Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Rt volta a descer; Odemira: Governo "sacudiu água do capote"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Rt volta a descer; Odemira: Governo "sacudiu água do capote"
Notícias ao Minuto

08:04 - 05/05/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19:

Portugal reportou, esta terça-feira, mais quatro óbitos e 258 novos casos de Covid-19. Apesar de valores relativamente mais altos que no primeiro dia da semana, os dados parecem mostrar alguma estabilidade na propagação da doença.

Para isso, estará a contribuir a vacinação da população portuguesa. O SNS deu ontem conta de que já foram administradas 3.389.345 de vacinas contra o novo coronavírus, em Portugal Continental: 2.503.050 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 886.295 já estão totalmente imunizadas.

O responsável pela task force referiu também, ontem, que Portugal está preparado para vacinar mais pessoas, contudo faltam vacinas disponíveis. "Já testámos o sistema e temos capacidade e resiliência para o fazer, mas ainda não temos vacinas para tal. Estamos a preparar todo o sistema logístico para quando as vacinas estiverem disponíveis", explicou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo

Com o país a repor a normalidade, começa agora a ponderar-se sobre a continuação do teletrabalho obrigatório. Hoje, discute-se, na Assembleia da República, 10 projetos de lei que visam regulamentar o teletrabalho, com o pagamento das despesas associadas. Além disso, prevê-se que, a partir de 17 de maio, este volte a ser obrigatório apenas nos concelhos de risco, se nada mudar até lá e o Governo mantiver as regras.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos:

15h35 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h32 - Canadá aprova vacina da Pfizer para jovens a partir dos 12 anos. E torna-se no primeiro país do mundo a aprovar a vacina da Pfizer para pessoas desta idade.

14h59 - Costa pede "esforço" a todos para "acelerar" concretização dos PRR. O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje um "esforço" conjunto para que seja possível "andar mais depressa" com a aprovação dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR), de modo que estes "possam chegar ao terreno o mais rapidamente possível".

14h58 - Hospitais têm autonomia nos subsídios de risco dos enfermeiros. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que as administrações dos centros hospitalares têm autonomia para indicar os enfermeiros com direito a receberem o subsídio de risco 'covid'.

14h50 - Enfermeiros acusam Ministério de falta de articulação com a task force. O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considera haver "ausência de articulação" entre o Ministério da Saúde e a 'task force' para a vacinação contra a covid-19 a propósito do anúncio da administração de vacinas em consulta externa hospitalar.

14h44 - Dados atualizados do Irão: O Irão registou, nas últimas 24 horas, 15.872 novos casos de Covid-19 e 349 mortes. No total, o país soma 2.591.609 casos da doença e 73.568 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

14h35 - Índice de transmissibilidade e incidência continuam a descer em Portugal. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu para 0,95 assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, que é agora de 61,3.

14h28 - DGS reitera possibilidade de toma da Astrazeneca fora da idade indicada. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reiterou hoje que pessoas que queiram tomar as vacinas da Janssen e da Astrazeneca e estejam fora da idade recomendada podem fazê-lo desde que deem o seu consentimento informado.

14h27 - CAP quer trabalhadores testados e autorizados a regressar às explorações. A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu hoje que os trabalhadores agrícolas do concelho de Odemira sejam testados e regressem às explorações onde a cerca sanitária provoca o desperdício de 1.600 toneladas de alimentos por semana.

14h23 - Comportamento humano propaga mais do que variantes. Um novo estudo, que teve em conta duas das primeiras variantes, afirma que a chegada de uma nova variante pode não levar necessariamente ao aumento da disseminação do novo coronavírus. Segundo os investigadores, o comportamento humano e as restrições governamentais desempenham um papel maior na propagação.

14h15 - Defraudou programa de ajudas para comprar quinta de alpacas. O dono de uma pizaria em Massachusetts, nos Estados Unidos, mentiu sobre o número de funcionários que tinha no estabelecimento para obter mais de 660 mil dólares (aproximadamente 550 mil euros) em apoios do fundo de emergência para alívio do impacto da pandemia no país. Depois, usou algum do dinheiro para comprar e pôr a funcionar uma quinta de alpacas no estado do Vermont.

14h02 - Portugal regista mais duas mortes e 387 novos casos.  No total, desde o início da pandemia, o nosso país registou um total de 16.983 óbitos e 838.102 infeções confirmadas. Quanto a casos ativos, há menos 128 em relação a ontem - com o total agora a cifrar-se nos 22.705. Quanto a recuperados, há também boas notícias: são mais 513, para um total de 798.414 desde março do ano passado. Há também menos 833 contactos em vigilância. 

13h53 - 18 novos casos e 21 recuperados nos Açores. Destes 17 contágios 'chegam' de São Miguel e um em Santa Maria,  informou hoje a Autoridade de Saúde Regional

13h49 - Madeira avança com vacinação massiva no setor do turismo. A partir desta quinta-feira, o arquipélago vai arrancar com a vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo porque as "perspetivas" são que a situação "comece a correr bem" em junho para a região, disse hoje o presidente do Governo Regional

13h42 - Parlamento retoma a partir do dia 12 três plenários semanais com metade dos deputados. De acordo com o deputado do PSD Duarte Pacheco, que hoje transmitiu as conclusões da conferência de líderes, "houve consenso" entre os grupos parlamentares para a alteração das atuais regras de funcionamento devido à evolução da pandemia de Covid-19

13h35 - Supremo exige ao governo indiano plano para fornecimento de oxigénio. Objetivo do plano é atender às necessidades diárias de oxigénio dos hospitais de Nova Deli, sobrelotados devido a uma vaga devastadora da pandemia. O Supremo decidiu também contra a punição imediata de funcionários pela falha no fornecimento de oxigénio nas últimas duas semanas em hospitais sobrelotados

13h20 - Governo lança programa IVAucher "nas próximas semanas". O Governo vai lançar "nas próximas semanas" o programa IVAucher para incentivar o consumo nos setores da restauração, cultura e alojamento, anunciou hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.  

12h51 - Um caso de Covid-19 deixa a cidade de Sidney em alerta. As autoridades de saúde australianas sabem que o homem circulou por vários locais da cidade estando já infetado, pelo que emitiu um alerta para que todos os que tenham estado com esta pessoa se coloquem em isolamento e sejam sujeitos  a um teste o quanto antes.

12h48 - Percentagem de 70% para imunidade de grupo pode ser revista. O especialista da Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 Luís Graça admitiu hoje que a percentagem de 70% para se conseguir a imunidade de grupo pode ser revista, de acordo com as incertezas sobre a doença.

12h45 - Governo prepara prolongamento de moratórias nos setores mais afetados. O Governo está a preparar uma solução para prolongar e assegurar "alguma carência" nas moratórias para os setores mais afetados pela pandemia, que deverá passar pela garantia de Estado a parte do crédito

12h20 - O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo de Oliveira e Sousa, reagiu hoje à polémica em torno dos trabalhadores ilegais em Odemira, considerando "inadmissíveis" as declarações da ministra da Agricultura, que afirmou que caberia às empresas "denunciar as práticas que estão a comprometer as boas práticas" empresariais.

"Não somos entidades fiscalizadoras", afirmou, considerando que a ministra estava, assim, a sacudir "a água do capote". "O Estado é que deve gerir [essa informação]. Não sabia o Estado quantos trabalhadores chegaram ao território? E que os alojamentos não chegavam para todos?", questionou, afirmando, ainda, que houve "uma dezena de par de olhos que se fechou" perante a situação.

12h10 - Casos de Covid-19 na delegação indiana ao G7 obrigam ministro a participação virtual. A delegação da Índia que está em Londres como convidada para a reunião do G7 registou casos de coronavírus, obrigando o chefe da diplomacia indiano, Subrahmanyam Jaishankar, a anunciar hoje uma participação virtual na cimeira.

12h01 - Dados atualizados em Timor: Timor-Leste registou hoje o segundo pior dia desde o início da pandemia com um total de 133 novos casos de infeção com o SARS-CoV-2, com quase 22% a registarem sintomas da covid-19.

11h42 - Apoio a estabelecimentos comerciais.  A Câmara de Tabuaço aprovou um programa de apoio aos estabelecimentos comerciais encerrados e parcialmente encerrados do concelho, com o objetivo de os ajudar a recuperar dos prejuízos que tiveram em tempo de pandemia.

11h39 - Medidas imediatas na saúde e proteção dos migrantes em Odemira. O PCP considerou hoje "urgente" a adoção de medidas imediatas nos planos da saúde pública e de proteção dos trabalhadores das explorações agrícolas no concelho de Odemira (Beja), onde existe um cerca sanitária devido à covid-19.

11h34 - Fundão vai testar trabalhadores temporários da apanha da cereja. O Fundão vai testar à covid-19 os trabalhadores temporários que cheguem ao concelho para a apanha da cereja, de modo a assegurar uma campanha segura, disse à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, Miguel Gavinhos.

11h25 - Dia Mundial da Higiene das Mãos. Há muito que se sabia que a higienização das mãos era uma prática importante para nos mantermos livres dos mais diversos vírus. Com a chegada da pandemia da Covid-19 este alerta ganhou maior destaque e lavar as mãos passou a ser uma das principais práticas do nosso dia a dia. No Dia Mundial da Higiene das Mãos, a DGS lembra-lhe a importância deste gesto. 

"A higiene das mãos é importante para prevenir infeções, desde as infeções respiratórias, como a gripe, às infeções intestinais. No dia-a-dia, existem microrganismos nocivos que se colam à pele das mãos quando desempenhamos várias tarefas. Bastam 20 segundos para os retirarmos da pele", pode ler-se no Facebook desta entidade.

11h20 - Cidade japonesa usa apoios para combate à Covid-19 fazer estátua de lula gigante. As autoridades da vila costeira de Noto, onde a lula gigante é uma iguaria local, terão, alegadamente, gasto cerca de 25 milhões de ienes (190 mil euros) na estátua, numa tentativa de promover a comida e o turismo. 

11h05 - Resultados validam utilidade de app para a saúde mental das grávidas. Os primeiros resultados da "Mind the Mom" demonstram a utilidade de uma intervenção 'online' para a saúde mental perinatal das utilizadoras desta aplicação de apoio a grávidas em tempo de pandemia, afirma a Universidade de Coimbra (UC).

10h57 - Mesmo sem restrições, algumas vacinas compradas podiam já não ser usadas. A Comissão Técnica de Vacinação Contra a Covid-19 garantiu hoje que a quantidade de vacinas adquiridas por Portugal levará a que algumas possam não ser utilizadas, pois são mais do que as pessoas elegíveis.

10h49 - Lavagem e reutilização de zaragatoas. Vários funcionários de uma empresa farmacêutica foram detidos, na Indonésia, por, alegadamente, lavarem e revenderem zaragatoas utilizadas em testes nasais à Covid-19. Cerca de nove mil passageiros num aeroporto de Medan foram testados com as zaragatoas reutilizadas, informou a polícia, citada pela BBC. A empresa estatal Kimia Farma enfrenta agora um potencial processo judicial em nome dos viajantes. 

10h17 - Dados atualizados de África. O número de doentes com covid-19 recuperados em África nas últimas 24 horas foi superior ao dos novos infetados, registando-se no mesmo período 578 mortos devido ao novo coronavírus, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

10h10 - Índia aprecia apoio da UE. O embaixador da Índia junto da União Europeia, Santosh Jha, afirma que a "solidariedade e a cooperação são chave" para o combate à pandemia, "apreciando" o apoio dado pela UE durante surto pandémico que assola atualmente a Índia.

10h05 - Quem tomar a vacina contra a Covid-19 na cidade sérvia de Kragujevac recebe um prato de comida gratuito, num restaurante local, que pode ser  boi assado ou goulash de caça selvagem. O proprietário do estabelecimento, Stavro Raskovic, ofereceu os pratos populares aos habitantes locais de forma a promover a vacinação e fazer campanha pela reabertura total dos restaurantes, cafés e bares do país - que até agora só podem servir clientes na esplanada.

10h03 - Baião com capacidade para vacinar 2.500 pessoas por semana. O centro de vacinação para a covid-19 de Baião, no distrito do Porto, já em funcionamento no pavilhão multiusos, tem capacidade para inocular 2.500 pessoas por semana, anunciou hoje fonte da autarquia.

09h27 - OMS apela à redução de desigualdades no acesso à boa higiene das mãos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje para a necessidade de reduzir desigualdades no acesso a uma boa higiene das mãos e outras medidas de prevenção e controlo de infeções nos países mais pobres.

09h15 - Tribunal vai examinar decisão da Austrália de impedir regressos da Índia. Um tribunal australiano concordou hoje em analisar a polémica decisão de Canberra de proibir os australianos de regressarem ao país, se provenientes da Índia onde há um acréscimo exponencial de casos e mortes relacionadas com o novo coronavírus.

09h10 - Celebrações em Fátima. As celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio no Santuário de Fátima vão ter um limite de 7.500 pessoas, anunciou hoje a instituição, que considera que a pandemia "ainda não oferece garantias" para acolher "sem reservas" todos os fiéis.

09h03 - Identificadas mais de 250 proteínas ligadas a casos graves de Covid-19. Num novo estudo, publicado no Cell Reports Medicine, investigadores procuraram perceber porque é que alguns pacientes morrem de Covid-19 enquanto outros, que parecem estar igualmente doentes, sobrevivem. Seguindo a trajetória da doença, os investigadores descobriram que a maioria dos indivíduos com Covid-19 têm uma 'assinatura' consistente de proteína, independentemente da gravidade do quadro clínico. “Mas também encontramos uma pequena parcela de pacientes com a doença que não demonstraram uma resposta pró-inflamatória típica dos demais”, afirma o investigador Michael Filbin.

08h15 - Um fim de semana para vacinar docentes. A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) defendeu hoje a marcação urgente de mais um fim de semana para vacinar os trabalhadores docentes e não docentes em falta contra a covid-19, incluindo os do ensino superior.

07h40 - Doentes em consultas externas podem ser vacinados nos hospitais. O coordenador da 'task force' da vacinação contra a Covid-19 anunciou esta terça-feira que os doentes acompanhados em consultas externas vão poder ser vacinados nos próprios hospitais, um processo que deve iniciar-se na próxima semana.

07h30 - Dados atualizados da Alemanha: A Alemanha registou hoje 18.034 novos casos da doença nas últimas 24 horas, numa subida desde ontem em que foi registado o número mais baixo de infetados desde início de abril. O país soma agora 3.451.550 casos da doença e 83.876 mortos (hoje foram 285) desde que a pandemia teve início.

07h21 - Morreu o humorista Paulo Gustavo. Após mais de 50 dias internado com Covid-19, Paulo Gustavo perdeu a batalha contra a Covid-19. O popular ator e humorista brasileiro morreu esta terça-feira, dia 4, depois de ter tido uma embolia pulmonar no domingo. Tinha 42 anos. 

07h16 - Teletrabalho obrigatório apenas nos concelhos de risco. O teletrabalho vai deixar de ser obrigatório em todo o território continental a partir de dia 17, mantendo-se a obrigatoriedade apenas nos concelhos de risco de transmissão da Covid-19, definidos pelo Governo.

07h14 - China salienta apoio à Índia.  As autoridades chinesas salientaram nos últimos dias o apoio prestado à Índia no combate à nova vaga da pandemia de covid-19, depois de uma publicação polémica sobre a mesma numa conta oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) na rede social Weibo.

A publicação, na conta da Comissão Central Política e de Assuntos Jurídicos do PCC na rede social Weibo (semelhante ao Twitter), consistia numa comparação entre duas imagens - um lançamento espacial chinês, ao lado de uma fogueira de cremação de vítimas de covid-19 na Índia - ambas com a legenda depreciativa "a China a acender um fogo versus a Índia a acender um fogo".

07h10 - Preço dos testes para viajar limita recuperação da aviação. O preço elevado dos testes de covid-19 exigidos pela maioria dos países para viajar está a dificultar a recuperação do setor da aviação, alertou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA, na sigla inglesa).

07h08 - Polónia aprova PRR. A Polónia aprovou hoje o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que define como vai gastar a verba de 58 mil milhões de euros que espera receber do fundo de recuperação da pandemia da União Europeia (UE).

07h06 - Regulamentação do teletrabalho. O Parlamento debate hoje, na generalidade, 10 projetos de lei que visam regulamentar o teletrabalho, com o pagamento das despesas associadas a dividir os partidos, que estão já de olhos postos na especialidade.

Entre as propostas, identificam-se convergências na necessidade de a opção pelo teletrabalho depender de acordo com o trabalhador, de acautelar as questões de privacidade, de prever que os acidentes que aconteçam em casa. Contudo, há ainda muitos pontos divergentes entre as propostas dos partidos. Conheça aqui as propostas de cada um dos partidos.

07h05 - Dados atualizados da Índia: A Índia registou 3.780 mortos devido à covid-19 em 24 horas, o número mais elevado desde o início da pandemia, e 382.315 casos.

07h02 - Enquanto dormia:

  • Dados atualizados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 914 mortes causadas pela covid-19 e 40.847 novos casos da doença nas últimas 24 horas,.
  • Dados atualizados do México: O México registou 395 mortes causadas pela covid-19 e 3.064 casos nas últimas 24 horas.

07h01 - Bom dia! Damos início a um novo registo de acompanhamento à pandemia, que afeta todo o mundo. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Principais alterações ao teletrabalho a partir do dia 16. Está a par?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório