Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Pfizer a partir dos 12 anos nos EUA. Mais 889 mortes no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Pfizer a partir dos 12 anos nos EUA. Mais 889 mortes no Brasil
Notícias ao Minuto

15:43 - 10/05/21 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

Portugal, que é agora o país da União Europeia com menos novas infeções diárias por milhão de habitantes, registou, nas últimas 24 horas, mais 158 novos casos e uma morte relacionada com a Covid-19. O Rt manteve-se nos 0,92 a nível nacional e nos 0,91 a nível do território continental.

A discussão em torno da quebra das patentes das vacinas da Covid-19  tem-se acentuado. Sobre algumas divergências sobre o tema, António Costa considerou  "injustas" as teses que culpam a Alemanha pela posição menos aberta da União Europeia face ao levantamento das patentes, salientando que a maioria dos Estados-membros (onde se inclui Portugal) segue idêntica linha. Espanha, favorável à libertação das patentes, fará então parte de uma minoria. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19: 

00h00 - Boa noite! Suspendemos por agora o acompanhamento ao Minuto, mas retomaremos pela manhã de amanhã. Ainda que a situação epidemiológica esteja melhor, não facilite, mantenha as regras de 'combate': distanciamento físico, uso da máscara, higienização das mãos e a etiqueta respiratória. Em caso de sintomas, ligue para a Saúde 24 (808 24 24 24). 

23h10 - A Direção-Geral da Saúde e o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa estão a realizar uma segunda recolha de dados sobre os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em contexto da pandemia. A DGS apela à participação dos cidadãos, explicando que tal é "muito importante para que se possam definir estratégias nestas áreas". Aceda ao questionário aqui. 

23h00 - Vacinação prossegue. Há centros que já começaram a vacinar pessoas a partir dos 50 anos. Com o ritmo da vacinação a acelerar, já há vários locais em Portugal que já estão a ser vacinadas contra a Covid-19 pessoas na casa dos 50 anos. Em alguns centros de vacinação a inoculação desta faixa etária já começou no final da semana passada. 

22h45 - França registou, nas últimas 24 horas, 292 mortes, elevando assim o total para 106.684 óbitos desde o início da pandemia. Houve 3.292 novos casos confirmados do vírus desde domingo, o número mais baixo desde dezembro. 

22h38 - A FDA (Food and Drug Administration) autorizou hoje o uso da vacina da Pfizer a jovens entre os 12 e os 15 anos. Esta é a primeira vacina contra a Covid-19 autorizada nos EUA para esta faixa etária, noticia a CNN. Anteriormente, estava aprovada apenas a partir dos 16 anos. As restantes vacinas (da Moderna e Johnson & Johnson) estão autorizadas apenas para pessoas com 18 ou mais anos.  

22h30 - O Brasil diagnosticou, nas últimas 24 horas, 25.200 contágios pelo novo coronavírus e 889 mortes relacionadas com a Covid-19, de acordo com os dados disponibilizados esta segunda-feira pelas secretarias estaduais de saúde. 

21h30 - Cerca em Odemira. A GNR controlou hoje os acessos de um total de 1.425 trabalhadores na cerca sanitária em duas freguesias do concelho de Odemira e rejeitou a entrada ou saída de 196, por não apresentarem testes negativos à Covid-19.

20h30- Desconfinamento em França. O Governo francês anunciou hoje que as esplanadas dos bares e restaurantes vão mesmo reabrir dia 19 de maio, mas com autorização de receber apenas metade dos clientes.

20h00- A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 confirmou hoje que o plano não deverá sofrer constrangimentos neste trimestre, devido às restrições etárias para o uso das vacinas da Janssen e da AstraZeneca. "No presente trimestre, tendo em conta as faixas etárias a vacinar, não se prevê nenhum constrangimento ao plano de vacinação", adiantou à Lusa a estrutura liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

19h45 - A Espanha registou 13.984 novos casos de covid-19 nos últimos três dias, elevando para 3.581.392 o total de infetados até agora, continuando o índice de contágios a descer, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

19h25- Cerca de quatro milhões de doses de vacinas já foram administradas em Portugal. Das quais mais de dois milhões e 800 são referentes à primeira dose e mais de um milhão e sessenta mil referentes à segunda dose, frisa hoje o SNS. 

19h10 - Odemira regista esta segunda-feira um total de 49 casos ativos, 1304 casos recuperados e 14 óbitos a lamentar devido à doença Covid-19. 

"Face ao último ponto de situação, referente à passada sexta-feira, dia 7 de maio, registamos 13 novos casos da doença Covid-19. O total acumulado continua assim em 1.367 cidadãos infetados", faz saber hoje a autarquia. 

18h45 - Fim imediato da cerca sanitária? O presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, revelou hoje que vai exigir ao Governo o fim "imediato" da cerca sanitária decretada para duas freguesias do concelho, por considerar que "a situação está controlada".

18h35-  O Ministério da Educação anuncia que, desde o início da retoma das aulas presenciais, já foram feitos mais de meio milhão de testes  à Covid-19. Na última semana, precisou a tutela, foram realizados 26 mil testes nos 35 concelhos mais afetados. Destes 26 mil, apenas 30 deram resultado positivo para a doença. Ou seja, uma taxa de positividade de 0,12%, "mantendo os níveis verificados desde o início do processo de testagem" nas escolas. 

18h15 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante do coronavírus SARS-CoV-2 identificada inicialmente na Índia como uma "variante de preocupação ou de interesse global", por estudos indicarem ser mais contagiosa do que o vírus original.

17h50- As coletividades das marchas populares de Lisboa disseram hoje que já esperavam não desfilar este ano, na noite de Santo António, e consideram que a atribuição de 15.000 euros, por parte do município, vai servir para revitalizar as associações.

17h45 - Regresso às aulas na Grécia. Centenas de milhares de alunos do ensino primário e dos três primeiros anos do ensino secundário na Grécia voltaram hoje às salas de aulas, como parte do regresso gradual à normalidade, após seis meses de confinamento parcial.

17h00 - Um estudo hoje divulgado conclui que 60% dos doentes hospitalizados com covid-19 continuam com pelo menos um sintoma seis meses após a alta médica, sobretudo fadiga, dores musculares e dificuldades respiratórias.

16h30 - No último dia, Itália somou mais 5.080 infeções pelo novo coronavírus e 198 óbitos relacionados com a pandemia. No total, desde o início da pandemia, Itália totaliza 4.116.287 infeções e 123.031 mortes por Covid-19.  Nas últimas 24 horas, recuperaram 15.063 doentes, sendo agora o total de 3.619.586. O país tem já 7.4 pessoas imunizadas com as duas doses da vacina (e 24 milhões de vacinas administradas). 

16h20 - Uma italiana da cidade de Massa, no norte do país, recebeu seis doses da vacina contra a covid-19 por engano, tendo passado um dia em observação no hospital, do qual recebeu hoje alta e encontra-se bem.

16h15 - O Reino Unido reportou, nas últimas 24 horas, 2.357 casos de infeção e quatro mortes relacionadas com a Covid-19. Com esta atualização, o Reino Unido totaliza 4.437.217 infeções e 127.609 óbitos, desde o início da pandemia. Relativamente aos casos, nos últimos sete dias, o Reino Unido registou um aumento de 3,1% (mais 463 contágios face aos sete dias anteriores).

16h05 -  O Reino Unido vai descer o nível de alerta de quatro para três devido à desaceleração da pandemia. Os responsáveis sanitários frisaram que os cidadãos devem, ainda assim, permanecer "vigilantes" em relação ao vírus. Este passo é dado graças "ao esforço" da população do Reino Unido no cumprimento do distanciamento social e aos resultados da campanha de vacinação contra a Covid-19. 

A decisão foi tomada após recomendação do Centro de Biossegurança Comum e análise dos dados mais recentes, anunciaram os diretores-gerais de Saúde de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales e o diretor médico do serviço de saúde NHS England, Stephen Powys. 

15h50 - A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reclamou hoje do Governo o "reforço de apoios às empresas" nas duas freguesias do concelho de Odemira (Beja) onde vigora a cerca sanitária. 

15h25 - Espanha perto de alcançar imunidade de grupo? O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, garantiu hoje que daqui a 100 dias 70% da população que vive em Espanha estará vacinada, conseguindo-se assim alcançar a imunidade de grupo contra a Covid-19. 

15h20 - Patentes. O primeiro-ministro considerou hoje "injustas" as teses que culpam a Alemanha pela posição menos aberta da União Europeia face ao levantamento das patentes das vacinas contra a Covid-19, salientando que a maioria dos Estados-membros segue idêntica linha.

15h10 - Portugal é o país da União Europeia com menos novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 e continua entre os com menos mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o site estatístico Our World in Data.

15h05 - De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 158 novos casos e uma morte relacionada com a Covid-19. O R(t) manteve-se nos 0,92 a nível nacional e nos 0,91 a nível do território continental.

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui o acompanhamento das incidências relativas à pandemia em Portugal e no Mundo. Siga-nos durante a tarde e noite desta segunda-feira. Recorde aqui os desenvolvimentos da manhã. 

Leia Também: AO MINUTO: Levantamento de patentes "não é suficiente"; Rt mantém-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório