Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Identificadas mais de 250 proteínas ligadas a casos graves de Covid-19

Descoberta realizada através de exames de sangue.

Identificadas mais de 250 proteínas ligadas a casos graves de Covid-19

Num novo estudo, publicado no Cell Reports Medicine, investigadores procuraram perceber porque é que alguns pacientes morrem de Covid-19 enquanto outros, que parecem estar igualmente doentes, sobrevivem. 

A equipa liderada por Marcia Goldberg, especialista em doenças infeciosas, e médica no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, analisou os mecanismos que poderiam contribuir para o óbito em 384 pessoas. Como detalha a Galileu, os investigadores optaram por realizar uma análise proteómica, que consiste em estudar o conjunto de proteínas de uma célula, tecido ou organismo.

As amostras de sangue foram retiradas de 306 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e de outros 78 que apresentaram sintomas semelhantes, mas testaram negativo para o coronavírus. Esta recolha foi realizada três vezes durante o período de acompanhamento.

Seguindo a trajetória da doença, os investigadores descobriram que a maioria dos indivíduos com Covid-19 têm uma 'assinatura' consistente de proteína, independentemente da gravidade do quadro clínico. “Mas também encontramos uma pequena parcela de pacientes com a doença que não demonstraram uma resposta pró-inflamatória típica dos demais”, afirma, em nota citada pela Galileu, o investigador Michael Filbin, que explica que isso foi visto principalmente em pessoas mais velhas com doenças crónicas e sistemas imunitários mais fracos. Note que o organismo reage produzindo proteínas que atacam o vírus.

Numa segunda fase do estudo, foram comparadas as 'assinaturas' proteicas de pacientes com quadros graves e menos graves. A partir dessa análise, foi possível identificar, nos piores casos, mais de 250 proteínas associadas à severidade da doença. A mais prevalente delas é a interleucina-6 (IL-6), cujas taxas aumentaram continuamente em pacientes acabaram por falecer. Em pessoas que sobreviveram a quadros graves, esta proteína cresceu e, em seguida, diminuiu.

Leia Também: ECDC admite testes PCR com saliva como alternativa à zaragatoa

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório