Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: EUA apoiam renúncia a patente das vacinas; "Anos heroicos"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA apoiam renúncia a patente das vacinas; "Anos heroicos"
Notícias ao Minuto

16:02 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 387 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes nas últimas 24 horas. No total, Portugal soma 838.102 contágios e 16.983 óbitos. O número de recuperados ascende a 798 mil. 

O R(t) e a incidência acumulada mantêm a tendência de descida

A DGS reiterou hoje que as pessoas que queiram tomar as vacinas da Janssen (Johnson & Johnson) e da AstraZeneca e estejam fora da idade recomendada podem fazê-lo, mas para isso terão de dar o seu consentimento informado.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h04 - Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

00h00 - O Hospital Distrital de Santarém retomou, esta quarta-feira, as visitas presenciais a doentes internados na unidade de saúde, que se encontravam suspensas devido à pandemia. 

23h44 - Um estudo do Ministério da Saúde de Israel, o país do mundo com maior percentagem da população vacinada contra a Covid-19, sugere que duas doses da vacina da Pfizer/BioNtech conferem uma proteção de 95%.

Mesmo com uma dose de vacina, consegue-se 58% de proteção contra a infeção, 76% contra hospitalização e 77% contra casos fatais.

23h03 - O Ministério da Saúde brasileiro notificou esta quarta-feira mais 73.295 casos de infeção por novo coronavírus. São ainda confirmadas mais 2.811 mortes associadas à doença.

O número acumulado de casos confirmados no país, com 212 milhões de habitantes, é agora de 14.930.183 e o total de vítimas mortais é de 414.399, segundo o avançado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

22h55 - O governo dos Estados Unidos apoiou hoje os esforços para renunciar às proteções de propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19, num esforço para acelerar o fim da pandemia, anunciou a representante do Comércio, Katherine Tai.

22h53 - Nelson Teich, que foi ministro da Saúde do Brasil menos de um mês, prestou depoimento, esta quarta-feira, perante a comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão da pandemia no Brasil, esclarecendo que deixou o cargo por perceber que havia intenção de alargar o uso da cloroquina

"O pedido específico [de demissão] foi pelo desejo [do governo] de ampliação do uso de cloroquina. Esse era o problema pontual. Mas isso refletia uma falta de autonomia e uma falta de liderança", afirmou o antigo ministro da Saúde.

22h50 - A ONG Médicos Unidos de Venezuela (MUV) alertou hoje que o país está a ficar "sem pessoal sanitário" e que já morreram 537 profissionais da área da saúde desde o início da pandemia da Covid-19.

22h48 - O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, disse esta quarta-feira que a região vai reforçar o processo de vacinação contra a Covid-19, através das forças militares e da contratação de mais profissionais de saúde.

22h46 - O vice-presidente do Governo Regional disse hoje que a Madeira tem "tudo pronto" para voltar a receber cruzeiros turísticos, mas ressalvou que as escalas na região dependem mais dos "países e da origem dos passageiros" do que do destino.

21h13 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta quarta-feira que os "anos heroicos" de combate à pandemia de Covid-19 permitiram demonstrar a qualidade do ensino de medicina e da ciência em Portugal.

"Em 100 anos de vida coletiva não conhecemos uma experiência comparável àquela que vivemos e que estamos ainda a viver. E que permitiu demonstrar a qualidade do nosso ensino de medicina, a qualidade da nossa ciência, mas também a presença no terreno, a dedicação, a solidariedade, o sentido do real, a resistência [dos profissionais de saúde]", disse, identificando as qualidades essenciais ao exercício da medicina.

21h11 - As autoridades de saúde da Madeira iniciaram esta quarta-feira a vacinação contra a Covid-19 a pessoas em situação de sem-abrigo na região e utentes dos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO), informou o Governo Regional.

20h34 - O recorde de casos e mortes associadas à Covid-19 na Índia irá ter impacto na oferta de vacinas na América Latina e nas Caraíbas já este mês e em junho, alertou hoje a Organização Pan-americana de Saúde (OPS).

Segundo o subdiretor da OPS, Jarbas Barbosa, os países mais prejudicados poderão vir a ser o Haiti, Nicarágua e Bolívia, que têm previsto receber antes do final deste mês as doses fabricadas pelo Instituto Sérum da Índia (ISI), o maior fabricante de vacinas do mundo.

19h51 - O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, avançou hoje que, a partir da próxima quinta-feira, a ilha de São Miguel deverá deixar de estar no patamar de alto risco de contágio da Covid-19

19h29 - A Madeira registou 20 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 de transmissão local e 11 doentes recuperados nas últimas 24 horas, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

19h13 - Mais de 380 pessoas já assinaram a petição pública de apoio ao 'Manifesto Açoriano Pelos Direitos Fundamentais', na qual cerca de 50 signatários pedem que a estratégia de combate à pandemia nos Açores seja alterada.

18h54 - O Ministério da Saúde espanhol notificou mais 6.317 casos de contágio e mais 167 óbitos no último dia. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 3.551.262 desde o início da pandemia em Espanha. O país acumula 78.566 mortes.

O índice de incidência acumulada desceu e situa-se agora nos 205,5 casos por cada 100 mil habitantes, nos 14 dias anteriores.

18h52 - As autoridades de saúde francesas revelaram esta quarta-feira que foram identificados 26 mil novos casos de infeção e morreram mais 245 pessoas devido à Covid-19. França totaliza 5.706.378 casos confirmados e 105.660 vítimas mortais. O número de pessoas que recuperaram da doença subiu para 346 mil

18h21 - As autoridades de Saúde italianas notificaram esta quarta-feira o registo de mais 10.585 novos casos de infeção por novo coronavírus. Reportaram ainda mais 267 óbitos referentes às últimas 24 horas.

Itália contabiliza agora um total de 4.070.400 casos positivos acumulados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro do ano passado, enquanto que o número de mortes confirmadas ultrapassou hoje os 122 mil (122.005).

18h18 - Todos os partidos e deputados com projetos de lei para regular o teletrabalho apresentaram um requerimento para baixar à comissão da especialidade, sem votação, estas iniciativas legislativas por um período de 60 dias. 

18h15 - O secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, admitiu hoje "margem" para encontrar "soluções e equilíbrios" no Parlamento sobre a regulamentação do teletrabalho.

18h14 - Um surto de Covid-19 com 29 infetados foi registado entre trabalhadores agrícolas, na sua maioria estrangeiros, no concelho de Torres Vedras, o que obrigou ao realojamento de 21 deles, disse hoje fonte oficial do município.

18h12 - O Bloco de Esquerda defendeu hoje que a regulação do teletrabalho existente "é frágil e não protege convenientemente quem trabalha", sendo urgente mudar a lei, criticando que os projetos do PS e PSD por, em vez de consagrarem obrigações, "definirem possibilidades".

18h04 - A Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) considera "urgente a reabertura de fronteiras" e apela a que o plano de retoma para o turismo anunciado pelo Governo reforce a capitalização de empresas, segundo um comunicado.

18h01 - O peso da variante associada a Manaus aumentou em Portugal em abril, face a março, tendo sido detetada em 15 distritos e 40 concelhos, enquanto a relacionada com a África do Sul diminuiu, segundo dados hoje divulgados pelo INSA. 

Os dados, que constam do relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, indicam que "a frequência relativa da variante P.1 (associada ao Brasil, Manaus) é agora de 4,3%, o que evidencia um aumento considerável em relação à amostragem de março (0,4%)".

17h59 - O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou hoje que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a Covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no mundo. 

17h36 - O ministro da Economia garantiu hoje que vai continuar a bater-se por uma "atenção especial" ao Algarve no âmbito da crise pandémica, mas salientou que esta é já a região que mais apoios recebeu proporcionalmente à sua dimensão económica.

"Acho que o Algarve já foi beneficiário de apoios importantes. Foi talvez a região que, em termos proporcionais à dimensão da sua economia, mais apoios recebeu neste último ano, mas continuo a pensar que precisamos de [lhe] continuar a dedicar atenção nos próximos tempos", disse Pedro Siza Vieira durante uma audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Segundo precisou o ministro, "no seu conjunto, as empresas algarvias já receberam a fundo perdido 233 milhões de euros nos vários setores de atividade e com os vários tipos de apoios".

17h07 - O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que pode emitir um decreto para garantir aos cidadãos a "liberdade" de "trabalhar" e de "ir e vir", parcialmente restringida por medidas de autoridades regionais contra a disseminação da Covid-19.

"Nas ruas começam a pedir ao governo para decretar. E se eu decreto, isso será cumprido e não será suspenso por nenhum tribunal", declarou Bolsonaro, numa clara alusão ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ratificou o poder constitucional e autorizou governadores de estado e prefeitos a suspender atividades para conter infeções pelo novo coronavírus.

16h50 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) reconheceu como inevitável a presença de público no Rali de Portugal, reiterando a necessidade de prevenir a infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o parecer a que a Lusa teve hoje acesso. 

16h33 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quarta-feira que foram diagnosticados 2.144 novas infeções e morreram mais 27 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, o Reino Unido contabiliza 4.425.940 casos de contágio e 127.570 óbitos.

16h14 - Quatro escolas foram encerradas temporariamente em Cabo Verde após surgimento de casos de Covid-19 na comunidade educativa, mas uma já reabriu, disse hoje fonte oficial, garantindo que não vai implicar alargamento do calendário do ano letivo.

15h45 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, advertiu hoje que "ainda não está na altura de levantar o pé" e de começar uma vida totalmente normal, apelando à população para manter a calma e as precauções. 

"Todo o esforço que fizermos, todos os bons números que alcançamos têm que ser mantidos e, portanto, vamos ter um bocadinho mais de calma", disse, salientando que não é pelo facto de as pessoas estarem vacinadas ou com imunidade natural, porque contraíram a doença, que se deve baixar a guarda.

15h42 - Portugal já administrou 3.466.452 vacinas contra a Covid-19, informou, esta quarta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Numa nota divulgada nas redes sociais, é revelado que, até às 23h59 de ontem, dia 4 de maio, 2.563.248 pessoas receberam a primeira dose requerida da vacina e 903.204 já se encontram totalmente imunizadas, em Portugal Continental. 

15h40 - As autoridades de Saúde do Canadá aprovaram a administração da vacina da Pfizer/BioNTech para jovens a partir dos 12 anos, tornando-se no primeiro país no mundo a fazê-lo. 

Leia Também: AO MINUTO: Rt volta a descer; Odemira: Governo "sacudiu água do capote"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório