento, 257 doentes hospitalizados (menos 20), dos quais 71 em unidades de Cuidados Intensivos (menos dois).

Com esta atualização, Portugal totaliza 840.008 contágios, 16.994 vítimas mortais, e 801.306 recuperados desde o início da pandemia.

14h03 - África registou mais 355 óbitos associados à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 124.789 desde o início da pandemia, e mais 8.426 novas infeções, novamente superadas pelo número de recuperados, segundo os dados oficiais.

13h56 - Brasil recomenda a suspensão da vacinação com AstraZeneca em grávidas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos no Brasil, pediu na madrugada de hoje a suspensão da aplicação da vacina em mulheres grávidas

13h50 - A polícia angolana deteve dois cidadãos estrangeiros no aeroporto internacional 4 de fevereiro, que pretendiam viajar com certificados falsos de Covid-19, informou o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

13h46 - A confiança no investimento aumentou na Alemanha em maio, depois de ter caído em abril, após a terceira vaga da pandemia ter sido travada no país.

13h11 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 33 novos casos de covid-19, 32 dos quais em São Miguel e um na Terceira, e 16 pessoas recuperadas da doença, informa hoje o comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional.

13h00 - A União Europeia (UE) vai mover um segundo processo judicial contra a AstraZeneca por esta não ter cumprido os prazos na entrega de vacinas. 

12h50 - Portugal já administrou 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a TVI24, a marca foi atingida num centro de vacinação na Póvoa de Varzim.

A dose número 4 milhões foi administrada a Helena Lordelo, de 65 anos.

12h41 - A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.306.037 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

12h35 - O Presidente da República afirmou hoje que "tem de se tirar muitas consequências políticas" sobre a questão de Odemira. Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de esclarecer que não se refere ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, mas sim à necessidade de os responsáveis políticos datem atenção à situação dos trabalhadores imigrantes.

12h33 - O governo de Boris Johnson estabeleceu como prioridade para o próximo ano a recuperação da pandemia Covid-19 a nível económico e sanitário, mas também em termos de educação, segundo a agenda legislativa hoje apresentada pela Rainha Isabel II. 

12h10 - Um número crescente de pessoas no Japão está a morrer de Covid-19 em casa, enquanto o sistema de saúde do país asiático luta contra uma quarta vaga, agravada pela falta de vacinas e pela propagação das novas variantes.

12h00 -  Espanha registou uma média de 121 casos de efeitos adversos por cada 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19 administradas, revelou hoje um relatório da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS). Até agora, o país vizinho inoculou 14.290.507 doses, nas quais foram relatados 17.297 eventos adversos. Destes, 3.171 foram considerados graves. 

Os inoculados com a vacina da Moderna foram aqueles que tiveram sintomas mais adversos, seguido pela AstraZeneca.

11h57 - O co-fundador e CEO do Twitter, Jack Dorsey, usou a respetiva página na rede social para anunciar uma doação em nome da empresa no valor de 15 milhões de dólares (12,3 milhões de euros) para ajudar a Índia a combater o surto de Covid-19.

11h49 - A GNR controlou hoje de manhã o acesso de cerca de mil trabalhadores na cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira e rejeitou a entrada ou saída de 83, que não apresentaram testes negativos à Covid-19.

11h36 - Portugal pode atingir, esta terça-feira, os 4 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 administradas.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), até às 23h59 de ontem, já tinham sido dadas 3.884.052 de vacinas.

No total, 2.814.783 portugueses receberam a primeira dose da vacina e 1.069.269 já se encontram imunizados.

11h14 -Um grupo de ativistas bloqueou a entrada da sede da AstraZeneca em forma de protesto contra as patentes. Os manifestantes pedem que a farmacêutica prescinda da propriedade intelectual das vacinas em detrimento do 'saúde' do planeta.

10h48 - A Covid-19 aumentou os atrasos crónicos nos consulados portugueses na Europa, levando alguns emigrantes a esperar por uma ida a Portugal para tratar desses assuntos e até a colocarem a hipótese de optarem pela nacionalidade do país onde vivem.

10h45 - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) poderá aprovar a vacina da Pfizer para maiores de 12 anos em junho, quiçá ainda em maio, anunciou, esta terça-feira, a diretora executiva, Emer Cooke, durante uma entrevista.

Recorde-se que o regulador norte-americano aprovou a inoculação de jovens entre os 12 e os 15 anos com esta vacina.

10h11 - A Coreia do Norte voltou a dizer à Organização Mundial da Saúde (OMS) que ainda não registou uma única infeção por coronavírus, segundo a Associated Press. O regime liderado por Kim Jong-un revelou que já testou 25.986 pessoas até ao mês de abril, mas os resultados dos testes deram todos negativo.

10h00 - A aplicação do serviço nacional de saúde do Reino Unido servirá como passaporte de vacinação, revelou, esta terça-feira, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

A app, que não está diretamente relacionada com a pandemia, costuma ser utilizada para marcar consultas e solicitar novas receitas de medicamentos. A partir de agora vai ter esta nova funcionalidade, o que vai facilitar as viagens em lazer, assim que as restrições forem levantadas.

Quem não tiver a app pode solicitar um comprovativo em papel. 

09h54 - A União Europeia (UE) exige que a AstraZeneca entregue até ao final do próximo mês 120 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Apesar de ter aceitado que a farmacêutica entregue o total acordado (300 milhões) com um atraso de três meses, a UE quer metade antes do final de junho.

09h35 - Uma mulher de 84 anos que tinha sido vacinada no início do ano morreu de Covid-19 em Álava, Espanha. De acordo com a autarquia de Vitória, a idosa, que já tinha recebido as duas doses da vacina, testou positivo ao novo coronavírus após realizar um PCR para se submeter a uma cirurgia, que acabou não ser realizada.

09h27 - O presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, pediu esta segunda-feira que os países que tenham vacinas a mais possam doar ou vender o material excedente.

09h23 - As Filipinas reportaram, esta terça-feira, os primeiros dois casos da estirpe indiana do novo coronavírus. De acordo com as autoridades de saúde, tratam-se de duas pessoas que estavam a trabalhar em Omã e nos Emirados Árabes Unidos e que tiveram teste positivo em abril. Ambos estão assintomáticos e permanecem em quarentena. Os passageiros que viajaram nos mesmos voos estão a ser monitorizados.

09h19 - Os visitantes do Castelo de Bran, mais conhecido por Castelo do Drácula, na Transilvânia, Roménia, têm uma oferta especial à sua disposição, este mês: uma vacina contra a Covid-19, totalmente gratuita.

08h56 - Henrique Faria, aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), encontrou uma falha na aplicação 'Stayaway Covid' que coloca em causa a eficácia daquela ferramenta digital, anunciou hoje aquela instituição.

08h40 - Numa altura em que milhares de pessoas se dirigem a Fátima para as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio, e que a GNR já está nas ruas, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, com a 'Operação Peregrinação Segura', esta força militar deixou vários alertas nas redes sociais (entre os quais alguns sanitários) para a população que vai estar no Santuário.

Ora veja:

08h31 - O novo fármaco, chamado bivalirudina, revelou-se eficaz numa paciente, nos Estados Unidos, que experienciou alterações na visão e tonturas após tomar a vacina da Johnson & Johnson.

08h00 - Espanha incluiu Israel na lista de países que não são afetados pelas restrições de fronteira da União Europeia (UE).

07h41 - Unhas com aparência estranha podem ser um sinal de infeção prévia pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, afirma um cientista de topo britânico.

07h34 - A Índia registou 329.942 infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo nos últimos 14 dias, depois de ter ultrapassado as 400 mil infeções durante quatro dias consecutivos na última semana, segundo dados oficiais.

07h17 - Para esta terça-feira está marcada um protesto contra a propriedade intelectual da AstraZeneca, junto à sede da empresa, em Cambridge, no Reino Unido. Os manifestantes pedem que a farmacêutica suspenda a patente da vacina contra a Covid-19 para que mais pessoas possam ser vacinadas.

07h05 - O jornal i avança hoje que, dentro de duas semanas, todas as pessoas com mais de 60 anos, que quiseram ser vacinadas, terão sido inoculadas contra a Covid-19. A maior campanha de vacinação de sempre no país aproxima-se assim da primeira grande meta.

07h01 - Enquanto dormia:

07h00 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento sobre a situação da pandemia. Pode rever os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Pfizer a partir dos 12 anos nos EUA. Mais 889 mortes no Brasil

Recomendados para si

;
Campo obrigatório