Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dos 26 mil testes realizados nas escolas apenas 30 foram positivos

O balanço foi hoje divulgado pelo Ministério da Educação. Os 26 mil testes foram realizados na última semana nos estabelecimentos de ensinos dos 35 concelhos com maior incidência de Covid-19 no país. Desde o regresso às aulas presenciais, já foram feitos mais de meio milhão de testes em todas as escolas nacionais.

Dos 26 mil testes realizados nas escolas apenas 30 foram positivos
Notícias ao Minuto

18:35 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Ministério da Educação revelou, esta segunda-feira, que, desde que as escolas do ensino público e privado reabriram portas a 15 de março, foram realizados mais de meio milhão de testes á Covid-19 com "uma taxa de positividade de 0,13%".

Na última semana, adianta também a tutela, foram feitos 26 mil testes nas escolas dos 35 concelhos com uma taxa de incidência de mais de 120 casos por 100 mil habitantes e apenas 30 destes testes deram um resultado positivo ao novo coronavírus. 

"Ou seja, uma taxa de positividade de 0,12%, mantendo os níveis que têm vindo a ser verificados desde o início do processo de testagem levado a cabo pelo Ministério da Educação", é esclarecido em comunicado.

O ministério detalha ainda que estes 26 mil testes de despiste à Covid-19 foram realizados a pessoal docente e não docente da Educação Pré-Escolar, do 1.º ciclo, da chamada 'Escola a Tempo Inteiro' e a alunos e trabalhadores do ensino secundário dos concelhos em causa. 

A próxima etapa do processo de testagem decorre na semana que vem e irá ser levada a cabo, de novo, nos estabelecimentos de educação e ensino dos concelhos com maior incidência de Covid-19, "abrangendo o pessoal docente e não docente dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico".

"O Ministério da Educação congratula-se pelo facto de assumir um processo de testagem em grande escala que está a contribuir significativamente para o aumento dos níveis de testagem do país", é ainda destacado pela tutela. 

De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta segunda-feira, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 158 novos casos e uma morte relacionada com a Covid-19. O Rt manteve-se nos 0,92 a nível nacional e nos 0,91 a nível do território continental.

Leia Também: É preciso "atuar já" nos planos de recuperação dos alunos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório