Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Festejos do Sporting "não correram bem em termos de saúde pública"

Presidente da República espera que o desrespeito pelas medidas sanitárias não traga "custos".

Festejos do Sporting "não correram bem em termos de saúde pública"
Notícias ao Minuto

11:10 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu, esta quarta-feira, que os festejos do Sporting, em Lisboa, "não correram bem em termos de saúde pública" e espera que o desrespeito pelas medidas sanitárias, por parte dos adeptos, não tenha consequências para o país com mais casos, internamentos e mortes relacionadas com a Covid-19.

"Aquilo que aconteceu ontem não deve ser padrão para as próximas semanas", começou por realçar o Presidente da República, à margem de uma visita a Arcos de Valdevez,, no distrito de Viana do Castelo, acrescentando que compreende a "emoção" vivida no dia de ontem, mas que espera que "isso não tenha custos para os lisboetas e que não tenha resultados menos positivos daqui por 15 dias ou uma semana".

"Quem deve prevenir não conseguiu prevenir e quem deveria prevenir são, naturalmente, as entidades responsáveis por isso, mas são também todos os cidadãos. É um comportamento cívico e espero que continue presente", salientou ainda quando desafiado a comentar a alegada culpa das autoridades de saúde e de segurança no incumprimento das regras, nos festejos em Lisboa da vitória do Sporting frente ao Boavista, que deu o título de campeão nacional ao clube de Alvalade

"Se toda a gente começa, no plano político, religioso, futebolístico, desportivo em geral, cultural a entender que desconfinamento significa não observar regras nenhumas isso pode levar a situações que não são boas para ninguém”, sublinhou Marcelo.

Questionado pelos jornalistas se os acontecimentos em Lisboa fragilizam o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, Marcelo não respondeu.

Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram na terça-feira em confronto nas imediações do Estádio José Alvalade, quando o jogo entre Sporting e Boavista, para a 32.ª jornada da I Liga de futebol, se encontrava no intervalo.

Após várias horas de ambiente de festa com milhares de adeptos do Sporting, que esperam à volta do recinto pela conquista do primeiro título de campeão nacional em 19 anos, as forças de segurança avançaram perto da zona das instalações das claques 'leoninas', de acordo com as imagens divulgadas pelas várias televisões.

Leia Também: AO MINUTO: Task force contra vacinação fora da idade; SNS reforçado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório