Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Vários detidos em esquema de reutilização de zaragatoas na Indonésia

Os funcionários lavavam e revendiam as zaragatoas utilizadas.

Vários detidos em esquema de reutilização de zaragatoas na Indonésia
Notícias ao Minuto

10:48 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Vários funcionários de uma empresa farmacêutica foram detidos, na Indonésia, por, alegadamente, lavarem e revenderem zaragatoas utilizadas em testes nasais à Covid-19.

Cerca de nove mil passageiros num aeroporto de Medan foram testados com as zaragatoas reutilizadas, informou a polícia, citada pela BBC. A empresa estatal Kimia Farma enfrenta agora um potencial processo judicial em nome dos viajantes. 

Os testes nasais ao novo coronavírus tornaram-se prática rotineira em vários países atingidos pela pandemia.

As autoridades creem que o esquema terá decorrido desde dezembro do ano passado no aeroporto de Kuala Namu, na Sumatra do Norte. Os passageiros devem ter um teste negativo para poderem voar e o aeroporto fornecia a opção no local. Os kits de testes antigénio foram fornecidos pela Kimia Farma.

Após reclamações de passageiros que tinham recebido resultados falsos positivos, a polícia enviou um polícia à paisana para se fazer passar por passageiro, a semana passada. Quando ao fazer o teste recebeu o resultado positivo, os outros agentes invadiram o local e encontraram o kit usado que tinha sido reciclado. 

Foram detidos cinco funcionários da empresa, incluindo o gestor. Os suspeitos estão acusados de incumprimento das leis de saúde e de proteção do consumidor.

Depois de compilarem testemunhos de 23 pessoas, com as mesmas queixas, as autoridades estão a investigar se o lucro do golpe terá sido usado para financiar a construção de uma casa luxuosa para um dos suspeitos. A empresa já demitiu os trabalhadores em questão e promete apertar os controlos de segurança.

A Indonésia testemunhou um dos piores surtos de Covid na Ásia e, no geral, registou cerca de 1,7 milhões de casos positivos e mais de 46.000 mortes ligadas à pandemia.
 

Leia Também: Peruano de 121 anos é a pessoa mais velha a ser vacinada contra a Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório